PE | Empresas com responsabilidade sócio empresarial

Uma empresa precisa medir o seu sucesso pelo impacto que causa na sociedade, e não apenas pelo seu resultado financeiro. É com essa premissa que as empresas cooperativistas ampliam a área de atuação, indo além das quatro paredes de prédios comerciais e alcançam comunidades próximas de suas atuações com ideais de coletividade e transformação social. E, para celebrar essas conquistas, que também fazem parte do movimento Dia de Cooperar, a Capital do Forró, Caruaru, localizada no agreste pernambucano, mobilizou no último sábado (30), cerca de 200 voluntários para oferecer à população atendimentos nas áreas de saúde, bem-estar, lazer e educação.

Presidente da Unimed Caruaru, a pediatra Nadyvan Queiroz, foi uma das pessoas que colocou a mão na massa e se voluntariou para atender à comunidade. “Temos que dar o exemplo e participar deste momento não apenas porque somos cooperativistas e temos o ideal social como referência. Fazemos por acreditamos que o mundo pode ser um lugar mais justo’’, disse.

E foi realmente o carinho desse trabalho que chamou a atenção da costureira Maria José da Silva. Ela chegou ao local acompanhada das três filhas adolescentes e do esposo para se beneficiar dos serviços médicos e externou gratidão pelo cuidado. ‘‘Estava tentando atendimento público há um tempo e não sabia quando seria chamada. Aqui bastou chegar e fui examinada pelo médico. Isso pode parecer simples para algumas pessoas, mas é tão significante. Resolvi uma questão de semanas em pouquíssimas horas’’, refletiu.

Maria foi uma das centenas de pessoas atendidas na celebração do Dia de Cooperar, um momento que destaca a atuação das cooperativas em diversos Ramos, que, por meio de atitudes simples, estão mudando o mundo e impactando, de forma positiva, a vida das pessoas. “Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade e o Dia de Cooperar é o movimento de voluntariado em que realizamos a doação de tempo e serviços para as pessoas nas comunidades onde as empresas cooperativas estão inseridas.” Explicou Cleonice Pedrosa, diretora-executiva do SESCOOP/PE.

 

Conteúdos Relacionados