RS | Cooperativismo que aquece

Um dia voltado para transformar! Essa seria uma boa definição da celebração do Dia C em Porto Alegre/RS, no Parque da Redenção, no último dia 30 de junho. Uma via de múltiplas mãos, todas com uma única intenção: transformar realidades e, nesse caso específico, aquecer quem precisa. “Terminou o frio. Eu estou muito feliz, agora vou poder me agasalhar”, contou o trabalhador Orlando Silva Gonçalves, 57 anos, que na celebração pôde receber agasalhos para enfrentar o duro frio que paira no sul do país. Além das roupas, o seu Orlando aproveitou para cortar o cabelo, fazer a barba e levar uma mudinha de planta para casa.

E foi esse mesmo espírito acolhedor que abraçou, entre os vinte e cinco mil participantes, o cearense Luis Marcelo de Paula. Aos 32 anos, Luis está em situação de rua há dois anos e, atualmente, depende do albergue municipal de Porto Alegre para passar as noites. Vestindo uma jaqueta fina e apresentando sentir bastante frio, ele pôde garantir na celebração do Dia C que os seus próximos dias sejam, pelo menos um pouco mais quentes. “Eu estou há vários dias com o mesmo casaco e ele não esquenta muito bem. Esses dias senti tanto frio e tive medo. Aqui, além de participar de atividades durante o dia, pude receber roupas que vão me proteger do frio nos próximos dias’’, contou.

Entre tantas atividades oferecidas no sábado, o Brechó Solidário da Coeducars (Cooperativa Profissional em Educação – Rio Grande do Sul) levou roupas para serem trocadas por tampinhas plásticas, que serão entregues ao Instituto Infantil do Câncer e revertidas em brinquedos para os pequenos pacientes. O presidente da cooperativa, Ricardo Lermen, explicou que o Brechó Solidário existe como uma singela forma de acolher quem precisa. ‘‘Continuamos trabalhando para que realidades sejam mudadas. Este é o nosso DNA e quanto mais fizermos pelas comunidades, mais estaremos fazendo por nós mesmos’’. 

Para o presidente do Sistema Ocergs–Sescoop/RS, Vergilio Perius, as cooperativas ouviram o convite da Organização das Nações Unidas (ONU) para construir um mundo melhor e colocaram o pedido em prática. ‘‘As cooperativas transformam realidades dos seus sócios, dos seus colaboradores e das comunidades onde estão inseridas o ano todo.  A data de hoje é uma forma escolhida para pulverizar ainda mais essa transformação. O cooperativismo faz bem o ano todo”, finaliza o presidente.

O encontro reuniu as cooperativas: Sicredi, Unicred, Unimed, Aurora Alimentos, Fetrabalho/RS, Coeducars, Sicoob, Cootravipa, Uniodonto e parceiros convidados, que disponibilizaram 26 ações para as 25 mil pessoas que circularam pelo local do evento. Além dos brinquedos infláveis, apresentação de cães adestrados e das atrações musicais.

Conteúdos Relacionados