Capacitação reforça profissionalização do cooperativismo no Nordeste
Iniciativa reforça compromisso do Sistema OCB em qualificar continuamente suas equipes estaduais
Com foco na profissionalização da gestão cooperativista, o Sistema OCB, com o apoio do Sescoop/PE, promoveu na semana passada, em Recife, dois dias de treinamento para equipes técnicas das OCEs do Nordeste. O evento, que teve início na quinta-feira (21), reuniu técnicos, analistas e coordenadores da região com o objetivo de capacitar as equipes na utilização de três ferramentas fundamentais para a atuação da entidade nacional: Arrecadação, SouCoop e Desempenho.
Para Guilherme Souza Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, a iniciativa reforça o papel da entidade em qualificar continuamente suas equipes. “Esse treinamento representa um passo importante para a profissionalização do cooperativismo brasileiro. Quando fortalecemos o conhecimento das nossas equipes estaduais, ampliamos a capacidade de atender às cooperativas de forma mais estratégica, entregando informações consistentes e apoio qualificado para a tomada de decisão”, afirmou.
Ele também destacou o impacto direto das ferramentas digitais na rotina das cooperativas. “As plataformas SouCoop e Desempenho nasceram com o propósito de trazer mais transparência, agilidade e visão estratégica para as cooperativas. Quanto mais bem preparadas estiverem as equipes que as operam, maior será o impacto positivo na ponta, no dia a dia das nossas cooperativas”, completou.
Na avaliação de Fábio Trinca, gerente Financeiro do Sistema OCB, o encontro contribuiu para nivelar o conhecimento entre os colaboradores das OCEs. “O treinamento foi uma oportunidade valiosa para que os colaboradores, tanto os mais experientes quanto os recém-chegados, pudessem se familiarizar com a operação desses sistemas, compreendendo sua relevância e a legislação que os rege. A iniciativa reforça o compromisso do Sistema OCB em equipar suas equipes com as ferramentas necessárias para um trabalho de excelência”, destacou.
Sistemas estratégicos
O SouCoop é a principal plataforma de gestão e atualização de dados das cooperativas. Por meio dela, as organizações mantêm suas informações em dia e têm acesso a serviços e soluções oferecidos pelo Sistema OCB. Além disso, a ferramenta concentra três processos essenciais para a representação do setor: o registro das cooperativas, a atualização cadastral e a consolidação dos dados que compõem o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.
O Desempenho, por sua vez, possibilita que as cooperativas acompanhem, em tempo real, seus indicadores econômico-financeiros e realizem benchmarking com organizações de todo o país. A plataforma apoia os gestores em tomadas de decisões mais assertivas, fomenta a autogestão, promove a transparência e contribui diretamente para a sustentabilidade dos negócios cooperativos.
Já o Arrecadação garante maior organização e padronização na gestão das obrigações financeiras das cooperativas, para manutenção da adimplência e regularidade do junto à OCB.