cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Grandes Lagos exalta a importância das águas

Imagem Destaque

2024
Sul
Não
Sicredi Grandes Lagos PR/SP
Produção Sustentável
ESGCOOP
Ambiental
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.
O nome da Sicredi Grandes Lagos não é fruto do acaso. Atuante em Paraná e São Paulo, a cooperativa tem uma relação íntima com a água. No Paraná, suas agências são rodeadas por lagos e represas. Já em São Paulo, a cooperativa está presente nas cidades litorâneas banhadas pelo mar. Diante disso, a Sicredi Grandes Lagos passou a se dedicar à proteção dos recursos hídricos e ecossistemas marítimos, explica Maria Nivete Presa, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo: “Olhamos para a ODS 14, que faz menção à água, e resolvemos dedicar nossas ações a ela, uma vez que os lagos e o mar são os protagonistas da nossa área de atuação”. Diante disso, a cooperativa realiza uma série de iniciativas voltadas à proteção de fontes, limpeza de praias e cuidados com a fauna aquática. As ações são tocadas pelo Comitê de Sustentabilidade da cooperativa.  

Cuidando das nascentes

O projeto de Proteção de Fontes foi realizado pelas agências paranaenses, contemplando, ao todo, nascentes nas cidades de Laranjeiras Sul, Rio Bonito, Porto Barreiro, Laranjal, Marquinho, Nova Laranjeiras, Virmond, Cantagalo, Guaraniaçu, Ibema, Diamante do Sul, Campo Bonito, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná. O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade da água destinada ao consumo em pequenas propriedades rurais. Com isso, foram 17 projetos concluídos e entregues para associados beneficiando inúmeras famílias da região. “Agora, a intenção é realizar mais de 50 proteções de fontes até 2030. Além disso, estamos sempre revisitando as propriedades a fim de acompanhar as condições de todas as fontes revitalizadas e protegidas”, conta Maria Nivete.  

Praias mais limpas

O projeto “Pé na Areia”, por sua vez, trabalha a conscientização sobre a conservação de oceanos por meio da coleta correta de lixo nas praias. Essas ações são desenvolvidas pelas agências da cooperativa no litoral paulista. “Iniciamos o projeto no ano de 2022, com um trabalho com as pessoas que vendem alimentos na areia através de permissionários e associações”, narra Maria Nivete. “Levamos informações sobre educação financeira e conscientização do meio ambiente”. No Dia Mundial da Limpeza de Praias, a Sicredi Grandes Lagos convidou os associados, lideranças da cooperativa, ONGs, entidades, escolas e a comunidade como um todo para recolher o lixo na areias das praias e conscientizar os banhistas sobre os impactos de descarte de lixo para o meio ambiente.  

Atenção à fauna

Em abril de 2023, a cooperativa aproveitou a abertura do campeonato de pesca esportiva 2023 em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, para promover mais uma ação voltada à preservação das águas. Com apoio da ASPE (Associação Santiago Pesca Esportiva), entidade responsável pela organização do certame, e pescadores de diversas cidades do Paraná, o Comitê de Sustentabilidade da Sicredi Grandes Lagos promoveu a soltura de alevinos no alagado de Rio Bonito do Iguaçu. Durante o evento, 12 mil alevinos - peixes juvenis, recém-eclodidos dos ovos - foram soltos no local, com o objetivo de revitalizar a fauna do lago e revitalizar as espécies que vivem no local. As iniciativas ESG da Sicredi Grandes Lagos almejam beneficiar a natureza assim como as pessoas. “Essas ações estão conectadas às estratégias da cooperativa em prol de desenvolver a comunidade”, conclui Maria Nivete Presa.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Governador Valadares aprimora processos internos com governança e transparência
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Governador Valadares aprimora processos internos com governança e transparência

A Unimed Governador Valadares apostou na governança para se aproximar dos médicos associados e tornar a gestão mais transparente. Semestralmente, o Sistema de Gestão da Qualidade faz uma análise crítica da alta gestão e segue ritos estabelecidos por normas internacionais.

Sustentabilidade e rentabilidade de mãos dadas
ESGCOOP

Sustentabilidade e rentabilidade de mãos dadas

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Estímulo a práticas de sustentabilidade e rentabilidade para sistemas de produção agrícola Principais resultados:  Maior produtividade com uso de práticas sustentáveis Reconhecimento por meio de prêmios  Conservação do solo

Unimed Vitória melhora resultados com engajamento da alta direção
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Vitória melhora resultados com engajamento da alta direção

Diante da necessidade de melhorar a integração da alta direção nas tomadas de decisão, a Unimed Vitória reformulou a elaboração de sua estratégia por meio do modelo PDCA. A iniciativa passou por diversas mudanças e reformulações com o passar do tempo. A cooperativa aponta que o projeto é responsável por melhorar diversos indicadores e estabelecer uma nova cultura organizacional.

Unimed Circuito das Águas cria comitê de auditoria para aprimorar informações que norteiam decisões gerenciais
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Circuito das Águas cria comitê de auditoria para aprimorar informações que norteiam decisões gerenciais

Comitê de Auditoria Interna (CAI) é criado pela Unimed Circuito das Águas para aprimorar tratamento de informações cruciais para o processo decisório. Órgão também fortalece os controles internos e mantém relacionamento com a auditoria externa independente.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.