3ª Cimeira Internacional das Cooperativas será em Brasília
- Artigo Secundário 3
Evento reforça união entre países de língua portuguesa e promove negócios internacionais
Entre os dias 19 a 21 de maio, Brasília será palco da 3ª edição da Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP), evento que tem se consolidado como um dos mais importantes para o fortalecimento do cooperativismo entre países lusófonos, ou seja, de língua portuguesa. Criada para impulsionar parcerias estratégicas e promover a intercooperação, a CICLP amplia, a cada edição, o seu impacto econômico e social, fortalecendo a atuação global das cooperativas. Para os interessados em participar, as inscrições já estão abertas.
Durante os três dias, líderes cooperativistas, gestores, acadêmicos, representantes de governos, parlamentares e especialistas em desenvolvimento e promoção de negócios internacionais vão debater temas relevantes para o fortalecimento da cooperação econômica e social entre os países membros da Organização das Cooperativas dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP). Confira a programação completa clicando aqui.
Sobre o evento
A iniciativa nasceu em 2022, na cidade do Porto, em Portugal. A primeira edição reuniu representantes de sete países e promoveu uma rede sólida de colaboração. Em 2023, a cidade de Torres Vedras, também em Portugal, recebeu a 2ª edição, que consolidou a troca de experiências e a partilha de boas práticas cooperativistas. Agora, em 2025, o evento chega ao Brasil, para reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades, alinhado às diretrizes do Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU.
Entre os objetivos principais da Cimeira estão o estímulo à intercooperação, o fomento de novos negócios e o apoio à internacionalização das cooperativas. As atividades incluem painéis temáticos, rodadas de negócios, apresentações de casos de sucesso e espaços dedicados à troca de experiências e à construção de novas alianças.
O público da 3ª CICLP é formado por líderes, gestores e representantes de cooperativas, autoridades governamentais e parlamentares dos países membros da OCPLP, além de especialistas em desenvolvimento econômico internacional, acadêmicos e estudantes da área de cooperativismo. Essa diversidade de participantes cria um ambiente rico para a troca de ideias, formação de parcerias e a construção de novas oportunidades de negócios.