Dia C é lançado em Picos, no Piauí
Cidade onde se concentra o maior número de cooperativas do Piauí, Picos foi palco do lançamento do Dia C 2018 no estado, no último dia 18 de abril. O Piauí, que abraçou a Campanha desde de 2014, vem expandindo o alcance do Dia C em todo o estado, com grande repercussão, envolvendo as cooperativas participantes em grandes ações e com milhares de pessoas atendidas e beneficiadas, direta e indiretamente.
A palavra de abertura ficou por conta do presidente do Sescoop/PI, Leonardo Eulálio Lima de Araújo, com agradecimentos e saudações aos presentes. O presidente declarou que a diretoria do Sescoop/PI havia se transferido para a cidade especialmente para o evento presente e falou sobre o formato da campanha para esse ano, com o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias das cooperativas, alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “O Dia C em 2018 terá um formato diferente e será realizado no Teresina Shopping para abraçar uma causa de enorme importância, a causa de doação de órgãos. Nós, como cooperativistas, temos que participar mais ativamente de assuntos de interesse da sociedade e por isso queremos quebrar esse tabu sobre a doação de órgãos, oferecendo maior acesso à informação”.
Em seguida, três dirigentes de cooperativas da região saudaram os participantes do lançamento. Raimundo Martins, da Coodespes, também deixou sua mensagem de boas-vindas aos companheiros e visitantes. “Podemos notar que o cooperativismo no Piauí está mudando e está sendo destaque hoje no cenário cooperativista nacional. Acredito na nossa atividade, ela é a razão maior que nos motiva a estar aqui”.
Jocibel Belchior, por sua vez, falou de sua satisfação em receber na região pessoas de vários lugares do estado. “Isso prova que Picos e região se destacam e têm cooperativas fortes. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas após seis anos de estiagem, podemos nos considerar vencedores e ainda crescemos na crise. Isso se deve à capacitação, e à nova gestão da qual também faço parte. Temos muito a aprender e acredito que também temos a ensinar. Disso que é feito o cooperativismo: de intercooperação”.
Já Sitonho Dantas, da Casa Apis, destacou a importância do Sistema OCB/PI. “É graças ao Sistema que temos aqui hoje cooperativas de todo o estado do Piauí. O Dia C é voltado à sociedade e esse ano vem com um tema fantástico, da doação de órgãos. Nossa região tem muito a agradecer ao pessoal do Sescoop e nosso muito obrigado a todos vocês presentes”, concluiu.
Após apresentação dos vídeos institucionais do Dia de Cooperar e da campanha no Piauí, Rivanete Pereira da Silva, professora de São João do Piauí, compartilhou sua experiência de ser uma doadora em vida – Rivanete doou um rim ao irmão, que estava na fila de espera por um órgão. “Não é nada fácil a situação das pessoas que estão na fila de espera de doação. Por isso parabenizo o Sescoop por levantar esse tema, que é o de uma das ações mais nobres que o ser humano pode fazer ao seu próximo. De todas as ações que eu já pratiquei, essa foi a melhor, e por isso estou aqui, com força e tendo o prazer de contar essa experiência que aconteceu há treze anos.
A especialista em doação de múltiplos órgãos, Cândida Maria Dias ministrou uma palestra sobre doações de órgãos e tecidos. Cândida ressaltou que todos podem ser doadores, e para isso não é preciso deixar nenhum registro, é necessário apenas avisar sobre a intenção à família. “Após comunicar sua família e expressar seu desejo de ser um doador, em um caso de óbito, os parentes da vítima podem atender a esse desejo e salvar vidas.
Já pensando nesse tema para a campanha de 2018, uma das cooperativas que conta com projeto programado para o Dia C é a Cooperativa Educacional de Teresina – Colégio CET. Sua diretora, Rosilda Oliveira Castelo Branco, revela que este será o terceiro ano de ações do Colégio para o Dia de Cooperar. “A cada ano conquistamos novos parceiros e voluntários, entre colaboradores, pais de alunos e outras pessoas da comunidade, que ficam interessadas em participar dessa corrente do bem”, conta.
Após o coffe break, os participantes assistiram a uma apresentação da Companhia Calunga de Teatro de Bonecos do Piauí, com os artistas Chagas Vale e Talita do Monte. O espetáculo teve a temática da doação de órgãos, com texto leve e divertido, que arrancou risadas e emocionou o público. Chagas Vale contou ter ficado muito realizado com essa apresentação. “Contem comigo para incrementar essa campanha e aumentar o número de doadores de órgãos e tecidos em nosso estado”, finalizou Vale.