cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vitória reestrutura Escritório de Projetos para otimizar execução do planejamento estratégico

Imagem Destaque

2018
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2429
2575
Mapa estratégico, Planejamento Estratégico, Processos, Projetos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A partir do redesenho do Escritório Corporativo de Projetos, a Unimed Vitória melhorou a priorização dos projetos a serem desenvolvidos, reduziu perdas no orçamento e aprimorou o controle dos processos.

Contexto e desafios

A cooperativa capixaba de saúde Unimed Vitória criou em 2011 um Escritório Corporativo de Projetos (PMO), com a atribuição de gerenciar estritamente o portfólio de projetos vinculados ao mapa estratégico. Com o tempo, as atribuições do departamento se ampliaram até que, em 2018, ele se tornou a área responsável por todos os projetos corporativos e sistêmicos nos níveis estratégicos e táticos, atuando em toda a cadeia de valor da organização.

Diante disto, foi necessária uma reestruturação conceitual e funcional do PMO, a fim de atender ao conjunto de projetos que o escritório iria agregar em seu portfólio corporativo. A reestruturação foi iniciada em abril de 2018 e implantou desde então mais de 40 melhorias registradas no Sistema da Qualidade, de modo a se integrar no ciclo de PDCA da cooperativa. 

Algumas das melhorias destacadas pela cooperativa foram:

  • Redesenho dos processos do PMO com identificação de lacunas;
  • Elaboração de procedimentos com diretrizes em gerenciamento de projetos;
  • Envolvimento da alta administração no levantamento e priorização dos projetos;
  • Definição dos critérios de priorização dos projetos;
  • Criação do Comitê de Projetos, formado pelos superintendentes;
  • Criação do Grupo Técnico de Projetos, formado pelas áreas de apoio;
  • Implantação da análise de viabilidade econômica dos projetos, em parceria com a Controladoria;
  • Formalização da documentação técnica para os projetos;
  • Melhorias nos sistemas de informação de projetos;
  • Workflow de aprovação das aquisições em projetos pelo PMO, em parceria com Suprimentos;
  • Capacitação e formação de líderes técnicos em Projetos;
  • Implantação da Gestão da Mudança em Projetos, com alçada de aprovação;
  • Implantação da avaliação de eficácia em projetos, em parceria com a Controladoria;
  • Criação do Banco de Lições Aprendidas e Biblioteca de Projetos;
  • Implantação da pesquisa de satisfação em gerenciamento de projetos;
  • Implantação e certificação na metodologia internacional PMO Value Ring.

Desenvolvimento e metodologia

O PMO da Unimed Vitória encontra-se diretamente ligado, na estrutura hierárquica, à Presidência da organização, atuando com uma estrutura do tipo diretiva e consultiva, na esfera de gerenciamento de projetos corporativos.

Toda a metodologia redesenhada para o Escritório Corporativo foi baseada nas melhores práticas do Guia PMBok (sigla em inglês para Project Management Body of Knowledge, ou Conjunto de Conhecimentos sobre a Gestão de Projetos).

O macroprocesso consiste em cinco grupos de processo, sendo eles:

  1. Iniciação: levantamento e priorização dos projetos corporativos;
  2. Planejamento: detalhamento do cronograma e orçamento dos projetos priorizados;
  3. Execução: atendimento às dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos;
  4. Monitoramento e Controle: aderência à documentação técnica e reportes para a alta administração;
  5. Encerramento: verificação de eficácia dos projetos, inclusive no âmbito orçamentário e físico.

Uma das lacunas de maior relevância identificada no redesenho do PMO foi a dinâmica de levantamento dos projetos para compor o portfólio de 2019 - realizado em 2018. Neste processo, foram realizados 13 fóruns, com duração total de 40 horas, envolvendo aproximadamente 80 líderes. Como resultado foram sugeridos 295 projetos.

