cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS REPRESENTAÇÃO

Potencialidade no Jamari foi foco de Seminário em RO

Debater as particularidades das cooperativas que atuam no ramo mineral. Foi com esse propósito que o Sistema OCB em Rondônia realizou, na última sexta-feira (6/10), o I Seminário do Ramo Mineral, tendo como foco a legalização e as potencialidades do setor no Vale do Jamari. Contando com representantes de órgãos públicos e privados ligados ao setor ambiental, o evento proporcionou o debate e o entendimento sobre temas como a burocratização diante das cooperativas minerais, a falta de conhecimento de autoridades sobre as atividades das cooperativas e a potencialização de ações que fomentam o crescimento do setor.

“Foi um encontro muito importante para esclarecermos tanto os deveres quantos os direitos das cooperativas do ramo mineral e demonstrarmos o quanto essas cooperativas contribuem para o crescimento econômico do estado de Rondônia”, destacou o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues.

Deputados estaduais, federais, senadores, representantes de cooperativas do ramo mineral e de crédito, cooperados, acadêmicos e empresários estiveram presentes no auditório da Faculdade Faema, em Ariquemes. Convidada como uma das palestrantes do evento, a analista técnica e econômica do Sistema OCB, Flávia Zerbinato, resumiu o Seminário como uma porta aberta aos participantes para exporem suas angústias junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores que jlá estiveram. Temas como as Medidas Provisórias 789, 790 e 791 – que tratam da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), do Regime de Extração e da Agência Nacional de Mineração (ANM) tiveram os principais pontos de atuação e alerta apresentados aos participantes.

Números - 80% da produção mineral de Rondônia é de cooperativas. As principais matérias-primas da região são ouro, cassiterita e estanho. Ao todo, a região Norte possui 50 das 79 cooperativas de todo o país, e 17 delas estão em Rondônia. Falando em empregos: As cooperativas da região Norte empregam, de forma direta, 148 pessoas, sendo 127 em Rondônia. No geral, o ramo mineral emprega 187 pessoas.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.