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Notícias saber cooperar

Cocamar divulga números recordes

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O ano de 2010 foi marcado pela superação de vários números por parte do Parque Industrial da Cocamar, um dos maiores do cooperativismo brasileiro.

De acordo com números do gerente industrial Valdemar Roberto Cremoneis, começando pelo processamento de soja, o volume no ano passado chegou a 872 mil toneladas, contra 822 mil de 2009.

Para 2011, a previsão é continuar crescendo e chegar a 920 mil toneladas. Por outro lado, a fabricação de bebidas prontas para consumo (néctares de frutas e bebidas à base de soja) atingiu 26,560 milhões de litros, frente a 22,530 milhões registrados em 2009.

A estimativa para este ano é evoluir para 32 milhões. O envasamento de óleo totalizou 7,243 milhões de caixas com 20 unidades de 900 ml cada, contra 7,140 milhões do ano anterior, devendo atingir 8,074 milhões em 2011.

Finalmente, a refinaria de óleo fechou o ano com 137.700 toneladas, um avanço sobre as 128.000 toneladas de 2009, setor que deve continuar crescendo. A previsão é de 147.000 toneladas neste ano.
(Fonte: Cocamar)

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Programa Aprendiz Cooperativo abre inscrições para novas turmas

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Com o objetivo de proporcionar às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/2000, que estabelece cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de São Paulo (Sescoop/SP) abre inscrições para as novas turmas do Programa Aprendiz Cooperativo nas cidades de São Paulo e Santo André.

O período de inscrição se estende de 13 a 22 de janeiro. As atividades do programa serão iniciadas no dia 31 de janeiro e terão a duração de um ano.
 
Na cidade de São Paulo, o Programa Aprendiz Cooperativo oferecerá aos jovens o Curso de Aprendizagem Cooperativista em Auxiliar de Administrativo. Em Santo André, os jovens inscritos participarão do Curso de Aprendizagem Cooperativista em Auxiliar de Vendas.
 
O Programa Aprendiz Cooperativo contribui para que a cooperativa se torne um espaço produtivo e educativo, oferecendo ao jovem a oportunidade de desenvolver competências para o trabalho e para a vida: cidadania, cultura, educação cooperativista e formação técnica adequada à sua entrada e manutenção no meio profissional.
 
Atualmente, o Programa Aprendiz Cooperativo atende a 274 jovens de 17 cooperativas em todo o Estado. Nos municípios de São Paulo e Santo André, onde há vagas para as novas turmas, 129 jovens de 8 cooperativas participam do Programa.
 
Para inscrições ou mais informações, a cooperativa deve entrar em contato com Jaciara Oliveira, do Núcleo de Formação Técnica do Sescoop/SP, pelo fone (11) 3146-6291 ou e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
(Fonte: Ocesp)

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Programa ambiental da Aurora forma 15 mil crianças

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De maio a novembro de 2010, a Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) e a Fundação Aury Luiz Bodanese desenvolveram o projeto “A Turminha da Reciclagem nas Escolas 2010”, com o objetivo de expandir a ideia da preservação ambiental. O projeto recebeu apoio do Sescoop/RS e das cooperativas gaúchas Cotrisal, Cotrijal e Cotrel.

Nesta semana, no auditório da Associação Comercial Indústrial Serviços e Agronegocios de Sarandi (ACISAR), em Sarandi (RS), ocorreu um café da manhã para apresentar os resultados do programa “A Turminha da Reciclagem” neste ano. A iniciativa demonstra a responsabilidade e o compromisso socioambiental com a comunidade.

A coordenação ficou centralizada na unidade da Aurora de Sarandi, com a professora Patrícia Signor, apoio da equipe da Fundação Aury Luiz Bodanese e supervisão da Unidade de Sarandi.

O trabalho foi desenvolvido com alunos de escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dos municípios de Sarandi, Erechim e Não Me Toque, envolvendo em torno de 15 mil alunos que foram transformados em agentes de conscientização dos pais, familiares, escola e comunidade.

“Este trabalho adquire uma dimensão extremamente maior, à medida que as crianças acolhem a ideia do projeto, são capazes de exercer forte influência conscientizadora sobre a família e toda a sociedade. É importante iniciar este trabalho socioambiental com esta geração que terá a missão de tornar nosso mundo mais sustentável e ciente da importância de preservarmos e antes de tudo, respeitar a vida existente sob o planeta”, observou Patrícia.

