cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Encontro no Paraguai discute equidade e oportunidades

A coordenadora do comitê nacional de Mulheres do Sistema OCB Elas pelo Coop, Luzi Vergani, participou do XXVIII Encontro Nacional de Mulheres e Homens Cooperativistas - Fortalecendo a identidade cooperativa com equidade, realizado no Paraguai nos dias 01 e 02 de setembro. Durante o evento, profissionais puderam compartilhar suas experiências com destaque para as cooperativas que representam um canal direto para a sociedade, com contribuições que vão além do aspecto econômico e beneficiam áreas como saúde, educação e violência contra mulheres, adolescentes e crianças.

O Comitê Nacional de Mulheres Cooperativistas (CNMC), convidou os cooperativistas presentes para trabalharem na multiplicação de todos os temas discutidos e, principalmente, na prioridade da educação. Luzi compartilhou as boas práticas realizadas no Brasil e as ações concretas do programa que coordena. "A gestão das cooperativas envolve a criação de melhores condições e oportunidades de forma igualitária e equitativa para jovens, homens e mulheres. Isso fortalece a identidade do movimento", destacou.

Outro tema relevante discutido no Encontro foi o flagelo da violência, especialmente contra as mulheres. O CNMC pediu para que todos os cooperativistas se unam para acabar com a violência e iniciem uma campanha de conscientização e prevenção para lutar contra um problema que assola o mundo todo. O  encontro também estabeleceu novos laços de trabalho entre as cooperativas, com o intuito de desenvolver projetos e atividades voltados para o cumprimento de seus objetivos comuns dentro de seus respectivos ramos.

O evento definiu ainda que os conceitos de identidade cooperativa e os valores do movimento formam a base de gestão das entidades solidárias e impactam desde o nível microeconômico até o macroeconômico dos países. Assim, o sucesso das cooperativas se dá pela boa administração e bem-estar de seus associados. Os cooperativistas devem exercer um papel ativo na promoção da igualdade de oportunidades e condições, dentro do contexto da responsabilidade social.

Conteúdos Relacionados