Cooperativas do ramo transporte discutem demandas e planejam ações
Presidentes e dirigentes das cooperativas paranaenses do ramo transporte estão reunidos, nesta sexta-feira (03/06), no Paraná Golf Hotel, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para discutir as demandas do setor e definir ações do segmento. No encontro, o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto, apresentou os indicadores de desempenho do ramo, que abrange atualmente 21 cooperativas no Paraná.
No período da tarde, ele também presta esclarecimentos sobre a Resolução nº 3.658, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada recentemente e que regulamenta o sistema de pagamento de fretes para o transporte rodoviário de cargas. Já o consultor da Global 5 Gerenciamento de Riscos, Sérgio Alves, vai ministrar palestra com o tema " A importância do gerenciamento de Riscos". O evento termina às 15h30, com visita à cooperativa anfitriã Cooperlog.
Desempenho recorde - De acordo com Gogola, os indicadores do ramo em 2010 deixam claro duas tendências para o setor: a expansão da movimentação econômica e a competitividade crescente no segmento. No ano passado, as 21 cooperativas de transporte filiadas ao Sistema Ocepar tiveram um faturamento recorde de R$ 179 milhões, um crescimento de 38% em comparação a 2009. "Foi o melhor desempenho de todos os ramos do cooperativismo no Paraná", observou o coordenador do Sescoop/PR. "Há um acirramento da concorrência no setor de transportes no Brasil. É preciso intensificar o processo de profissionalização da gestão das cooperativas, para responder à competitividade do mercado", completou.
Gestão profissional - Durante a manhã, os dirigentes reafirmaram o propósito de ampliar a utilização das ferramentas de autogestão do Sescoop/PR, como forma a manter rígido controle dos parâmetros administrativos das cooperativas. "Não há mais espaço para amadorismo. Temos que atuar com total profissionalismo, o que também nos fortalece para lutarmos por melhorias junto ao Governo Federal e no Legislativo", afirmou o presidente da Cootrast (Cooperativa dos Proprietários de Caminhões de Astorga), Marcus Antonio Berto. Também participam do encontro dirigentes da Cootravale, com sede em Itajaí, Santa Catarina. "Poder compartilhar com os dirigentes paranaenses e debater as demandas comuns é muito importante e enriquecedor.
A troca de informações fortalece o cooperativismo como um todo. Penso que a fórmula do Paraná, de promover encontros constantes entre os dirigentes, é uma maneira interessante de enfrentar com franqueza e seriedade os problemas do ramo", disse. Acompanham o evento o assessor tributário do Sistema Ocepar, Marcos Antonio Caetano, os analistas do Sescoop/PR, Jesse Rodrigues e Fernando Mendes. Atualmente, o ramo transportes tem 1.867 cooperados e gera 187 empregos diretos. (Fonte: Ocepar)