Mesa do Presidente leva aos líderes do Sicredi Biomas um feedback direto dos colaboradores e associados

Contexto e desafios
Desde sua fundação, em 1989, a cooperativa de crédito Sicredi Biomas tem crescido de maneira ágil, mas nos últimos três anos, o crescimento se tornou exponencial, com a expansão da área de atuação, inicialmente limitada ao Mato Grosso, para os estados do Acre e do Amazonas. Hoje, a cooperativa tem 27 agências distribuídas em 25 municípios destes três estados brasileiros.
Com o crescimento veio também uma maior preocupação com a qualidade do atendimento ao associado e com a adequação dos produtos e serviços às reais necessidades deles. A Mesa do Presidente foi a forma encontrada pela cooperativa para ir ao encontro dessas demandas.
O projeto prevê um dia de reuniões entre líderes da instituição, incluindo o presidente, e os colaboradores e associados, a fim de ouvir suas sugestões, críticas, impressões ou reclamações. A ideia é melhorar a comunicação entre as partes interessadas e encontrar soluções para problemas que podem passar despercebidos pelos olhos da alta gerência.
A Mesa do Presidente é realizada em todos os municípios de atuação do Sicredi Biomas e acontece uma vez por ano desde 2019, sempre entre junho e dezembro. A prática está alinhada aos princípios cooperativistas de “Gestão democrática”, “Autonomia e independência” e “Educação, formação e informação”.
Desenvolvimento e metodologia
Participam da Mesa do Presidente o presidente da cooperativa, o vice-presidente, o conselheiro de Administração do Sicredi Biomas na cidade em questão e o diretor executivo e assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo. O evento é dividido em três momentos:
- Bate-papo com colaboradores e coordenadores de núcleo: nesta etapa cada um dos participantes, que ficam sentados em círculo, faz uma apresentação. Eles falam sobre suas experiências, suas trajetórias com o Sicredi e suas expectativas para os próximos anos. Após esta introdução, os participantes são convidados a se reunirem em grupo para discutir o que pode ser melhorado na agência/cooperativa. Eles anotam os tópicos e depois fazem uma apresentação daquilo que anotaram. Diversas sugestões de melhoria foram colhidas nesses dois anos do projeto, sendo que boa parte já foi solucionada. Esse momento é realizado antes da abertura de agência para atendimento ao público.
- Atendimento/conversa com associados: após o bate-papo com colaboradores e coordenadores de núcleos, vem o momento de conversar com o associado, ouvir seus anseios, expectativas, sugestões e reclamações. Esta etapa se estende desde o início do atendimento ao público até o encerramento.
- Visita a associados e prospects: na sequência do atendimento dentro da agência, são realizadas visitas a associados, buscando ouvir aqueles que não foram à agência ao longo do expediente. Também se procura falar um pouco mais sobre o cooperativismo para aqueles que ainda não conhecem o tema, prospectando assim novos associados.
Resultados e aprendizados
Ouvir o associado e os colaboradores significa dar mais oportunidades a eles de participar da gestão da cooperativa. Isso implica olhar com mais atenção para pontos que, por diversos motivos, são atropelados pelas atividades do dia a dia.
Em 2019, quatro temas apareceram em todas as agências do Sicredi Biomas durante a Mesa do Presidente: Autoatendimento, Cheque Especial, Convênio Médico e problemas nos sistemas.
As demandas ligadas ao Autoatendimento levaram à contratação de estagiários para todas as agências; aquelas ligadas ao Cheque Especial resultaram na isenção de juros para pagamento em até sete dias; e as demandas por Convênio Médico levaram à realização de um convênio com a Unimed Vale do Jauru. Os associados do Sicredi Biomas receberam mais de 20% de desconto no valor praticado em balcão para os planos da Unimed. Já as demandas ligadas aos sistemas foram encaminhadas pelo Sicredi Biomas para o Centro Administrativo Sicredi (CAS), localizado em Porto Alegre.
A predisposição em resolver o que estava afetando os associados teve reflexos diretos na forma como eles percebem o Sicredi Biomas. De acordo com dados da cooperativa, o índice que mede a satisfação dos associados (NPS) aumentou de 74,4% em 2018 para 76,1% em 2019, e o resultado financeiro e a confiança do associado na cooperativa acompanharam essa melhoria.
CONTATO DA COOPERATIVA
Renan Gomides, assessor de Comunicação e Marketing - renan_gomides@sicredi.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Vale do Aço inova com o projeto de estação móvel para atendimento de seus clientes e cooperados
Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.

Unimed Vitória cria programa de ideias e premia colaboradores
Para fomentar sua cultura de inovação, a Unimed Vitória criou um programa de ideias que premia os colaboradores com dinheiro e bolsas de estudos. Depois de apresentadas, as ideias são avaliadas por um comitê de gestores, que avalia a viabilidade de cada projeto. Entre 2011 e 2015, os colaboradores apresentaram mais de 2 mil ideias. Dentre elas, 126 foram consideradas viáveis e a cooperativa implementou 35.

Crediriodoce adota programa de gestão para concretizar projetos sugeridos por colaboradores
Programa de gestão do Sicoob Crediriodoce transforma sugestões feitas pelos colaboradores em projetos reais conduzidos por comitês temáticos. Batizado de Credite - Comitê de Renovação e Engajamento, o projeto visa a desenvolver uma cultura de engajamento e protagonismo dos colaboradores.

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações para produção mais sustentável
-