Parlamentares reforçam apoio ao Cooperativismo de Crédito


Uma grande confraternização marcou o encerramento da reunião do Conselho Especializado do Ramo Crédito da OCB (Ceco), que aconteceu nesta semana na Casa do Cooperativismo. Em jantar nesta quinta-feira (5/5), em Brasília (DF), o representante nacional do Ramo Crédito, Lajose Alves Godinho, agradeceu e ressaltou o apoio parlamentar às ações do conselho. "A presença neste evento de mais de 50 parlamentares que carregam a bandeira do Cooperativismo de Crédito no Congresso Nacional nos honra muito", discursou Lajose.

Já o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, lembrou que atualmente existem mais de mil cooperativas de crédito que possuem quase dois milhões de associados. Freitas reforçou ainda as condições para o fortalecimento do setor, entre elas, a necessidade de uma legislação que atenda as particularidades do ramo e o adequado tratamento tributário às cooperativas.

O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Odacir Zonta (PP/SC), destacou que o país vive um momento ímpar para o Cooperativismo de Crédito e que conta com o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "Cooperativismo é inclusão social. Com o Cooperativismo de Crédito quem ganha é o Brasil", afirmou.

Zonta enfatizou ainda os principais pleitos do Cooperativismo que estão sendo defendidos no Congresso: a atualização da lei cooperativista, o acesso das cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) sem intermediação de agentes financeiros e a presença de um representante do Cooperativismo de Crédito no Conselho Monetário Nacional. A deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO), que também integra a Frencoop, fez questão de se pronunciar e reforçar o comprometimento dos parlamentares na soma de esforços para o desenvolvimento do cooperativismo no país.

Conteúdos Relacionados