Ativação do Dia C em São Paulo busca o fortalecimento do movimento em diferentes regiões
Este ano os paulistas estão experimentando uma nova forma de lançamento do Dia C. De forma virtual, o lançamento do Dia de Cooperar 2019 em São Paulo será seguido de ativações em quatro cidades de diferentes regiões do Estado. Os eventos de ativação serão realizados em três dias em cada cidade, nas quais serão montados cinemas para veicular filmes de acordo com temas de interesse das cooperativas e educadores locais.
A programação é colaborativa e está sendo construída pelos atores dessas cidades: as cooperativas conversam com as escolas e essas instituições de ensino – dentro de seus conteúdos programáticos – e selecionam os filmes para que possam ser realizadas discussões pertinentes à sociedade local.
Adriana Melo, Coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SP, explica a importância do trabalho da instituição junto às cooperativas para a realização das ativações. “O fato de levarmos cinemas a locais onde há escolas que não têm grande infraestrutura ajuda e instrumentaliza os educadores. Os professores podem utilizar os filmes como ferramentas de ensino e gatilhos para levantar discussões relevantes”.
As cidades que contarão com a nova proposta de ativação dos projetos já trabalham com iniciativas do movimento e o objetivo é ajudar essas cooperativas com a evolução de suas ações, além de estimular o desenvolvimento de novos projetos, tanto dessas cooperativas quanto de cooperativas que ainda não realizam ações do Dia de Cooperar.
“A ideia da ativação é já trabalhar com as cooperativas antecipadamente e fazendo uma ligação com o Dia Internacional do Cooperativismo e a celebração do Dia C. A ativação é uma ação por si só, na qual trabalharemos com cooperativas que já têm projetos fixados. Essas ações poderão ser potencializadas e essas cooperativas terão a oportunidade de trabalhar como multiplicadoras de ações do Dia C nas regiões onde estão estabelecidas”, acrescenta Adriana.
Franca, na região Nordeste de São Paulo; Holambra, no Centro Paulista; Ourinhos, na região Oeste; e São Bernardo do Campo, na região Sudeste do Estado são os municípios onde haverá as ativações do Dia C. Nilza Lopes, analista de projetos culturais, conta que a atividade não é apenas levar um cinema para as cidades. “Os filmes vêm dentro de uma discussão e fazem parte de um contexto importante quanto à informação e formação das pessoas dessas localidades”, ressalta.
Adriana Melo lembra que a formação da agenda é uma tarefa complexa, uma vez que ela é construída de forma colaborativa. “A atividade é também um estímulo para que as cooperativas dialoguem com seus atores locais – com Secretarias de Educação, Secretarias de Cultura, Fundações, Escolas, Grupos de Escoteiros, entre outros – e, assim, a cooperativa passa a transitar por outros canais na cidade que são bem importantes, tanto para ela quanto para a comunidade, por tornarem-se trocas muito ricas e com resultados compensadores”, conclui.