Sicoob Coopemata cria Centro Cultural e oferece aulas e atividades artísticas para a comunidade
Contexto e desafios
A cooperativa de crédito Sicoob Coopemata, fundada em 1998 no município de Cataguases, Minas Gerais, mantinha desde 2014 um projeto direcionado para a formação de crianças e jovens por meio da música e outras atividades artísticas. Durante os quatro primeiros anos, o projeto aconteceu em um salão paroquial e, depois, nas sedes administrativas do Sicoob Coopemata.
Porém, com o crescimento e amadurecimento da iniciativa, foi necessário buscar um espaço mais adequado para abrigá-la. Foi quando surgiu a ideia de criar um centro cultural para reunir arte, educação e cultura em um mesmo local, dando oportunidade para crianças e adultos de estudarem e se desenvolverem.
Em parceria com a Diocese de Leopoldina-MG, por meio de um contrato de comodato, em 19 de março de 2018 foi inaugurado o Centro Cultural Sicoob Coopemata (CCSC). O espaço, sediado em um imóvel referência da arquitetura modernista e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), funciona como um berço de educação, arte, cultura e patrimônio histórico disponível para toda a comunidade.
O centro conta hoje com cinco projetos contínuos, a saber:
- EnCantando: aulas de canto, contação de histórias, dança, desenho, flauta, teatro, teclado e violão para mais de 300 crianças e adolescentes
- Banda de Música Maestro Rogério Teixeira
- Coral de Adultos Cantos e EnCantos
- Coop.Lab: centro de inovação com equipamentos de ponta para desenvolvimento de projetos por funcionários da cooperativa
- EncantArte: grupo profissional formado por alunos egressos do EnCantando que faz apresentações, promove entretenimento às escolas e ajuda a revelar habilidades artísticas dos participantes.
Além destes projetos, o Centro Cultural promove visitas guiadas de turistas e cooperados e eventos do Sicoob Coopemata e de instituições que necessitem de um local para ações pontuais, como reuniões e palestras, entre outras atividades esporádicas alinhadas ao objetivo do espaço.
Com a manutenção do CCSC, a cooperativa visa a disseminar a sua atuação prática como agente transformador da comunidade em que está inserida.
Desenvolvimento e metodologia
EnCantando
Para participar como aluno das modalidades oferecidas pelo EnCantando, os interessados passam por um processo seletivo. São analisados o vínculo do candidato com um cooperado do Sicoob Coopemata e a classificação de acordo com nota obtida na avaliação e o período de integração.
Qualquer criança e adolescente pode se inscrever para o processo seletivo, porém consta no edital que aqueles que possuem vínculo com cooperados do Sicoob Coopemata têm prioridade para o preenchimento das vagas.
Como método de controle e incentivo para os alunos do EnCantando, é feito um acompanhamento da frequência e do aproveitamento escolar, além do relacionamento familiar. Juntamente com a reunião periódica dos pais, é aplicada uma pesquisa de satisfação na qual são colhidos depoimentos dos pais referentes ao alcance do projeto.
Banda de Música Maestro Rogério Teixeira
Aos músicos interessados em fazer parte da banda, as admissões acontecem por convite ou adesão voluntária. É exigida a presença em no mínimo quatro ensaios para a integração.
A Banda de Música Maestro Rogério Teixeira oferece toda a estrutura e os instrumentos para os ensaios e apresentações para cerca de 25 músicos. O grupo conta com um regente e todo o cadastro e acompanhamento dos ensaios e apresentações é feito por ele.
Coral de Adultos Cantos e EnCantos
As admissões para o coral também acontecem por convite e/ou adesão voluntária. O grupo também oferece toda estrutura e material para os ensaios de 30 participantes. O Centro Cultural abre suas portas para audições anuais e realiza, em um espaço alugado, uma belíssima cantata de Natal aberta à comunidade.
Coop.Lab
Além de sediar os programas sociais e de educação, a partir de 2020 o CCSC passou a ter ações desenvolvidas pelos colaboradores do Sicoob Coopemata. O centro de inovação Coop.Lab é um espaço para desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas para cooperados e colaboradores.
O laboratório tem também uma sala de informática, onde são ministradas aulas como Excel básico por colaboradores voluntários da cooperativa.
EncantArte
Por fim, o CCSC conta com um grupo profissional formado por alunos egressos do EnCantando e artistas locais, que atuam nas modalidades de dança e teatro. O grupo realiza apresentações em escolas, instituições e também para o público em geral.
Resultados e aprendizados
Com o CCSC, toda a comunidade ganhou um imóvel onde se concentram diversas atividades artísticas e culturais. Um espaço que está aberto a parcerias, inovações, disseminação do conhecimento e aprendizado de princípios e valores.
Já para a cooperativa, a criação do centro cultural proporcionou a reunião de todas suas iniciativas de responsabilidade social num mesmo lugar, tornando o trabalho mais estruturado e efetivo.
Os números mostram o sucesso da iniciativa. O total de alunos matriculados no EnCantando, por exemplo, passou de 30 em 2014 para 167 em 2015, e continuou crescendo até atingir 300 em 2019. Além disso, os relatos de familiares das crianças e adolescentes respaldam e confirmam a importância do centro cultural e seus projetos para dar oportunidades e promover o protagonismo e a inclusão social dos participantes.
O Coral de Adultos Cantos e EnCantos já possui o dobro de componentes desde a sua criação, atuando hoje com 30 participantes. Outro sinal do prestígio e da importância do CCSC foi a adesão de três outras instituições do município – Instituto Francisca Peixoto, Fundação Bauminas e Fundação Ormeu Junqueira Botelho – à manutenção da Banda de Música Maestro Rogério Teixeira.
Além de dar oportunidade para o público interno, o CCSC também promove eventos de organizações não governamentais e de diversos grupos da cidade e região, abrindo suas portas para exibições de trabalhos, apresentações de palestras, visitações de alunos, noites de lançamentos e autógrafos, bem como palestras acadêmicas de faculdades sediadas no município e na microrregião.
A prática está alinhada diretamente ao quinto e ao sétimo princípios cooperativistas, respectivamente, “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”.
CONTATO DA COOPERATIVA
Vanessa Lacerda Alves Fajardo, gerente de Controladoria - vanessa.fajardo@sicoobcoopemata.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Com a necessidade de padronizar a difusão e aumentar a quantidade dos conteúdos relacionados à cooperativa, o Sicoob União Centro-Oeste criou a Gestão do Conhecimento. Com a ajuda de três ferramentas, a iniciativa fomenta a produção de conhecimento entre os colaboradores de forma lúdica e inovadora.
Ao observar como entidades sem fins lucrativos com propostas sociais valiosas careciam de apoio, a Sicredi Celeiro MT/RR criou o programa Sicredi na Comunidade, que destina verba para projetos sociais, ambientais, educativos, culturais e esportivos. Entre 2005 e 2016, o programa contemplou 496 projetos.
Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.
Cooperativa de crédito centraliza área jurídica e cria fluxos de trabalho claros tanto para lidar com o contencioso como para prestar consultoria aos demais departamentos. Jurídico também produz indicadores que auxiliam na elaboração de treinamentos específicos para as necessidades da cooperativa.