Setor cooperativista reconhece excelência do sistema Unimed
O cooperativista Neivor Canton, ex-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e atual diretor da Aurora Alimentos, fez palestra sobre o sistema cooperativista durante o Curso para Novos Cooperados da Unimed, recém-encerrado em Chapecó.
No Brasil existem 889 cooperativas de Saúde que contam com o trabalho de cerca de 350 mil cooperados. Dos 13 ramos do setor cooperativista, Saúde é o segundo que mais emprega no país, com aproximadamente 35 mil pessoas.
Junto com o presidente da Unimed Chapecó, Luiz Roberto Dalla Costa, Canton reforçou que o sistema Unimed é a maior organização de trabalho médico da América Latina. Nasceu em Santos (SP), em 1967 e, hoje, estende seus serviços em 74,9% do território nacional com 14,6 milhões de clientes, 377 cooperativas médicas, 106 mil médicos cooperados, 3.596 hospitais credenciados e 66 hospitais próprios.
Em Santa Catarina, ao todo, existem 256 cooperativas em funcionamento. O ramo Saúde é o terceiro em número de cooperativas, com 33 em atividade e algo em torno de 9 mil cooperados, com destaque para a Unimed como modelo de sistema de atendimento em saúde. No Estado, existem 23 cooperativas Unimed, com 5.045 médicos cooperados e cerca de 923 mil clientes. (Fonte: Unimed Chapecó)