O Dia C e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A partir deste ano, as cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar as ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente. Durante os próximos 17 dias, estes objetivos serão apresentados em uma série de matérias em nosso site, para que todos possam conhecê-los e vincular as ações do Dia C a estes objetivos. Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável. “O poder de agir para um futuro sustentável”, para se ter uma ideia, é o slogan que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, este ano no dia 2 de julho. Este tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), constituído pela ACI e a Organização das Nações Unidas (ONU) e vai de encontro à agenda dos ODS.

#ODS6: Água limpa e saneamento

O sexto objetivo dos ODS é garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. A meta até 2030 é de alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos. Também buscar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, além de acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade. Até 2020, o intuito é proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos. Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento. 

Em Mato Grosso do Sul, a Cooperativa COPASUL, inovou ao realizar o projeto ‘‘um modelo de preservação de nascente – Água Sumida’’. Atentas às questões ambientais, um grupo de mulheres de Naviraí, desenvolveram em 2014 um projeto-piloto de recuperação de nascentes de um dos afluentes do Rio Laranjaí, o único rio que percorre todo município de Naviraí/MS. O projeto foi desenvolvido na Fazenda Três Irmãos, que abriga 12 nascentes do rio. A iniciativa de preservação ambiental e recuperação de nascentes, surgiu através do Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, promovido pela Copasul e do qual participam cooperadas e/ou esposas de cooperados.

Conteúdos Relacionados