cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS EVENTOS

Portas abertas alinha soluções do Sistema OCB com a Cooperforte

Casa do cooperativismo apresentou iniciativas da em gestão, sustentabilidade e comunicação 

O Sistema OCB realizou, nesta quarta (22), uma edição especial do Portas Abertas, organizada em parceria com a OCB/DF, para receber a Cooperforte, maior cooperativa singular do Distrito Federal e uma das mais representativas do país, com atuação nacional. A atividade marcou um esforço conjunto entre a unidade nacional e a estadual para aproximar cooperativas das ações estratégicas do Sistema OCB e fortalecer os vínculos institucionais dentro do movimento. 

A abertura do encontro foi conduzida por Fabíola Nader Motta, gerente-geral da OCB, que destacou o papel da organização como voz unificada das cooperativas no país. “A OCB foi criada pelas próprias cooperativas, há 55 anos, para representar e defender o nosso modelo de negócios. Nosso trabalho é falar e desenvolver o cooperativismo, garantindo que ele continue crescendo de forma sustentável”, afirmou. 

Portas Abertas: alinhamento das Soluções do Sistema OCB com a Nova Diretoria da CooperforteFabíola também reforçou a importância da coleta e sistematização de dados sobre o setor, que subsidiam políticas e estratégias para o fortalecimento do movimento. “Muitos imaginam que o governo tem todos os números do cooperativismo, mas não é assim. São as cooperativas, com o apoio das unidades estaduais, que alimentam o nosso anuário. É a partir dessas informações que conseguimos mostrar a real força do cooperativismo brasileiro”, explicou. 

Na sequência, Thiago Borba, coordenador do Ramo Crédito, apresentou as ações em andamento no Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco). Entre os temas discutidos estão o projeto de intercooperação, que busca colocar em prática o 6º princípio cooperativista por meio de iniciativas conjuntas, e o acompanhamento da Lei nº 15.179/24, que regulamenta as operações de crédito consignado por cooperativas. “Nosso foco é criar um ambiente regulatório mais equilibrado e favorecer a eficiência coletiva das cooperativas de crédito”, destacou Thiago. 

A agenda seguiu com Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, que apresentou o AvaliaCoop, ferramenta de diagnóstico criada pelo Sistema OCB para apoiar a melhoria contínua das cooperativas. A iniciativa permite que cada organização verifique seu nível de maturidade em governança, gestão, desempenho, ESG e negócios, identificando pontos fortes e oportunidades de aprimoramento. Somente nos últimos três anos, foram mais de 11 mil diagnósticos de identidade e gestão aplicados. 

O analista de design gráfico Lucas Badú apresentou o SomosCoop, movimento de valorização do cooperativismo, que reúne ações de comunicação e campanhas nacionais. Ele mostrou os resultados mais recentes da pesquisa de imagem do cooperativismo, que revelou avanços importantes: 77% dos brasileiros souberam mencionar ao menos o nome de uma cooperativa, contra 44% em 2018, e um em cada quatro entrevistados já teve contato com a marca SomosCoop “A marca SomosCoop é o elo entre o movimento e a sociedade. É ela que mostra que o cooperativismo está presente nas escolhas do dia a dia das pessoas”, pontuou. 

O encontro foi encerrado com as apresentações do Sistema OCB/DF e da Cooperforte, que compartilharam suas experiências locais e reforçaram a importância de espaços de integração como o Portas Abertas para fortalecer a identidade e a intercooperação no movimento. 

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.