NOTÍCIAS
Coopercentral Aurora pode comprar unidade da Chapecó
A Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) pretende comprar e aperfeiçoar a unidade industrial de abate e processamento de suínos da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, cuja falência foi recentemente decretada. Essa posição foi assumida nesta semana pelo vice-presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster, e retrata a opinião dominante no Conselho de Administração e entre as 16 cooperativas filiadas.
A unidade, localizada em Chapecó, está arrendada para a Cooperativa desde dezembro de 2003 ao custo de R$ 10,8 mil reais/dia. O arrendamento prevê que, em caso de futura compra, o preço-referência ajustado contratualmente será R$ 58 milhões de reais com a correção do período e a dedução (desconto) dos aluguéis pagos.
Ao decretar a falência, a Justiça manteve o contrato de arrendamento que prevê opção de compra. Originalmente, a Aurora teria que exercer a opção de compra até novembro, mas pedirá prorrogação desse prazo por mais seis meses. Na eventualidade de compra, a Coopercentral utilizará recursos financiados para concretizar a aquisição.