Foram alcançadas mais de 100 escolas, que receberam a visita do projeto, e foram estimuladas a realizar práticas que objetivam a preservação e cuidado com o meio ambiente, separação do lixo e reciclagem. O tema foi tratado de forma lúdica, dinâmica e prática, aproximando ao máximo os problemas ambientais da realidade dos alunos, exemplificando com ações do dia a dia, que mostram que cada um pode ajudar a salvar o planeta, começando a separar o lixo que produz.

“A Turminha da Reciclagem representa uma importante ação social e marca a presença da Aurora Alimentos e Fundação ALB na sociedade onde estão inseridas no RS. Um reconhecimento, aceitação e apoio que fortalecem a marca e o espírito cooperativo da Aurora e de seus parceiros junto a comunidade”, ressaltou a supervisora administrativa da Unidade Aurora de Sarandi, Claudia Pasquali.

Os participantes receberam um livro, adesivos e uma carteirinha, que concede descontos em mais de 50 livrarias. Para as escolas, foi entregue um CD com as músicas e um jogo com lixeiras adaptadas para a separação de cada resíduo, transformando a escola no primeiro lugar onde os alunos possam se habituar a fazer a separação.

“Achei o projeto muito legal, porque desde pequeno nós já reciclamos o lixo e assim, ajudamos o meio ambiente. O que eu também gostei foram as músicas, o ratão e todos os personagens da Turminha da Reciclagem. Se pudesse, gostaria que todos os lixos fossem para as lixeiras certas para reciclar, assim o mundo seria melhor”, disse o aluno João Vitor Rohr, do 4º ano da escola Piero Sassi de Carazinho.

Em menos de oito meses, foram percorridos em torno de 8.000 quilômetros para levar a essência do cooperativismo e consciência ambiental até as crianças. Estima-se que, se cada criança participante falar da Turminha da Reciclagem para pelo menos três pessoas, os nomes do projeto e da Aurora chegarão a mais de 45 mil pessoas.

“O projeto é uma semente que plantamos no coração de cada aluno participante e um reflexo da preocupação ambiental de todas as empresas envolvidas. Fazer a criança entender que o meio ambiente faz parte da nossa vida e que, cada atitude que realizamos hoje tem reflexos por gerações, é um processo importante para que se construa uma sociedade mais preocupada com o outro, com o planeta e com as consequências de seus atos. Pois preservar o meio ambiente é uma opção de vida”, finalizou Patrícia.
(Fonte: Ocesc)

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Cooperjovem será implantado em Jacinto Machado

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Nos meses de novembro e dezembro a Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) e escolas da região (E.M.E.B. Albino Zanatta, E.E.B. Abel Esteves de Aguiar, E.E.B. Jacinto Machado), disponibilizou aos professores várias capacitações, para possibilitar a implantação do Programa Cooperjovem em Jacinto Machado. Segundo a psicóloga da Cooperja, Janaina Cibien, o objetivo é a inserção do cooperativismo nas escolas.

Em novembro aconteceu a primeira etapa do treinamento em Criciúma, juntamente com cooperativas e escolas de outras regiões. O instrutor foi Ney Guimarães, que trabalhou o paradigma da cooperação no ambiente escolar; fundamentos do Cooperjovem, suas justificativas e sua razão de ser; historia e princípios do cooperativismo; e motivação para a implantação do programa.

A segunda etapa aconteceu em Balneário Arroio do Silva, e as palestras foram ministradas por professores da escola CEM (cooperativa educacional Magna), que já faz este trabalho. “Abordaram temas como: o Cooperjovem nos projetos da escola, dentro do PPP e transdiciplinaridade.

De acordo com a experiência desta escola, percebe-se que o Cooperjovem aproxima não somente o professor do cooperativismo, mas todos os integrantes do processo. Os alunos mudam, a comunidade se aproxima. A família e a escola são parceiras. Não é possível fazer com que o aluno absorva conhecimento sem a participação da família”, afirma Janaina.
(Fonte: Ocesc-Sescoop/SC)

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Natal da Cooperação já arrecadou mais de 5 mil brinquedos

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A Campanha Natal da Cooperação bateu todos os recordes nesta 2ª edição. Até o momento já foram contabilizados mais de 5 mil brinquedos arrecadados em todo o Estado. Sua primeira edição foi em 2009 e arrecadou cerca de 2200 brinquedos.

