Organizações que transformam o mundo | Lançamento ES

O movimento nacional de estímulo ao trabalho voluntário cooperativista já começou no Espírito Santo. Na tarde desta terça-feira, 27, representantes de diversas cooperativas do estado estiveram reunidos para acompanhar o lançamento do Dia de Cooperar 2019. O encontro abordou a importância das práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e também levou aos participantes os números dos 10 anos do movimento. 

‘‘Realize ações e projetos voluntários com base no trabalho da sua cooperativa’’. Foi com essa mensagem que Ana Cristina Maia, consultora em gestão e responsabilidade social empresarial, iniciou o encontro. A partir de uma palestra sobre as organizações que transformam o mundo, Ana abordou temas importantes como papel social cooperativista, desenvolvimento econômico e processos estratégicos para execução de iniciativas voluntárias. ‘‘É a realidade da cooperativa que aponta o projeto que ela deve executar. Por exemplo, cooperativas de crédito devem realizar ações com foco no financeiro e educacionais com foco na educação. Os processos voluntários se tornam mais simples quando você doa aquilo que já está acostumado a fazer’’, pontuou Ana, que também atuou por vinte anos nas áreas de marketing e desenvolvimento de mercado da Coca-Cola Brasil.

Segundo ela, não é mais possível ser empresa sem ter o diferencial social e, por este motivo, cooperativas são pioneiras na prática da RSE. ‘‘Tenho estudado a atuação cooperativista no mundo e vejo o quanto as cooperativistas já aplicam o valor agregado com facilidade em seus negócios. Não há mais como resolver o mundo só pelo lado financeiro e é por este motivo que uma economia igualitária é a chave para o sucesso’’, disse.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos, esteve presente ao encontro e comemorou os anos de participação do estado no movimento e alertou os participantes quanto a importância de realizar ainda mais projetos estruturados para a região. ‘‘O trabalho feito até aqui merece todo o reconhecimento do Sistema. Porém, precisamos entender que ainda podemos fazer mais. Há comunidades que ainda não foram alcançadas por nossas iniciativas e que precisam de um olhar especial. Meu convite é para arregaçarmos as mangas e mudarmos mais realidades no estado’’. 

O encontro também contou com a participação do mestre em administração de empresas e especialista em gestão de pessoas, Dalmir Santana. Com o auxílio de truques de mágica, o palestrante mostrou como é importante que todos os voluntários caminhem na mesma direção, mas entendam que cada um dentro de uma equipe tem um papel diferente para o sucesso do trabalho. ‘‘A grande mágica é entender que juntos podemos mais.  Cooperação é o acolhimento de um desejo coletivo e um esforço para realizar determinada tarefa, compromisso, meta ou a solução de um problema, seguindo todos para a mesma direção’’, enfatizou.

Dez anos de história

Este ano o Dia de Cooperar completa 10 anos. Com o objetivo de mostrar aos participantes parte do que foi alcançado neste período, Vanessa Pacheco, analista de Desenvolvimento Social das Cooperativas do Sescoop Nacional, apresentou as mudanças, as atualizações e os números do movimento em todo país e, principalmente, no Espírito Santo. No estado, somente em 2018, foram mais de 121 mil beneficiários pelo trabalho de 4.951 voluntários de 85 cooperativas.

Conteúdos Relacionados