Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo

Diagnóstico
Em 2022, após reavaliar sua gestão de resíduos sólidos, a Viacredi decidiu promover a separação adequada do lixo, fomentar a cadeia de reciclagem e conscientizar colaboradores sobre boas práticas ambientais. A meta é se tornar uma instituição Lixo Zero — certificação emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, validada pela Zero Waste International Alliance. Um dos requisitos para a certificação é dar uma destinação mais sustentável, como a reciclagem, para pelo menos 90% dos resíduos da instituição, evitando a disposição em aterros sanitários. O primeiro passo do Projeto Lixo Zero na Viacredi foi a realização de um diagnóstico em que a cooperativa identificou que 88% dos resíduos produzidos em sua sede, em Blumenau (SC), eram direcionados para o aterro sanitário. Disposto a reverter essa realidade, a cooperativa investiu em uma campanha interna de conscientização dos funcionários e criou um grupo de trabalho interdisciplinar para elaborar um plano de ação rumo à meta Lixo Zero. O trabalho em conjunto resultou na adequação dos tipos de resíduos a serem coletados e enviados para reciclagem, na definição de novos meios de comunicação para sensibilização ambiental dos colaboradores e na conscientização sobre o uso de copos descartáveis. O projeto "Dia sem copo" foi uma das ideias do grupo, e acontece uma vez por mês, desde outubro do ano passado.

Certificação Lixo Zero
A Certificação Lixo Zero é emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com o aval da Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). Seguindo pré-requisitos internacionais de sustentabilidade, o selo atesta a correta gestão de resíduos sólidos de uma instituição, empresa ou evento. A principal exigência desta certificação é a comprovação da correta destinação de pelo menos 90% dos resíduos gerados pela candidata. Além desse percentual, a certificação leva em conta uma escala de boas práticas de gestão de resíduos, com pontuação para itens como reuso, compostagem, reciclagem, capacitação, liderança, logística reversa, inovação, entre outros. O processo de certificação inclui o preenchimento de um relatório com dados sobre o processo de gestão de resíduos e uma auditoria local feita por um agente do Instituto Lixo Zero Brasil para comprovar as informações. Com base no relatório do auditor, é concedida a Certificação Lixo Zero ou o Selo Rumo ao Lixo Zero, de acordo com o percentual de resíduos corretamente destinados e o grau de boas práticas.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi Grandes Rios aposta na formação de novas lideranças
Por meio do Programa Crescer, as cooperativas do Sistema Sicredi focaram no desenvolvimento de lideranças cooperativistas. A Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM incrementou ainda mais a iniciativa e conseguiu aumentar o engajamento de cooperados, assim como conquistou novas lideranças.

Em parceria com Senar, Cooxupé incentiva formação de cooperados e trabalhadores rurais
Em 2011, a Cooxupé firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas para desenvolver cursos de formação técnica para os pequenos produtores cooperados. O objetivo é levar mais conhecimento sobre gestão, produção e segurança no campo aos associados e seus trabalhadores.

Protagonismo sustentável
-

Sicredi investe em inteligência e tecnologia para apoiar iniciativas sustentáveis
Região: Brasil Categoria: Finanças Verdes Ação: Investimento do Sicredi em inteligência e tecnologia para levar crédito para pequenos produtores e desenvolvimento sustentável no Brasil. ODS: 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis 12 - Produção e Consumo sustentáveis Resultados: Preservação e recuperação de áreas ambientais. Melhoria nas condições de trabalho dos pequenos agricultores. Análises de crédito e de iniciativas mais assertivas por meio de tecnologia e equipe multidisciplinar.