Essa campanha visa incentivar a prática da responsabilidade social entre as cooperativas e seus cooperados, destacando a importância da cooperação e do interesse a comunidade, tão inerente a filosofia do cooperativismo.

A ação começou dia 18 de outubro e foi até 30 de novembro, promovida pelo sistema OCB//MS em parceria com o Sicredi, Federação das Unimeds de MS e Unimed Campo Grande. Todos foram postos de arrecadação, além das cooperativas participantes.

A primeira entrega ocorreu na quarta-feira (8/12), e as demais acontecem até o dia 18.

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Brasil e Alemanha formalizam parceria

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Os alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) terão a oportunidade de participar de estágios nas cooperativas da Alemanha. Isso será possível graças ao convênio de cooperação técnica firmado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV). O acordo foi assinado durante a comemoração da irmandade entre Nova Petrópolis e Sunchales, na última terça-feira (30/11).

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, explica que o convênio é composto por dois objetivos principais. O primeiro é promover a troca de conhecimentos no campo acadêmico, através da parceria do grupo alemão com a Escoop - além dos benefícios aos alunos, os professores da Faculdade também poderão fazer intercâmbios com a Alemanha.

A segunda meta é realizar auditorias internas nas cooperativas. Perius ressalta que, na concepção dos alemães, isso significa efetuar uma revisão dos processos internos, analisando negócios e operações - diferente do Brasil, onde a auditoria interna é entendida, muitas vezes, como avaliação de balanços contábeis. “Essa medida pretende gerar mais rentabilidade às cooperativas”, disse.

Arno Boerger, da GFA Consulting Group, que presta consultoria ao Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, afirmou: “Em três anos, queremos atingir a meta das cooperativas melhorarem os serviços para seus associados”. Klaus Supp, representante do Ministério, destacou o papel das cooperativas gaúchas na produção de alimentos e a força da agricultura no Brasil. “Sabemos dos desafios globais de alimentação e energia e precisamos de uma alternativa justa e sustentável. Por isso oferecemos parcerias como esta”.

Participaram da assinatura do convênio, ainda, o gerente de projeto da DGRV, Christoph Plessow, e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
(Fonte: Ocergs-Sescoop/RS)
 

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Sescoop/PR lança revista científica

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Durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, foi lançada a revista “Paraná Cooperativo – Técnico e Científico - edição especial 1”, elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Paraná (Sescoop/PR) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV).

A publicação traz oito trabalhos de conclusão de curso, selecionados por um grupo de profissionais das duas instituições, para tornar pública a produção intelectual dos alunos cooperativistas.

“Esta primeira edição da revista concretiza nossa meta de difundir artigos acadêmicos e divulgar experiências técnicas e científicas que contribuam para elevar a qualidade e a estratégia de ação das cooperativas, melhorando a competitividade e preparando o setor para atuar num mercado globalizado e cada vez mais desafiador, sob o aspecto tecnológico e profissional", afirmou o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski.

Koslovski acrescentou ainda que "s autores dos artigos publicados foram selecionados num universo de mil alunos, que é o significativo número de participantes de curso de pós-graduação voltados às cooperativas paranaenses, realizados em parceria pelo Sescoop/PR e o ISAE/FGV" e que "o objetivo dessa publicação é também permitir que um maior número de cooperativistas possam acessar informações sobre os diferentes trabalhos elaborados pelos participantes dos cursos que têm apoio do Sescoop/PR”.

De acordo com o Superintendente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, a publicação da revista representa mais uma ação concretizada a partir da parceria com a Ocepar e o Sescoop/PR. “É uma grande conquista, afinal de contas, é importante que o conhecimento desenvolvido possa ser registrado para que possa ser compartilhado e servir de exemplo para outras instituições, outras cooperativas e mesmo fora do Paraná. Por ser uma revista científica é importante que isso também transite em outros ambientes educacionais."

Norman de Paula afirmou também que, "muito provavelmente, os trabalhos aqui publicados servirão de referência para outras teses e trabalhos, além de inspirarem gestores de outras cooperativas a também desenvolverem e produzirem academicamente artigos, escreverem a respeito de avanços que podem ser desenvolvidos a partir de processos de pesquisa, de treinamento. Isso é uma prática no mundo inteiro, mas que isso possa ter um grau de contribuição muito grande aqui para o Brasil".
(Fonte: Ocepar)

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Ocesc lança Cooperjovem em nove cooperativas

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O Programa de Formação Juvenil (Cooperjovem), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), terá uma intensa programação de lançamento, no mês de dezembro, no oeste do estado.

