Cuidar para não faltar
Recuperar e proteger nascentes, além de ajudar na conscientização ambiental de toda comunidade, foram os grandes ganhos de um projeto de sustentabilidade liderado pela Lar Cooperativa Agroindustrial. Atuante na área de avicultura, suinocultura e agricultura no Paraná, a cooperativa — uma das maiores do Brasil — sabe bem da importância da água para o planeta e para manutenção de suas atividades econômicas. Por isso mesmo, “vestiu a camisa” do meio ambiente e arregaçou as mangas ao propor um projeto de sustentabilidade para a região. Objetivo? Recuperar e proteger as nascentes através do desassoreamento de uma mina d’água. Desde o início do projeto, em 2004, já foram recuperadas 90 nascentes e feito o plantio de mais de 230 mil mudas de árvores nativas nas unidades da Lar e em propriedades de cooperados que utilizam as águas da região para o desenvolvimento de suas atividades.
CONSCIENTIZAÇÃO
Os benefícios do projeto vão além do desassoreamento da mina da água, com a sensibilização da família associada para a proteção da nascente a ser utilizada como insumo para as atividades da propriedade rural. Além disso, as árvores plantadas ajudam no sequestro de gases de efeito estufa e na regulação da temperatura. E já que o cooperativismo tem o compromisso público de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, a Lar levou o projeto a todos os municípios de sua atuação e alcançou, com a iniciativa, cerca de 147 mil pessoas, mobilizadas para a gestão e conservação dos recursos hídricos de suas propriedades. Entre os cooperados, cerca de 11,5 mil participaram da iniciativa. Eles entenderam que a abundância de água em uma propriedade rural significa riqueza e facilidade de produção. Para completar, a iniciativa impactou positivamente os 18,3 mil funcionários da cooperativa. Eles reconhecem o esforço da Lar em fazer o bem, e, por isso, sentem-se orgulhos de trabalhar em uma organização que respeita o meio ambiente e a sociedade.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.
Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.
Pensando no aumento do lucro e na qualificação de seus cooperados, a Coocafé criou o programa Café + Forte. O objetivo da iniciativa é capacitar os associados para que eles possam gerir suas propriedades e obterem resultados satisfatórios na produção e venda do café
A CCPR, que atua no setor lácteo, criou o projeto Recicla Mais para transformar a gestão de resíduos em suas indústrias. A iniciativa eliminou plásticos descartáveis, aumentou o volume de material reciclado, tornou-se autossustentável e beneficiou mais de 25 mil pessoas. O projeto reverte a receita da venda de recicláveis para os colaboradores e apoia cooperativas de catadores, gerando impacto ambiental, social e econômico.