Dia C terá projetos em todo o estado de Santa Catarina

Durante o evento de lançamento do Dia C 2017 em Santa Catarina – realizado na capital, Florianópolis – representantes de 41 cooperativas foram encorajados e motivados a desenvolver projetos de responsabilidade socioambiental em todas as regiões do estado.

Os representantes da Cooperativa Educacional Magna, por exemplo, do município de Concórdia, estão empolgados para desenvolver atividades ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para o vice-presidente da cooperativa, Larsio Conceição, será muito positivo para o cooperativismo alinhar-se à agenda internacional por um mundo melhor. “Não podemos nos acomodar e se envolver apenas em projetos ligados diretamente ao nosso negócio. As cooperativas precisam se unir e se engajar em iniciativas voltadas para a comunidade também”, afirma.

Esta foi a mensagem-chave comunicada durante o evento aos convidados. A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patrícia Souza, lembrou os participantes que o setor cooperativista abraçou a Agenda 2030 da ONU. “As ações desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras serão relatadas e contabilizadas como contribuição do país para alcançar as 169 metas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressalta.

Ivana Maria Lampe, assistente de Organização do Quadro Social da SRCcred, cooperativa de crédito com sede em São Bento do Sul, conta que a cooperativa vai participar pela primeira vez do Dia C. Ela já teve algumas ideias ligadas à educação financeira e consumo consciente porque já desenvolvem projetos nessa área. Em Rio Negrinho, por exemplo, por meio de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), acompanham um grupo de pessoas na gestão financeira pessoal para que possam realizar seus sonhos. “Agora, com a proposta do Dia C, vamos estudar como expandir isso, buscando mais parcerias, de modo a influenciar mais pessoas, para que elas também possam correr atrás de seus projetos”, destaca.

Essa característica de desenvolver pessoas e grupos de maneira perene foi bastante destacada durante a palestra da consultora Roberta Rossi, sócia da Conexão Trabalho. Em sua mensagem aos cooperativistas, Roberta destacou a evolução dos projetos do Dia C, passando de ações pontuais a projetos estruturados. “As cooperativas estão preocupadas e focadas no bem-estar dos chamados stakeholders, ou seja, todas as pessoas que elas impactam. Esse é o grande diferencial do engajamento em responsabilidade socioambiental”, explica.

ODS e Responsabilidade Socioambiental não são novidades para as Unimeds em todo o país. Camile Bruns, representante da Unimed Brusque, conta que esses são conceitos já trabalhados dentro da cooperativa. Ela conta que os projetos da casa farão parte, mais uma vez, do Dia C. “São atividades na área de esportes, qualidade de vida e educação cooperativa. Então, essa proposta do Dia C é um link perfeito entre o programa e nossas iniciativas”, relata.

Para a analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional Patrícia Resende, este é o momento para o cooperativismo mostrar seu poder transformador. “A preocupação com o social é um alicerce da gestão cooperativa. E os ODS são cooperativos por essência. Então, um tem que fazer parte do outro”, afirma.

E a grande celebração do Dia de Cooperar, que este ano será comemorado no dia 1º de julho, já tem local definido em Santa Catarina. O evento será realizado pela primeira vez em Florianópolis, no Parque dos Coqueiros. “Será um dia muito importante para mostrar o que o cooperativismo faz de bom para a sociedade. As cooperativas estão convidadas a se unir a nós, na capital, ou realizarem seus próprios eventos em suas regiões”, pontua o presidente do Sistema Ocesc, Luiz Vicente Suzin.

Conteúdos Relacionados