O programa tem por objetivo fortalecer o cooperativismo através da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.

Neste ano, o Cooperjovem passou por uma nova proposta de estruturação do processo metodológico e de implementação na rede de ensino público municipal e estadual de Santa Catarina. As inovações, segundo a coordenadora Patrícia de Souza, foram orientadas para o fortalecimento e expansão do programa para as escolas que já participam e para as novas escolas que estão aderindo.

Esse trabalho começou a ser desenvolvido em março de 2010, com base em um levantamento de informações, visitas e reuniões realizadas nas escolas integradas ao programa desde a sua implantação em 2001.

Após este levantamento, foi estruturada uma nova metodologia, que culminou na realização do primeiro Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, realizado no mês de julho em Florianópolis.
 
Ali, reuniram-se mais de 120 representantes de todas as escolas, cooperativas, secretarias municipais e gerências regionais de Educação parceiras do programa.

Os objetivos foram compartilhar experiências e definir o cronograma das capacitações de formação de professores que estão sendo realizadas em cinco diferentes regiões do Estado até dezembro.

Até o fim do ano serão concluídas todas as etapas dos cursos de formação de professores e iniciada a ampliação do Cooperjovem para novas escolas, no ano letivo de 2011.

O Cooperjovem envolve mais de 200 professores capacitados e preparados para executar o programa que beneficia 5.000 alunos do ensino fundamental.

PROGRAMAÇÃO
6/12 - cerimônia de lançamento do Cooperjovem, às 13h30, no Sicoob São Miguel, em Paraíso (SC) e às 19 horas na Cooperitaipu em Pinhalzinho

7/12 - lançamento do programa às 8h30, no Sicoob São Miguel, em São Miguel do Oeste e às 13h30 no Sicoob São Miguel em Dionísio Cerqueira

9/12 - lançamento  do programa no Sicoob São Miguel, em Palma Sola, às 13h30. Às 19 horas, na Auriverde em Cunhaporã

10/12 - lançamento do programa às 8h30, na Cooper A1, em Palmitos. Às 13h30, no Sicoob São Miguel em Bandeirante e às 19 horas, na Coperio em Joaçaba.
(Fonte: Ocesc)

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Sescoop/AL seleciona jovens líderes

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O Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo de Alagoas (Sescoop/AL) realizou neste sábado (27/11), no povoado de Pindorama, em Coruripe (AL) seleção para mais uma turma do Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas.

As inscrições foram abertas há cerca de um mês, na Cooperativa Pindorama, e até a última quarta-feira mais de 80 jovens entre 16 e 24 anos se candidataram.

Os candidatos fizeram uma prova de redação, interpretação de texto e logo após iniciaram-se as entrevistas. De acordo com a gerente de capacitação do Sescoop/AL, Marivá Pereira,  “o programa Jovens Líderes visa capacitar e gerar oportunidade, dentro da doutrina do cooperativismo, aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”.

Para participar da seleção, os interessados devem estar cursando o nível médio ou já terem concluído. Outro item avaliado nos candidatos foi a ligação dos jovens com a Cooperativa Pindorama e com o cooperativismo em geral. A gerente de capacitação revelou que serão formadas duas turmas com 40 alunos.

Os critérios para avaliar os alunos foram: comprometimento, compreensão sobre o que é cooperativismo e disponibilidade, já que o curso terá a duração de pouco mais de um ano e meio com aulas uma vez por mês aos sábados e domingos.

A Cooperativa Pindorama desenvolve, hoje, no estado, um dos projetos modelo com jovens deste programa: o projeto Pimenta Malagueta.
(Fonte: Sescoop/AL)

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Sescoop divulga resultado do processo seletivo nº05/2010

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da 3ª etapa do processo seletivo nº 05/2010 - Entrevista Técnica e convoca candidatos para a apresentação de documentos para a função Auditor – Tomadas de Contas Especiais.

Clique aqui e acesse o resultado da 3ª etapa. 

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Ocesp recebe diplomatas da Argentina e Nova Zelândia

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Na manhã da última terça-feira (16/11), o presidente da Organização das Cooperativas de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande, recebeu o embaixador da Argentina, Juan Pablo Lohlé.

