Hospital da Unimed Catanduva busca certificação de qualidade ONA
Catanduva (22/6/16) – O Unimed Hospital São Domingos (UHSD), da Unimed Catanduva, está em busca da certificação da qualidade dos serviços prestados junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA) – uma das principais instituições da área no país. O hospital, que já atende a maioria dos requisitos, precisa alcançar 100% do total de 1.992 exigências da organização para a Acreditação. Em todo o Brasil, apenas 3,45% dos hospitais contam com algum tipo de certificação, que comprova a qualidade dos serviços. O percentual equivale a 229 hospitais, de um total de 6.630 unidades em todo o país.
Para alcançar a Acreditação, os gestores do UHSD se reúnem duas vezes por mês para, juntos, estudarem, fazerem as adequações necessárias e colocarem em prática todos os requisitos previstos no manual da ONA. Os colaboradores, líderes em seus respectivos departamentos, tornam-se agentes multiplicadores das normas e atuam em busca do aprimoramento. “Estamos, pouco a pouco, nos adequando aos padrões exigidos. A certificação é fundamental para o processo de qualificação pelo qual o hospital, e todos os seus setores e unidades de atendimento, vêm passando desde o ano passado, quando demos nosso primeiro passo, por meio do Qualificare e da Acreditação de nosso laboratório pelo PALC”, disse o presidente do UHSD, Dr. Sidney Moreno Gil.
As reuniões de gestores têm previsão de término em dezembro deste ano, ocasião em que a auditoria da ONA deverá ser convidada a analisar os serviços do Hospital da Unimed Catanduva. Em 2015, a organização acreditou 486 instituições de saúde, entre ambulatórios, serviços de atendimento domiciliar, medicina nuclear, hospitais e laboratórios.
A Organização - A Organização Nacional de Acreditação (ONA) existe há 14 anos no Brasil e tem o objetivo de avaliar a qualidade da assistência dos serviços voltados à área da saúde. O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a instituição, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado. A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.
A certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. No caso do UHSD, que busca inicialmente conquistar o primeiro nível, é necessário atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Esta certificação é válida por dois anos. (Fonte: Assimp da cooperativa)