Ramo Agropecuário cearense realiza reunião na OCB/CE

"

 A programação foi aberta pelo presidente da OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, e pelo coordenador geral de Apoio ao Agronegócio Cooperativo do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Denacoop), Agamenon Leite Coutinho. Em seu discurso, Coutinho destacou que quando assumiu o cargo no ministério a prioridade do órgão seria atender as regiões mais carentes do País. O fato se confirma na prática. Do total de recursos repassados pelo Denacoop, a maior parte, 39%, destinou-se à região Nordeste, depois vem o Centro-Oeste que recebeu 19%.
O coordenador lembrou que recentemente houve a aprovação de R$ 200 mil para projetos de estudos estratégicos direcionados ao setor leiteiro no Ceará. Ele adiantou ainda que existe a possibilidade de se realizar ações conjuntas entre o sistema cooperativista e a Petrobrás, visando à produção de biodiesel.
Em seguida, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentou um panorama das cooperativas brasileiras na palestra “O Cooperativismo no Brasil – Tendências e Perspectivas”. Freitas apontou dados significativos, traçando um paralelo entre os salários pagos por cooperativas e empresas privadas. “As cooperativas brasileiras pagam em média salários maiores que as empresas privadas. No caso do nordeste, o índice chega a 41% a mais”. 
Durante a palestra, o presidente frisou que o cooperativismo é mais uma ferramenta econômica, “não é muleta para ninguém. Cooperativismo é desenvolvimento econômico com justiça social”, destacou. Logo após, o presidente do Sistema Faec/Senar, José Ramos Torres de Melo, apresentou a palestra Endividamento Rural – Repactuação das Dívidas. Segundo ele, o excessivo grau de endividamento das cooperativas cearenses ocorreu “por força de políticas públicas equivocadas”.  (Fonte: OCB/CE)

"

Conteúdos Relacionados