Em rápida reunião, Lohlé expôs a intenção de aproximar o cooperativismo agropecuário do Brasil e da Argentina. “Os dois países têm o setor agrícola forte. Poderíamos incentivar parcerias e negócios entre nossas cooperativas”, frisou o argentino, que aproveitou o encontro para convidar Del Grande para a XVII Conferência Regional da ACI Américas, que acontece em Buenos Aires entre 22 e 26 de novembro.

Na semana anterior, dia 9/11, o presidente da Ocesp recebeu o embaixador da Nova Zelândia, Mark Trainor. A reunião também contou com a participação de Américo Utumi, assessor especial da Ocesp e diretor da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Os representantes da Ocesp apresentaram um panorama socioeconômico das cooperativas que atuam no Estado de São Paulo e buscaram informações sobre possíveis destinos para produtos e serviços de cooperativas paulistas.
(Fonte: Ocesp)

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Mais uma ação de promoção social é desenvolvida pelo Sescoop/BA

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O SESCOOP-BA promove no período de 04 a 06 de novembro mais uma ação da Campanha Tudo por um Sorriso. A ação será desenvolvida no município de São Sebastião do Passé, em parceria com a Cooperativa Nacional de Transporte Terrestre - COOMAP, e ocorrerá em paralelo com a Semana Sebastianense do Cooperativismo.

O objetivo da Campanha é despertar o município para a prevenção da saúde bucal e  medição de dois indicadores de saúde – pressão arterial e glicemia. As ações de aferição da pressão e glicemia serão realizadas pelos profissionais da Cooperativa de Saúde e Serviços Correlatos -  Coopersáude e as ações de saúde bucal, que inclui  aplicação de flúor, orientação quanto à escovação correta e distribuição de um kit para a higiene bucal, pelos cooperados da Cooperativa de Trabalho Odontológico - Uniodonto Salvador.

A espectativa é que sejam atendidos cerca de 1.000 participantes. Para o Presidente da OCEB/SESCOOP-BA, Cergio Tecchio, essa ação de promoção social visa buscar qualidade de vida aos cooperados e seus familiares.
(Fonte: Sescoop/BA)

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Sescoop contrata Auditor

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga a abertura de inscrições para o processo seletivo n° n. 5/2010. Trata-se do preenchimento de vaga para a função de Auditor – Tomadas de Contas Especiais. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente via internet, no período de 25 a 29 de outubro.

Os interessados em participar do processo seletivo, após acessar a publicação de abertura da vaga e tomar conhecimento dos detalhes do processo, devem preencher o formulário de inscrição, salvar o arquivo com seu nome completo e encaminhá-lo via e-mail para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.Clique aqui e acesse a página com a publicação e ficha de inscrição.
 

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Cooperativa de crédito não é banco, é melhor!

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Hoje, 21 de outubro, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Apesar do grande crescimento deste ramo no país - mais de 3,4 milhões de brasileiros aderiram ao cooperativismo de crédito até o final do ano passado - muitos ainda desconhecem seus benefícios. Explico melhor: uma cooperativa de crédito pode oferecer os mesmos serviços que bancos convencionais, como talão de cheques, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, conta poupança etc, mas com inúmeras vantagens. A primeira delas é que, na cooperativa, o ser humano é o que importa.
 
Justamente por isso, os associados estão livres de um problema que constantemente atinge clientes de bancos convencionais: as greves. Quase todos os anos, as grandes instituições bancárias têm os serviços paralisados devido a incompatibilidades nas negociações com seus funcionários - neste ano, a greve dos bancários foi iniciada em 28 de setembro e se prolongou por 14 dias. Já as cooperativas, por terem negociações salariais diferenciadas com seus colaboradores, mantêm seu atendimento ao cooperado - que é rápido e personalizado - normalmente. 
 
E as vantagens não param por aí. Como sócio (isso mesmo: sócio; pois em uma cooperativa o associado também é dono), o cooperado tem direito a participação nos lucros – que chamamos de sobras. Este resultado, obtido ao final de cada exercício, pode ser restituído ou destinado a investimentos no próprio negócio – de acordo com decisão tomada em assembleia, cuja participação é aberta a todos os empreendedores.
 
Além disso, o cooperativismo de crédito é mantido pelos próprios associados, que injetam capital no negócio por meio de quotas-partes. O valor fica acumulado em uma conta-capital, que funciona como uma espécie de previdência – uma vez que retorna ao cooperado, de acordo com critérios determinados pelo estatuto de cada cooperativa.  E é pelo fato de ser mantida por capital próprio, que, diferente dos bancos convencionais, as cooperativas não passaram sufoco no período da crise de crédito de 2009.
 
