Cuidar para não faltar
Recuperar e proteger nascentes, além de ajudar na conscientização ambiental de toda comunidade, foram os grandes ganhos de um projeto de sustentabilidade liderado pela Lar Cooperativa Agroindustrial. Atuante na área de avicultura, suinocultura e agricultura no Paraná, a cooperativa — uma das maiores do Brasil — sabe bem da importância da água para o planeta e para manutenção de suas atividades econômicas. Por isso mesmo, “vestiu a camisa” do meio ambiente e arregaçou as mangas ao propor um projeto de sustentabilidade para a região. Objetivo? Recuperar e proteger as nascentes através do desassoreamento de uma mina d’água. Desde o início do projeto, em 2004, já foram recuperadas 90 nascentes e feito o plantio de mais de 230 mil mudas de árvores nativas nas unidades da Lar e em propriedades de cooperados que utilizam as águas da região para o desenvolvimento de suas atividades.
CONSCIENTIZAÇÃO
Os benefícios do projeto vão além do desassoreamento da mina da água, com a sensibilização da família associada para a proteção da nascente a ser utilizada como insumo para as atividades da propriedade rural. Além disso, as árvores plantadas ajudam no sequestro de gases de efeito estufa e na regulação da temperatura. E já que o cooperativismo tem o compromisso público de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, a Lar levou o projeto a todos os municípios de sua atuação e alcançou, com a iniciativa, cerca de 147 mil pessoas, mobilizadas para a gestão e conservação dos recursos hídricos de suas propriedades. Entre os cooperados, cerca de 11,5 mil participaram da iniciativa. Eles entenderam que a abundância de água em uma propriedade rural significa riqueza e facilidade de produção. Para completar, a iniciativa impactou positivamente os 18,3 mil funcionários da cooperativa. Eles reconhecem o esforço da Lar em fazer o bem, e, por isso, sentem-se orgulhos de trabalhar em uma organização que respeita o meio ambiente e a sociedade.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.
Região: Brasil Categoria: Finanças Verdes Ação: Investimento do Sicredi em inteligência e tecnologia para levar crédito para pequenos produtores e desenvolvimento sustentável no Brasil. ODS: 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis 12 - Produção e Consumo sustentáveis Resultados: Preservação e recuperação de áreas ambientais. Melhoria nas condições de trabalho dos pequenos agricultores. Análises de crédito e de iniciativas mais assertivas por meio de tecnologia e equipe multidisciplinar.
Ao identificar problemas na CIPA, a Castrolanda atuou para renovar a comissão, tornando-a mais ativa, participativa e integrada. Com um novo plano de ação, reconhecimento para os cipeiros de destaque e elaboração de um livro de registros, a CIPA da Castrolanda apresentou melhorias em diversos critérios avaliados.
Em uma parceria estratégica para a agricultura na Amazônia, a Coopernorte uniu-se à Embrapa Amazônia Oriental para fortalecer a resiliência climática de seus cooperados. O acordo foca em introduzir tecnologias e práticas adaptadas à realidade local, como novas cultivares, plantio direto e integração lavoura-pecuária. A iniciativa busca mitigar riscos climáticos, aumentar o sequestro de carbono e consolidar a produção em áreas já abertas, evitando a pressão sobre novas áreas de floresta.