Unimed Circuito das Águas aprimora gestão a partir dos dados
Contexto e desafios
Em meio a um mercado dinâmico e em constante mudança, a Unimed Circuito das Águas, cooperativa de saúde fundada em 1988 na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, dá atenção à necessidade de assertividade na estratégia corporativa.
O caminho para isso é tomar decisões estratégicas fundamentadas em informações consistentes sobre o negócio. Além disso, o processo decisório também precisa ser ágil.
Portanto, a fim de conhecer e minimizar os riscos do negócios, a Unimed Circuito das Águas adotou um sistema de gestão informatizado capaz de atender às necessidades de informação na hora de gerenciar a cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O sistema de gestão informatizado empregado pela Unimed Caminho das Águas se integra com outras plataformas essenciais da cooperativa, o que permite a interação entre os dados. O projeto é tocado pelo setor de TI da cooperativa.
Para tanto, a cooperativa, com base nas principais demandas de informações levantadas pelos gestores de suas diversas áreas, criou um banco de dados que consolida todas as operações vitais do negócio.
Com informações provenientes de todos os sistemas utilizados, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu uma ferramenta de BI (business intelligence). A integração dos dados permite a visão sistêmica do negócio sob diversas perspectivas (clientes, cooperados, produtos, fornecedores e região geográfica, dentre outras).
Essa estrutura também acrescenta profundidade aos dados, o que também serve como subsídio importante para tomar decisões. Nesse sentido, o BI da Unimed Circuito das Águas ajuda a organizar informações sobre o perfil dos clientes, como renda, faixa etária, sexo e região.
O sistema fornece, em tempo real, as informações necessárias para o monitoramento gerencial. Isso possibilita a realização de uma análise estruturada das informações e geração de documentos perante os níveis de governança e gestão da cooperativa.
Graças ao projeto, a Unimed Circuito das Águas evita a adoção de estratégias inadequadas e, ainda, consegue ter uma assertividade maior ao criar novos produtos e serviços. Afinal, eles já são construídos a partir das necessidades dos clientes que foram identificadas por meio da análise de dados.
A cooperativa também emprega essas informações para antecipar tendências e monitorar falhas em tempo real. Dessa maneira, a Unimed Circuito das Águas consegue fazer o gerenciamento adequado dos riscos corporativos.
Resultados e aprendizados
A partir da integração e da disponibilização de dados mais profundos, os líderes da Unimed Circuito das Águas passaram a tomar decisões baseadas em fatos e informações concretas, eliminando a presença de fatores subjetivos no processo.
Consequentemente, a cooperativa passou a fazer escolhas mais assertivas e capazes de gerar resultados positivos para os negócios.
O projeto também impactou a cultura da cooperativa, que passou a dar mais atenção aos estudos de viabilidade dos projetos. O número de pessoas envolvidas nas análises de ambientes e de projetos também cresceu.
CONTATO DA COOPERATIVA
Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.
Com o Bate-papo Cooperativo, o Sicredi Biomas recolhe as opiniões dos associados sobre futuras decisões gerenciais e difunde conhecimento sobre o funcionamento da cooperativa, aumentando a transparência e promovendo uma gestão mais democrática.
O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025
Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.