Por esses e outros motivos, o cooperativismo de crédito se mostra como a melhor alternativa para movimentações de contas e demais operações financeiras, reunindo em Goiás 82 mil pessoas que decidiram trocar o status de mais um cliente do banco pelo de sócio de uma cooperativa. Como entusiasta, e atuante há mais de uma década no sistema, eu ainda poderia listar outras inúmeras vantagens. No entanto, para descobrir os verdadeiros benefícios que ele pode proporcionar, o melhor mesmo é vivenciá-lo.
 
Felicíssimo Sena é sócio-fundador e presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados (Credijur).

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Cooperativas educacionais apresentam alto desempenho e preço justo

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O final do ano se aproxima e a dúvida sobre a escolha da melhor escola volta à cabeça dos pais. Afinal, qual a melhor escola para matricular seu filho? Segundo especialistas da área de educação, há várias respostas para esta pergunta, justamente porque as famílias têm diferentes tipos de formação e educação. Para eles, a questão que deve ser respondida é: o que se espera da instituição de ensino que vai dar a formação à criança?

Entre as tantas alternativas, a cooperativa educacional surge com uma proposta diferenciada. Constituída pelos pais dos alunos, as cooperativas educacionais decidem em assembleia questões como a escolha do corpo docente, da metodologia a ser aplicada e a forma da aplicação dos recursos e rateio de despesas. Isso permite aos pais cooperados participarem ativamente da composição dos custos. São instituições que buscam mais que a melhoria da qualidade do ensino, pois preparam seus alunos não somente para o vestibular, mas para a vida e para a cidadania. “As escolas cooperativas incentivam a cooperação e o respeito às diferenças, além de terem como pano de fundo o empreendedorismo”, salienta o diretor do ramo Educacional da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Marcos Henrique dos Santos.

Os resultados desse trabalho amplo na formação dos alunos têm se refletido positivamente também na performance das escolas. No Enem de 2010, 26 cooperativas educacionais de São Paulo tiveram posição de destaque nas cidades onde estão sediadas, alcançando o 1º, 2º ou 3º lugar. É o caso da Nova Geração Cooperada (Birigui), da Educativa (São Carlos), e da Coopel (Leme), que obtiveram o 1º lugar; da Cooperativa Educacional de Lençois Paulista, que alcançou o 2º lugar; e da Cooperativa Educacional de Ubatuba, 3º lugar.

O valor da mensalidade pode ser também um atrativo. Não é regra geral, mas, por não visarem ao lucro, as escolas de cooperativas podem apresentar o custo da mensalidade inferior ao das escolas particulares tradicionais. “Como o principal objetivo do sistema cooperativista não é o lucro, mas a qualidade de vida dos cooperados, todas as sobras são revertidas à cooperativa na forma de investimento e melhorias”, explica o diretor Santos, também presidente da Educativa.

De acordo com ele, outra vantagem desse sistema cooperativo educacional é a possibilidade da compra coletiva do material didático, que proporciona uma redução que pode chegar a 25% em relação ao preço de mercado. A Educativa, que segue um modelo pedagógico próprio, realiza em novembro a compra do material diretamente dos fabricantes e das editoras. “Além dessa redução de custo, não nos estressamos no início do ano com a maratona da busca por melhores preços”, diz o presidente da cooperativa.

Para os pais que têm intenção de matricular seu filho em uma cooperativa educacional, Santos dá um conselho: “é importante conversar com um pai cooperado ou com um estudante de uma cooperativa para conhecer os benefícios das cooperativas educacionais e sentir-se seguro com a mudança de instituição de ensino. É bom lembrar que, ao optar por uma escola de cooperativa, o pai passa automaticamente a ser cooperado, ou seja, dono de parcela do negócio. Há, dessa forma, uma mudança conceitual importante, pois o pai passa a ter o direito de opinar e decidir sobre as diretrizes da instituição que forma seu filho”, conclui.

Surgidas na década de 90, as cooperativas educacionais funcionam de acordo com as diretrizes do MEC e com a Lei 5.764, que rege o cooperativismo no país. Somam 53 no estado de São Paulo e atendem mais de 15 mil alunos, de acordo com a Ocesp. No Brasil, são 327 cooperativas deste ramo (Fonte: Ocesp)

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Cooperativismo e Arte nos Parques - Especial Dia das Crianças

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Brincadeiras com palhaços e apresentação da Orquestra Musiart (Cooperativa de Arte e Música de Minas Gerais) são algumas das atividades previstas para a manhã deste sábado (16/10), de 8h às 12h, no Parque Fazenda Lagoa do Nado - Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã, em Belo Horizonte. A iniciativa é do Sistema Ocemg-Sescoop/MG.

