Sicredi Pioneira centraliza reclamações e melhora atendimento

Contexto e Desafios
Sediada em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a Sicredi Pioneira é a cooperativa de crédito mais antiga da América Latina. Com 120 anos de história, a Sicredi Pioneira é uma cooperativa de crédito comprometida com o atendimento ao associado.
Nesse cenário, em 2015, a Sicredi Pioneira avaliou haver uma dispersão das reclamações entre diferentes plataformas de contato com os cooperados. Compreendendo que uma experiência negativa é capaz de fragilizar o relacionamento, a cooperativa encara as reclamações como oportunidades valiosas para implementar melhorias.
Diante disso, a cooperativa identificou a necessidade de melhorar a experiência de seus cooperados ao aumentar a eficácia das respostas às reclamações e críticas. Diante disso, o Serviço de Atendimento ao Associado (SAA) foi implementado em 2016, como uma resposta para consolidar e aprimorar o tratamento de reclamações e sugestões provenientes de diferentes canais, como SAC, Ouvidoria, Banco Central, Procon, site e redes sociais.
Desenvolvimento e metodologia
A solução que a Sicredi Pioneira encontrou por meio do SAA centraliza o tratamento de questões provenientes dos cooperados. O objetivo primordial, portanto, consiste em centralizar o tratamento dessas questões, a fim de transformar as reclamações em aprimoramentos e fortalecer os laços entre a Sicredi Pioneira e seus associados.
Para isso, a cooperativa emprega a metodologia PDCA de melhoria contínua. A sigla significa:
- Plan (planejar)
- Do (fazer)
- Check (verificar)
- Act (agir) ou Adjust (ajustar)
Assim sendo, ao usar o método PDCA, o Serviço de Atendimento ao Associado funciona como um canal de comunicação estratégico entre a cooperativa e seus associados. O objetivo, afinal, é atender às sugestões, reclamações e elogios de maneira crítica e atenta, promovendo aprimoramentos contínuos em produtos, serviços e no atendimento.
A Sicredi Pioneira realiza o controle efetivo do SAA por meio de uma tabela que registra todas as questões trazidas pelos associados e usuários. O registro gera inteligência para identificar melhorias nos processos e minimizar a recorrência de reclamações.
Crucial, essa proatividade torna a cooperativa apta a antecipar o contato pelos canais estabelecidos, como WhatsApp, telefone e Facebook, aproximando a relação com os associados e resolvendo problemas com mais assertividade e celeridade.
Com o decorrer do tempo, o projeto expandiu os canais de relacionamento, evidenciando a constante busca por aprimorá-lo. A cooperativa também executou ações específicas, como reuniões de sensibilização de equipes, construção coletiva de plano de ação e capacitação de atendimento em unidades com histórico de reclamações. Tudo isso também foi complementado com ajustes em centrais telefônicas e análises aprofundadas sobre reclamações específicas.
Resultados e aprendizados
Entre dezembro de 2015 e julho de 2016, o SAA foi responsável por um aumento de 59,30% para 62,11% com o Net Promoter Score (NPS). Além disso, a cooperativa conseguiu responder todas as questões levadas a ela pelos associados.
A unidade do centro de Novo Hamburgo, que lidera as reclamações, cebeu um olhar especial do projeto com a realização de reuniões mensais para analisar todas as questões problemáticas. Após a reunião de sensibilização e construção coletiva de um plano de ação, o posto apresentou um aumento marcante de NPS em apenas um semestre.
A unidade de Canudos também apresentou resultados positivos. Após um cooperado reclamar que ninguém atendia as ligações que ele fazia ao posto, o SAA diagnosticou uma falha na central telefônica da unidade, que mandava as ligações para um ramal inexistente. O problema foi, finalmente, encontrado e corrigido.
No mais, a Sicredi Pioneira também encontrou problemas nos caixas eletrônicos e no resgate do capital social e buscou soluções para essas situações. Com isso, ao promover uma experiência aprimorada para os associados, a Sicredi Pioneira reforça sua visão de aumentar a satisfação e fortalecer seu compromisso com a qualidade e inovação no atendimento.
CONTATO DA COOPERATIVA
Anneliese Seibt Altreider, coordenadora de Experiência do Associado - anneliese_altreider@sicredi.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2011, a Cooxupé firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas para desenvolver cursos de formação técnica para os pequenos produtores cooperados. O objetivo é levar mais conhecimento sobre gestão, produção e segurança no campo aos associados e seus trabalhadores.
O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.
Com o Bate-papo Cooperativo, o Sicredi Biomas recolhe as opiniões dos associados sobre futuras decisões gerenciais e difunde conhecimento sobre o funcionamento da cooperativa, aumentando a transparência e promovendo uma gestão mais democrática.