Freitas fala sobre cooperativismo de crédito no seminário do BC
Freitas relatou que o crescimento do cooperativismo de crédito brasileiro é graças a capacitação do quadro social que o sistema tem feito. “Para as cooperativas serem eficientes é necessário cooperados competentes”. Fizeram parte do mesmo painel Alcenor Pagnussat do Sicredi, Vanderley Ziger da Ancosol e Humberto Oliveira do Ministério do Desenvolvimento Agrário - como moderador.
O diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Antonio Tombini e o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, aproveitaram o evento para tratar de assuntos sobre o sistema financeiro. O diretor de normas perguntou ao presidente da OCB sobre a expectativa das cooperativas frente a redução de taxas de juros. Freitas respondeu que os sistemas de crédito estão maduros quanto a visão econômico-estratégica e a saída é por meio do fortalecimento da governança das cooperativas.
O presidente do Sistema OCB reforçou o pedido do Conselho especializado do Ramo Crédito (Ceco), sobre os efeitos da Resolução 3.444/07, no que tange o patrimônio de referência. O presidente da OCB pediu para que o Banco Central atua na alteração (Resolução 3.307) do piso da Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) para R$ 3 milhões, para facilitar as aplicações das cooperativas de menor porte.