Trata-se de mais uma edição do projeto Cooperativismo e Arte nos Parques de BH, desta vez em comemoração ao Dia das Crianças. Haverá ainda recreação infantil, distribuição de brindes, orientações odontológicas, oficinas de artesanato e difusão dos valores cooperativos. Além da Musiart, participam da iniciativa as Cooperativas de Trabalho Odontológico de Belo Horizonte (Uniodonto BH) e de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica Ltda (Coopifor).

A proposta do projeto é oferecer uma opção cultural diferenciada para a sociedade nas manhãs de sábado. A iniciativa foi lançada em 2008 e, desde então, vem encantando os belo-horizontinos nas principais datas comemorativas do ano. Mais informações pelo telefone 31. 3025-7110.

Confira a programação de outubro e novembro:
16/10 – Parque Fazenda Lagoa do Nado - Itapoã
06/11 – Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas) – Barreiro de Cima
27/11 – Parque Jacques Cousteau – Betânia (Fonte: Ocemg)

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Ocesc/Sescoop promove curso sobre substituição tributária e sped fiscal

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Orientar para o entendimento da legislação do sped fiscal e substituição tributária. Este é o objetivo do curso que a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), promovem no dia 8 de outubro, no Hotel Porto da Ilha, em Florianópolis (SC). 

O coordenador de treinamento do Sescoop, Ramiro Hensel, explica que o cronograma do curso é formado por dois módulos. O módulo 1 abordará a substituição tributária legislação, conceitos, produtos sujeitos ao regime, base de cálculo, forma de cálculo, restituição e ressarcimento, obrigações acessórias e peculiaridades de cada produto. 

O módulo 2 abordará o SPED Fiscal, legislação, conceitos, empresas obrigadas, preparação para geração dos registros,  geração de registros referentes ao documento fiscal, lançamentos complementares, certificado digital,  PVAs (Programa validador e assinador), PVA fiscal, além de perguntas e respostas. 

O curso será apresentado pelo economista tributário, José Valério Medeiros Jr.  Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado em Auditoria e em Administração Financeira, é autor do livro Manual de Auto Ajuda do ICMS-SC, com experiência (10 anos) na área de tributos indiretos, instrutor e palestrante na área de ICMS/IPI do SESCOOP/SC, ex-consultor da Ernest & Young (Sotec-Aud), BTC, CENOFISCO e KOENIG. Também é autor de diversas matérias e artigos relacionados a tributos indiretos. Atualmente é diretor e sócio da Prime Consult e consultor tributário do Gasparino, Fabro, Lebarbenchon, Roman, Sachet & Marchiori Advogados. 
   
As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de outubro,  através do site www.ocesc.org.br . Mais informações, pelo telefone (48) 3878 8800. (Fonte: MB Comunicação)
 

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Programa Queijo Minas Artesanal oferece curso a produtores

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Em seu quinto ano de edição, o Programa de Apoio à Produção do Queijo Minas Artesanal – Padrão e Identidade - comemora os bons resultados e inova proporcionando aos produtores um curso de noções básicas sobre cooperativismo. A ideia contempla uma demanda dos próprios produtores, que solicitaram mais informações sobre o cooperativismo a fim de se organizar melhor, reduzir custos, eliminar os atravessadores e alcançar melhor posição diante do mercado.

O Sistema Ocemg/Sescoop-MG é o responsável pela realização do curso direcionado ao Programa, que já aconteceu nas cidades de Medeiros, São Roque de Minas, Araxá, Sabinópolis, Serra do Salitre e Rio Paranaíba. A iniciativa tem como objetivo apresentar o cooperativismo aos produtores, incentivando-os a conhecerem as práticas cooperativistas e, assim, alcançar o retorno esperado.

O Programa Queijo Minas Artesanal, tem como foco a melhoria da qualidade do queijo minas fabricado no Estado, por meio de ações de capacitação dos produtores, estímulo às boas práticas agropecuárias e de fabricação para o cadastramento no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Vale lembrar que o cadastramento no IMA significa que o produto está apto a ser comercializado.

