Transição energética torna a produção da Cogran mais limpa e verde

Energia limpa para produzir
Em 2010, em parceria com uma empresa canadense, a Cogran iniciou um projeto de instalação de biodigestores nas propriedades de seus produtores cooperados, visando produzir biogás e reduzir a carga poluidora dos dejetos produzidos a partir da atividade agropecuária. Além de tornar o processo produtivo da Cogran mais limpo, a iniciativa tornou possível que a cooperativa entrasse no mercado dos créditos de carbono, beneficiando os produtores. No entanto, após uma recessão no setor de créditos de carbono, a empresa parceira saiu do mercado. “Nessa mesma ocasião, motores movidos a biogás com boa eficiência e durabilidade começaram a ser ofertados”, explica Juliana. Com a adoção da tecnologia, a cooperativa passou a produzir energia elétrica usando o biogás gerado como insumo. Hoje, diversas propriedades cooperadas já são autossuficientes em energia e algumas delas têm até mesmo produção excedente, que é comercializada, gerando mais renda. “A Cogran entende que produzir com sustentabilidade é o único caminho possível, desta forma tomamos todas as medidas possíveis dentro das nossas unidades de negócios, bem como incentivamos e apoiamos os nossos cooperados a trabalharem com as mesmas diretrizes”, diz Juliana. A cooperativa também tem duas usinas de energia solar - uma instalada em uma de loja de conveniência e outra em uma fábrica de Premix, que produz nutrição animal de elevado padrão para atender todas as fases do manejo de aves, suínos, bovinos e pets. A intercooperação é parte desses esforços. A Cogran se filiou ao MinasCoop Energia, projeto liderado pelo Sistema Ocemg focado na geração de energia limpa autossuficiente para as cooperativas mineiras, a fim de destinar parte do excedente de energia fotovoltaica para uma entidade filantrópica da cidade. No total, a cooperativa tem, hoje, 7 biodigestores, 8 geradores e produz biofertilizantes e energia elétrica limpa para os associados. “Nossos cooperados possuem geração de energia por biogás com capacidade instalada de 1.844.100 kw/mês e por fotovoltaica 133.399 kw/mês”, revela Juliana.Futuro mais verde
“Um dos nossos objetivos é que consigamos operar futuramente no mercado de carbono. No entanto, ainda estamos no processo de entendimento dos parâmetros, bem como validação do inventário necessário, assim como todos os outros demais interessados no setor que aguardam a concretização da legislação”, elucida a diretora. Agora, a Cogran está em processo de análise para implementação de usinas solares em três unidades, a fim de suprir 25% do seu consumo de energia. “O plano é continuar impulsionando e produzindo de forma limpa, dentro dos parâmetros do ESG e, para tal, estamos trabalhando num planejamento para os próximos cinco anos tendo como uma das prioridades a sustentabilidade, ou seja, investimentos estão sendo planejados tanto na área de capacitação sobre o tema tanto quanto no dia a dia das granjas”, encerra Juliana.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Viacredi faz seu planejamento 2022-2025 engajando seus cooperados, colaboradores, parceiros e fornecedores
O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025

Unimed Vitória conscientiza clientes e internautas sobre doenças por meio de websérie
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.

CCampo reduz custos e aumenta produção sustentável com sistema agrifotovoltaico
-

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.