cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Governo quer usar cooperativa para ampliar oferta de crédito


As cooperativas de crédito são reconhecidas pelo atual governo como um dos pilares da sua política destinada a fortalecer o mercado interno e o consumo popular mediante a ampliação da oferta de crédito. A afirmação consta da primeira de uma série de reportagens especiais produzidas pela Agência Brasil, órgão oficial do governo, divulgada hoje.

A reportagem, que trata das limitações de crédito no país, hoje da ordem de 29% do PIB, contra 142% na China e 113% em países da Europa, assinala que "foi para resolver esse problema que o governo federal estabeleceu nos últimos anos um plano de apoio às microfinanças e o microcrédito". O microcrédito é o tema da campanha do Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano será comemorado em 2 de julho.

Na semana passada, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reuniu-se com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Ricardo Berzoini, que se manifestou favoravelmente à aprovação de uma lei que assegure às cooperativas de crédito acesso a recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), reivindicada do ramo. "O MTE não faz óbice a essa reivindicação", disse o ministro durante audiência em que estava também o Deputado Odacir Zonta (PP-SC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

A reportagem explica que as cooperativas funcionam como bancos, prestando serviços como poupança, cartão de crédito ou cheque especial. "A diferença é que aqui o público é "associado" e não cliente. Isso significa que ele também participará da gestão dessa instituição, que não é destinada a obter lucro. O resultado de tudo isso são juros mais baixos e empréstimos de prazo mais longo e em melhores condições de negociação". As cooperativas de crédito têm hoje 2 milhões de associados e seus empréstimos ultrapassam a casa dos R$ 8 bilhões, segundo dados do Banco Central.

Conteúdos Relacionados