Este ano, foram confirmados 50 produtores no Programa, que também continua oferecendo cursos voltados às boas práticas de produção, exames de tuberculose e brucelose dos rebanhos e análises físico-químicas e microbiológicas da água e do queijo.
 
A instrutora das atividades no Programa é a médica veterinária Heloísa Magalhães, cooperada da Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica (Coopifor). Leonardo Santana, da equipe técnica do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, também acompanha.
 

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Dia C: exemplo de cidadania

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Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG realizou, em parceria com as cooperativas mineiras, o Dia de Cooperar (Dia C). A iniciativa aconteceu em todo o Estado no último sábado (28/8) e comprovou o exemplo de cidadania e solidariedade do segmento. No total, foram 191 cooperativas inscritas, de todas as regiões, que promoveram uma verdadeira maratona voluntária em benefício do próximo.

O leque de atividades desenvolvidas no Dia C abordou desde doação de sangue, composição de cadastro de doadores de medula óssea, arrecadação de alimentos, roupas e materiais de limpeza, ruas de lazer, prestação de serviço à comunidade (corte de cabelo, expedição de documentos), até reforma de escolas e assistência a entidades filantrópicas. (Fonte: Ocemg)

Este ano, a ação do Sistema Ocemg/Sescoop-MG beneficiou a Casa Lar Dona Eva, localizada no bairro Tupi, que atende a 38 pessoas, de todas as idades. Os voluntários do Sistema promoveram uma rua de lazer em frente ao Lar no Dia C, com oficinas de desenho e pintura, teatro, distribuição de brindes e recreação infantil.

Desde julho, entretanto, a Entidade vinha acompanhando de perto o trabalho da Casa Lar Dona Eva e fez um levantamento das principais necessidades do local. A partir da mobilização dos voluntários, foram encaminhadas fraldas geriátricas, uma TV, roupas, material de limpeza e alimentos. Além disso, o Sistema cuidou das instalações elétricas e já está refazendo o telhado da área externa da instituição. A anfitriã do Lar, Eva Leopoldina Alves de Lima, estampava felicidade em seu sorriso. “O Dia C é um exemplo de bondade, pois sem ajuda não seria possível levar essa ideia adiante”, revelou. Ela fez da sua casa uma extensão de amor e acolhe aqueles que mais precisam desde 1976.

O presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, ressaltou que a data tem por objetivo mudar a vida das pessoas, repassando lições de cidadania e valores de cooperação. “A missão cooperativista é ajudar as pessoas a transformarem suas vidas e o Dia C consolida mais uma prática de responsabilidade social do segmento”, enfatizou.

Carlos Roberto da Silva, que doou mão de obra para a reforma do telhado da área de serviço do Lar, falou com satisfação sobre o trabalho. “O sentimento de poder ajudar é maravilhoso. Precisamos de mais parcerias e voluntários para essas causas. Todo mundo pode contribuir. Assim construiremos um mundo melhor de se viver para todas as pessoas”, afirmou.

Segundo o superintendente do Sistema, William Bicalho, o Dia C veio para ficar e hoje já integra o calendário de ações do cooperativismo mineiro. “Estamos conseguindo sensibilizar as pessoas a serem voluntárias. Esperamos alcançar Minas Gerais inteira em prol de uma sociedade melhor, afirmou.

 

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Dia C agita o bairro N. Srª de Lourdes, em São Lourenço

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Mais uma vez o Dia C foi um grande sucesso em São Lourenço (MG). Criado pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG (Organização das Cooperativas do Estado  Minas Gerais e Sistema Nacional de Ensino do Cooperativismo), o Dia de Cooperar tem o objetivo de promover e estimular ações voluntárias das cooperativas em todo o Estado. Para esta segunda edição do Dia C, mais de 200 cooperativas se inscreveram, com diferentes ações em benefício de suas comunidades.

Em São Lourenço a Unimed coordena o movimento e realiza pela segunda vez uma Ação Global de Solidariedade, envolvendo mais de 70 empresas e organizações parceiras da cidade. No ano passado, o bairro beneficiado foi o Alto Santo Cruzeiro e este ano o local escolhido foi o N. Srª de Lourdes, um dos bairros mais populosos e carentes da cidade. Mais de mil moradores participaram das atividades propostas nas oficinas sociais, de saúde, esportes e lazer. (Assessoria de Comunicação Unimed Circuito das Águas)
 

 

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