AC | Tudo muda quando você coopera

O relógio ainda não marcava oito da manhã quando dona Jucilene Nascimento chegava com os quatro filhos para participar da celebração do Dia de Cooperar no Acre, no sábado, 30 de junho. A mãe buscava a consulta com um pediatra. “Quando eu soube que teria atendimento médico gratuito, fiquei animada. É muito difícil conseguir uma consulta nos postos de saúde e eu não tenho condições de pagar. Então, trouxe logo todos os quatro”, contou.

Enquanto isso, na sala de pintura, Ana Oliveira aguardava ansiosa os filhos terminarem seus desenhos para também levá-los à avaliação médica. “Meus pequenos estão muito felizes e a felicidade deles é a minha. Eles nem entendem quanto custaria uma consulta particular e quanto tempo demora um atendimento público por aqui”, disse a mãe com um sorriso contagiante.

As duas mães, com realidades muito semelhantes, moram em bairros periféricos de Rio Branco, a capital acreana, e chefiam duas das mais de 600 famílias beneficiadas apenas pela celebração no estado. Para ambas, serviços essenciais como atendimento em pediatria e odontologia significam não só economia de tempo e dinheiro, mas uma grande melhoria na qualidade de vida.

E foram histórias de gente simples, como Jucilene e Ana, que motivaram o voluntário e cooperado Janison Santos, que é pediatra, a colaborar com o Dia C. “Muitas pessoas se reuniram hoje para fazer o bem a outras que nem conhecem, mas que precisam delas. Eu vim participar pois quero ajudar, com o que sei, a transformar o mundo em um lugar melhor, reforçou.

A celebração do Dia C 2018 no Acre aconteceu nos bairros Montanhês e São Francisco, zonas periféricas da capital. Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre (Sescoop/AC), Emerson Gomes, destacou que a ideia do movimento é contribuir com o desenvolvimento das comunidades locais, em especial daquelas que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica. “Os dois locais onde realizamos as celebrações neste sábado são comunidades muito carentes e os voluntários se uniram para atender as principais necessidades dessas pessoas, como atendimento em saúde, por exemplo. Nossa meta era de realizar 600 atendimentos e já ultrapassamos este número. Nos orgulhamos pois nada mais realizador do que mudar realidades com a cooperação’’, destacou.

Gomes ressaltou ainda que o diferencial deste ano no Acre no estado foi o foco no público infantil. “Conseguimos mobilizar do pediatra ao clínico geral, tudo ao dispor da população e principalmente das nossas crianças. Cuidar delas foi e sempre será o foco do nosso trabalho’’. E de fato, foram as crianças que abrilhantaram o encontro. Para qualquer lado que se olhasse, lá estavam elas, correndo, brincando e aproveitando os serviços.

 

Outras iniciativas

Apesar de a maioria dos serviços serem voltados para as crianças, houve também atividades para os adultos. Além dos serviços em saúde – clínica geral e odontologia –, os participantes tiveram acesso a oficinas e informações em outras áreas, como a agricultura sustentável. “O Ministério da Agricultura trouxe dicas de compostagem para ajudar as comunidades, por exemplo, a criar hortas para consumo próprio e até comercializar os produtos”, explicava a agrônoma Maria Brilhante.

Nesta edição da celebração do Dia C, participaram as cooperativas: Cooperserv, Uniodonto, Cooper Móveis,  Coopel, Servicoop, Cota, Sicoob Credisul, Sicoob Acre, Alternativa e Cooprotec.

 

Conteúdos Relacionados