cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Circuito das Águas aprimora gestão a partir dos dados

Imagem Destaque

2005
Sudeste
Saúde
Não
Unimed de São Lourenço Cooperativa de Trabalho Médico
229
235
Dados, Decisões, Riscos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Dados e Inteligência
A fim de tomar decisões mais certeiras em meio a um mercado dinâmico, a mineira Unimed Circuito das Águas adotou um sistema de gestão informatizado que integra dados e contribui para que os gestores possam tomar decisões melhores. Com o desenvolvimento da nova ferramenta de BI, a cooperativa também consegue monitorar tendências, criar produtos e monitorar falhas com mais eficiência.

Contexto e desafios

Em meio a um mercado dinâmico e em constante mudança, a Unimed Circuito das Águas, cooperativa de saúde fundada em 1988 na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, dá atenção à necessidade de assertividade na estratégia corporativa. 

O caminho para isso é tomar decisões estratégicas fundamentadas em informações consistentes sobre o negócio. Além disso, o processo decisório também precisa ser ágil.

Portanto, a fim de conhecer e minimizar os riscos do negócios, a Unimed Circuito das Águas adotou um sistema de gestão informatizado capaz de atender às necessidades de informação na hora de gerenciar a cooperativa. 

Desenvolvimento e metodologia

O sistema de gestão informatizado empregado pela Unimed Caminho das Águas se integra com outras plataformas essenciais da cooperativa, o que permite a interação entre os dados. O projeto é tocado pelo setor de TI da cooperativa. 

Para tanto, a cooperativa, com base nas principais demandas de informações levantadas pelos gestores de suas diversas áreas, criou um banco de dados que consolida todas as operações vitais do negócio. 

Com informações provenientes de todos os sistemas utilizados, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu uma ferramenta de BI (business intelligence). A integração dos dados permite a visão sistêmica do negócio sob diversas perspectivas (clientes, cooperados, produtos, fornecedores e região geográfica, dentre outras).  

Essa estrutura também acrescenta profundidade aos dados, o que também serve como subsídio importante para tomar decisões. Nesse sentido, o BI da Unimed Circuito das Águas ajuda a organizar informações sobre o perfil dos clientes, como renda, faixa etária, sexo e região.

O sistema fornece, em tempo real, as informações necessárias para o monitoramento gerencial. Isso possibilita a realização de uma análise estruturada das informações e geração de documentos perante os níveis de governança e gestão da cooperativa.

Graças ao projeto, a Unimed Circuito das Águas evita a adoção de estratégias inadequadas e, ainda, consegue ter uma assertividade maior ao criar novos produtos e serviços. Afinal, eles já são construídos a partir das necessidades dos clientes que foram identificadas por meio da análise de dados. 

A cooperativa também emprega essas informações para antecipar tendências e monitorar falhas em tempo real. Dessa maneira, a Unimed Circuito das Águas consegue fazer o gerenciamento adequado dos riscos corporativos. 

Resultados e aprendizados

A partir da integração e da disponibilização de dados mais profundos, os líderes da Unimed Circuito das Águas passaram a tomar decisões baseadas em fatos e informações concretas, eliminando a presença de fatores subjetivos no processo. 

Consequentemente, a cooperativa passou a fazer escolhas mais assertivas e capazes de gerar resultados positivos para os negócios. 

O projeto também impactou a cultura da cooperativa, que passou a dar mais atenção aos estudos de viabilidade dos projetos. O número de pessoas envolvidas nas análises de ambientes e de projetos também cresceu. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicredi Sudoeste MT/PA fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Sudoeste MT/PA fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa

O Bate-Papo Cooperativo é uma prática iniciada em abril de 2023 que fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa. Além disso, estabelece uma ponte entre os associados e a diretoria.

Sicoob Credialto cria workshop periódico para alinhar e capacitar seus órgãos de gestão
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credialto cria workshop periódico para alinhar e capacitar seus órgãos de gestão

Sicoob Credialto cria workshop de gestão periódico para alinhar o trabalho do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva a cada ciclo de renovação no quadro gerencial. Iniciativa também capacita novos gestores e dissemina boas práticas de governança.

Cuidar para não faltar
ESGCOOP

Cuidar para não faltar

Objetivo: Recuperação de nascentes para a promoção de programas de sustentabilidade socioambientais, buscando disseminar esta prática nos municípios da área de atuação da cooperativa. Resultados: Nascentes recuperadas: 30 (antes do projeto), 90 (após o projeto). Conscientização ambiental de produtores. Plantio de mudas nativas: 4.500 (antes do projeto), 230 mil (após o projeto).

Produção sustentável para crescer
ESGCOOP

Produção sustentável para crescer

Objetivo: Promoção da producão sustentável da soja por meio da certificação de pequenos agricultores em critérios de sustentabilidade. Resultados: Repasse de R$ 889 mil em prêmios pela certificão RTRS (Round Table on Responsible Soy). Incremento médio anual de R$ 13.443,27 na renda das famílias cooperadas. 29.111 toneladas de soja certificada 100% nos padrões RTRS, com base nos critérios de sustentabilidade do bioma cerrado. 24 famílias certificadas e comprometidas, em uma área produtiva total de 9.758,10 hectares. Aumento de 24,5% nas operacões de crédito e promocão de assistência técnica e extensão rural para 259 famílias na área de atuacão da Cresol Goiás.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.