Unimed Vitória reestrutura Escritório de Projetos para otimizar execução do planejamento estratégico
Contexto e desafios
A cooperativa capixaba de saúde Unimed Vitória criou em 2011 um Escritório Corporativo de Projetos (PMO), com a atribuição de gerenciar estritamente o portfólio de projetos vinculados ao mapa estratégico. Com o tempo, as atribuições do departamento se ampliaram até que, em 2018, ele se tornou a área responsável por todos os projetos corporativos e sistêmicos nos níveis estratégicos e táticos, atuando em toda a cadeia de valor da organização.
Diante disto, foi necessária uma reestruturação conceitual e funcional do PMO, a fim de atender ao conjunto de projetos que o escritório iria agregar em seu portfólio corporativo. A reestruturação foi iniciada em abril de 2018 e implantou desde então mais de 40 melhorias registradas no Sistema da Qualidade, de modo a se integrar no ciclo de PDCA da cooperativa.
Algumas das melhorias destacadas pela cooperativa foram:
- Redesenho dos processos do PMO com identificação de lacunas;
- Elaboração de procedimentos com diretrizes em gerenciamento de projetos;
- Envolvimento da alta administração no levantamento e priorização dos projetos;
- Definição dos critérios de priorização dos projetos;
- Criação do Comitê de Projetos, formado pelos superintendentes;
- Criação do Grupo Técnico de Projetos, formado pelas áreas de apoio;
- Implantação da análise de viabilidade econômica dos projetos, em parceria com a Controladoria;
- Formalização da documentação técnica para os projetos;
- Melhorias nos sistemas de informação de projetos;
- Workflow de aprovação das aquisições em projetos pelo PMO, em parceria com Suprimentos;
- Capacitação e formação de líderes técnicos em Projetos;
- Implantação da Gestão da Mudança em Projetos, com alçada de aprovação;
- Implantação da avaliação de eficácia em projetos, em parceria com a Controladoria;
- Criação do Banco de Lições Aprendidas e Biblioteca de Projetos;
- Implantação da pesquisa de satisfação em gerenciamento de projetos;
- Implantação e certificação na metodologia internacional PMO Value Ring.
Desenvolvimento e metodologia
O PMO da Unimed Vitória encontra-se diretamente ligado, na estrutura hierárquica, à Presidência da organização, atuando com uma estrutura do tipo diretiva e consultiva, na esfera de gerenciamento de projetos corporativos.
Toda a metodologia redesenhada para o Escritório Corporativo foi baseada nas melhores práticas do Guia PMBok (sigla em inglês para Project Management Body of Knowledge, ou Conjunto de Conhecimentos sobre a Gestão de Projetos).
O macroprocesso consiste em cinco grupos de processo, sendo eles:
- Iniciação: levantamento e priorização dos projetos corporativos;
- Planejamento: detalhamento do cronograma e orçamento dos projetos priorizados;
- Execução: atendimento às dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos;
- Monitoramento e Controle: aderência à documentação técnica e reportes para a alta administração;
- Encerramento: verificação de eficácia dos projetos, inclusive no âmbito orçamentário e físico.
Uma das lacunas de maior relevância identificada no redesenho do PMO foi a dinâmica de levantamento dos projetos para compor o portfólio de 2019 - realizado em 2018. Neste processo, foram realizados 13 fóruns, com duração total de 40 horas, envolvendo aproximadamente 80 líderes. Como resultado foram sugeridos 295 projetos.
Já para a composição do portfólio de projetos de 2020 - realizado ainda em 2019 -, foi feito apenas um workshop com a alta administração e conselho administrativo, com duração de quatro horas de trabalho, envolvendo aproximadamente 31 líderes, divididos em 9 grupos. Este processo resultou em 18 projetos prioritários, votados pelo próprio grupo e atrelados ao mapa estratégico.
Essa melhoria teve um impacto sistêmico positivo em todo o processo, tornando os projetos mais assertivos, robustos, complexos e focados na estratégia da cooperativa.
Fluxo de trabalho
Para cada projeto, são realizadas reuniões no mínimo mensais, nas quais são analisados o cronograma de entregas e o respectivo orçamento. Além disso, o andamento dos projetos é reportado à alta administração nas reuniões mensais de acompanhamento do planejamento estratégico.
Dependendo da demanda, o Comitê de Projetos se reúne semanalmente para tratar pautas específicas. No final de cada ano, o PMO realiza o inventário de todas as melhorias identificadas para o próximo ciclo e cadastra uma ocorrência no software da Qualidade visando à implantação no ano seguinte.
Resultados e aprendizados
O processo de gerenciamento de projetos se relaciona diretamente com a estratégia da cooperativa e com a área de Controladoria. Além disso, promove a integração e fomenta melhoria nos processos das áreas de apoio, como Suprimentos, Tecnologia e Marketing.
Entre os resultados de todas as práticas implementadas no PMO, a Unimed Vitória destaca:
- Priorização de 100% dos projetos levantados no ciclo 2019-2020, enquanto que no ciclo 2018-2019 foram priorizados apenas 29% dos projetos;
- Aumento orçamentário de 66% no portfólio corporativo de 2019 se comparado ao ano de 2018;
- Redução na perda orçamentária, que passou de 64,9% em 2018 para 22,7% em 2019;
- Aumento do nível de maturidade no Maturity by Project Category Model (MPCM), de 3,07 em 2018 para 3,60 em 2019;
- Maior controle de todas as mudanças em projetos relacionadas ao escopo;
- Aumento de 24% de projetos com cronograma em atraso devido à implantação de controle mais assertivo por meio do monitoramento da linha de base – o que significa que a cooperativa tem ações de correção de rota mais eficazes;
- Apresentação dos resultados obtidos no encerramento dos projetos com validação da área de controladoria;
- Colaboradores do PMO certificados na metodologia do PMO Value Ring
CONTATO DA COOPERATIVA
Janaina Dos Santos Betzel Carvalho, gerente de Estratégia, Novos Negócios e Projetos - janainacarvalho@unimedvx.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025
A Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa) criou o projeto "Nosso Solo, Nossa Colheita" para combater a degradação do solo. Com assistência técnica contínua aos seus cooperados, a iniciativa incentiva a rotação de culturas e a cobertura vegetal permanente, gerando ganhos econômicos e ambientais, como maior produtividade, menos erosão e maior sequestro de carbono.
Em uma das regiões mais isoladas do Brasil, a Ilha do Marajó (PA), o Sicoob Cooesa promoveu a criação da Cooperativa Mirim Marajoara. A iniciativa levou internet via satélite para a escola local e implementou um programa de educação cooperativista para crianças de 8 a 17 anos. Hoje, os jovens gerenciam sua própria cooperativa, desenvolvem projetos locais e transformam a realidade da comunidade.
O projeto Geração Cooperativa: Fortalecendo o Presente Construindo o Futuro, é uma iniciativa realizada em conjunto com o Sistema Ocemg e com a parceria da Coopcel - Cooperativa de Trabalho Cultural e Educacional da Região de Lajinha, com foco em evidenciar para as novas gerações e para as mulheres, os diferenciais do cooperativismo, promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa região. A iniciativa busca contemplar desde as crianças, com o espaço “Cooperando com o amanhã”, passando pelos cooperados, com cursos voltados a utilização de drones na agricultura e pela juventude e mulheres do campo com workshops voltados ao café no espaço “Coffee Coonect”. Ainda, buscando ampliar olhares, é promovido o workshop: A mulher na gestão da propriedade rural, com foco em cooperadas, mulheres, filhas e netas dos cooperados.