Já para a composição do portfólio de projetos de 2020 - realizado ainda em 2019 -, foi feito apenas um workshop com a alta administração e conselho administrativo, com duração de quatro horas de trabalho, envolvendo aproximadamente 31 líderes, divididos em 9 grupos. Este processo resultou em 18 projetos prioritários, votados pelo próprio grupo e atrelados ao mapa estratégico.

Essa melhoria teve um impacto sistêmico positivo em todo o processo, tornando os projetos mais assertivos, robustos, complexos e focados na estratégia da cooperativa.

Fluxo de trabalho

Para cada projeto, são realizadas reuniões no mínimo mensais, nas quais são analisados o cronograma de entregas e o respectivo orçamento. Além disso, o andamento dos projetos é reportado à alta administração nas reuniões mensais de acompanhamento do planejamento estratégico.

Dependendo da demanda, o Comitê de Projetos se reúne semanalmente para tratar pautas específicas. No final de cada ano, o PMO realiza o inventário de todas as melhorias identificadas para o próximo ciclo e cadastra uma ocorrência no software da Qualidade visando à implantação no ano seguinte.

Resultados e aprendizados

O processo de gerenciamento de projetos se relaciona diretamente com a estratégia da cooperativa e com a área de Controladoria. Além disso, promove a integração e fomenta melhoria nos processos das áreas de apoio, como Suprimentos, Tecnologia e Marketing.

Entre os resultados de todas as práticas implementadas no PMO, a Unimed Vitória destaca:

  • Priorização de 100% dos projetos levantados no ciclo 2019-2020, enquanto que no ciclo 2018-2019 foram priorizados apenas 29% dos projetos;
  • Aumento orçamentário de 66% no portfólio corporativo de 2019 se comparado ao ano de 2018;
  • Redução na perda orçamentária, que passou de 64,9% em 2018 para 22,7% em 2019;
  • Aumento do nível de maturidade no Maturity by Project Category Model (MPCM), de 3,07 em 2018 para 3,60 em 2019;
  • Maior controle de todas as mudanças em projetos relacionadas ao escopo;
  • Aumento de 24% de projetos com cronograma em atraso devido à implantação de controle mais assertivo por meio do monitoramento da linha de base – o que significa que a cooperativa tem ações de correção de rota mais eficazes;
  • Apresentação dos resultados obtidos no encerramento dos projetos com validação da área de controladoria;
  • Colaboradores do PMO certificados na metodologia do PMO Value Ring

CONTATO DA COOPERATIVA

Janaina Dos Santos Betzel Carvalho, gerente de Estratégia, Novos Negócios e Projetos - janainacarvalho@unimedvx.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicoob Cosmipa incentiva qualificação dos cooperados por meio de bolsas de estudo
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Cosmipa incentiva qualificação dos cooperados por meio de bolsas de estudo

Desde 2004, o Sicoob Cosmipa foca em aumentar a qualificação educacional e profissional de seus associados através do Programa de Incentivo Educacional. Com bolsas de estudo, a cooperativa incentiva os associados a finalizarem a graduação e investirem em mais qualificações.

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica

A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.

Coopanest-CE cria curso para onboarding de novos cooperados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coopanest-CE cria curso para onboarding de novos cooperados

Pensando em aumentar o conhecimento de possíveis novos cooperados, a Coopanest-CE criou um curso anual de admissão de novos cooperados. Nele, os participantes que se enquadram nos pré-requisitos podem aprender mais sobre os princípios cooperativistas e sobre a própria Coopanest-CE.

Projeto da Unimed Circuito das Águas estimula convivência entre cooperados e colaboradores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Projeto da Unimed Circuito das Águas estimula convivência entre cooperados e colaboradores

Visando aproximar a cooperativa e colaboradores aos cooperados, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu o Projeto Conviva. A iniciativa realiza encontros e atividades sociais e educativas envolvendo cooperados e colaboradores.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.