Unimed Juiz de Fora cria jogo para preparar equipe para novo planejamento estratégico
Contexto e desafios
A cooperativa de saúde Unimed Juiz de Fora buscava uma maneira de disseminar entre seus colaboradores mais conhecimento sobre o planejamento estratégico. A ideia era encontrar uma forma didática de divulgar o tema por meio de um modelo lúdico e gameficado de comunicação, além de incentivar o engajamento dos colaboradores com o tema.
A solução foi a criação, em maio de 2019, do evento Play – Desafio da Estratégia, uma iniciativa de preparação para o novo planejamento estratégico. O evento resgata elementos importantes de estratégia em formato de gincanas recreativas, nas quais os colaboradores se dividiram em equipes para competir com seus conhecimentos sobre o tema. Após quatro desafios, a equipe com maior pontuação foi premiada.
O início se deu com o lançamento de um vídeo, organizado pela Gerência de Comunicação, falando sobre um desafio para busca de um tesouro, o que criou um clima de mistério. Dois dias depois, 10 caixas com cartões foram espalhadas pela cooperativa sem qualquer aviso prévio. Dentro, os cartões convidavam a pessoa que tivesse coragem de abrir a caixa a formar sua equipe para participar do Play.
Desenvolvimento e metodologia
Dez equipes foram formadas para iniciar uma sequência de desafios:
- DESAFIO 1 – QUIZ: disseminação de elementos da estratégia através de um jogo de perguntas e respostas online sobre o planejamento estratégico em vigor, em que cada resposta correta rendia pontos. Quanto mais respostas a equipe conseguisse acertar, maior a chance de pontuar. Indicadores, objetivos, projetos e metas faziam parte do quiz, que continha 7 perguntas simples.
- DESAFIO 2 - “A ESTRATÉGIA QUE EU VEJO...”: ao estilo “O Brasil que eu quero para o futuro”, campanha do Jornal Nacional durante as eleições presidenciais de 2018, o desafio consistiu na apresentação de vídeos, pelos colaboradores, relatando como entendem e percebem a estratégia em suas áreas de atuação. Cada vídeo encaminhado pontuava, podendo receber peso adicional (de 1 a 3) atribuído pela banca avaliadora se atendidos requisitos de (a) criatividade, (b) abrangência, (c) colaboradores impactados e (d) aderência à estratégia (boas práticas).
- DESAFIO 3 - CAÇA À ESTRATÉGIA: nesta gamificação proposta sem uso de tecnologia, a cooperativa resgatou a antiga brincadeira de caça ao tesouro. Para cumprir o desafio, as equipes deveriam apresentar um conjunto de dados estratégicos composto por indicador estratégico trimestral, projeto ou objetivo estratégico. A cada conjunto completo apresentado, a equipe ganhava pontos que se somavam ao saldo dos desafios anteriores.
- DESAFIO 4 - NAVEGANDO NA ESTRATÉGIA: o último desafio foi o único que ocorreu em um horário específico, para viabilizar a realização de um jogo de tabuleiro eletrônico. As equipes presencialmente avançavam em tabuleiro online projetado no auditório, à medida que somavam pontos por respostas corretas, podendo ainda perder pontos ou pagar prendas em caso de respostas erradas sobre o planejamento estratégico. A pontuação foi feita da seguinte forma: 1º lugar, 50 pontos; 2º lugar, 30 pontos; e 3º lugar, 20 pontos.
A pontuação dos desafios era registrada dia a dia em um quadro disposto na sala do Núcleo de Planejamento e Gestão, ficando visível para que todos os colaboradores pudessem consultar tanto suas próprias pontuações como as de seus adversários.
Ao final dos desafios, os pontos foram somados e o time vencedor foi premiado com livro e curso online, além de terem suas presenças garantidas na elaboração do planejamento estratégico seguinte.
Resultados e aprendizados
Através da disseminação da estratégia foi possível envolver todas as camadas da cooperativa (operacional, tática e gerencial) no tema, o que possibilitou maior alinhamento dos projetos em andamento.
O jogo contou com o engajamento direto de 103 funcionários, que formaram as equipes. Ao todo, 220 colaboradores foram envolvidos no evento ao longo das quatro etapas do desafio.
Um total de 75 vídeos foi coletado, com depoimentos sobre a visão estratégica de colaboradores. Por fim, dez funcionários de diferentes áreas foram escalados para participarem do próximo planejamento estratégico.
CONTATO DA COOPERATIVA
Assessoria de comunicação: ascom@unimedjf.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Diante da instabilidade econômica dos anos 90, a Lar Cooperativa diversificou suas atividades ao criar uma cadeia de avicultura de corte do zero. O projeto transformou pequenas propriedades rurais, gerando uma remuneração de R$ 61,5 milhões mensais para os produtores integrados. Hoje, a Lar é a 3ª maior empresa de abate de aves do Brasil, exporta para mais de 90 países e emprega 19 mil pessoas no setor, provando ser um poderoso modelo de desenvolvimento econômico e social.
A Lar Cooperativa Agroindustrial, uma das maiores do setor no país, consolidou sua entrada na produção de biodiesel como parte de sua estratégia de sustentabilidade e diversificação de negócios. Ao modernizar sua planta de esmagamento de soja, a cooperativa passou a produzir combustível renovável, reduzindo a dependência de fontes fósseis e diminuindo significativamente a emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa gera empregos qualificados e fortalece a cadeia produtiva, agregando valor à produção de seus associados e contribuindo para a transição energética do Brasil.
A Coopercitrus e a Credicitrus criaram uma fundação que ajuda a combater a escassez hídrica no Sudeste. O projeto já restaurou mais de mil nascentes, elevando sua vazão e beneficiando produtores com aumento da produtividade. Além disso, o projeto garante água para diversas cidades, se tornando um modelo de cooperação para a resiliência climática.
Evento para fomentar novos investimentos por parte dos associados e prospects da agência, melhorando o relacionamento com associados investidores.