GEOPOLÍTICA E EFEITOS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Os conflitos geopolíticos e as disputas entre grandes potências estão transformando o comércio internacional. Estratégias comofriendshoringenearshoringganham força, redesenhando fluxos e parcerias globais. Este material analisa os principais impactos dessas mudanças, como fatores políticas internacionais afetam os mercados globais, além de indicar uma visão dos resultados do Coop em relação às exportações. Explore os desafios e oportunidades que esse novo cenário global impõe ao cooperativismo!
Download
Veja mais
Confira nosso mais recente boletim econômico "Além do Descarte: Explorando a Economia dos Resíduos", onde mergulhamos nas dinâmicas globais e locais da gestão de resíduos e reciclagem. Destacamos a mineração urbana como oportunidade para cooperativas de reciclagem transformarem resíduos eletroeletrônicos em riquezas sustentáveis. Não perca insights valiosos e análises sobre como transformar desafios ambientais em oportunidades econômicas. Leia agora para mais detalhes!
A Análise Econômica número 55 nos mostra como ações humanas são capazes de influenciar nas questões climáticas e ambientais. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento do planeta já atingiu 1,2 graus Celsius e projeta-se que esse valor ultrapasse 1,5 nos próximos 20 anos. As principais medidas a serem tomadas para reverter esse cenário, serão debatidas pelos líderes mundiais entre os dias 31/10 e 12/11 na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). E o cooperativismo, que sempre foi comprometido com as pautas ambientais, segue investido cada vez mais em sustentabilidade. Confira nesta edição os principais temas que serão abordados na COP26 e as iniciativas das coops alinhadas à promoção de um mundo mais sustentável!
Na análise econômica nº 58, veremos como a economia global iniciou o seu processo de retomada em 2021 e quais serão os desafios para 2022. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), as potências mundiais começaram a se recuperar de maneira gradual e o PIB global deve se recuperar em 5,3 % ainda em 2021. No Brasil, as projeções do mercado apontam uma alta de 4,5% para o indicador em 2021, e de 1,1%, em 2022. Nesse processo de transformações, o modelo de negócios cooperativista foi resiliente e mostrou para o mundo como a cooperação nos faz chegar mais longe. Confira nesta edição como estão os principais indicadores da economia brasileira e os desafios que aguardam as nossas coops em 2022!
Propostas para um Brasil Mais Cooperativo é lançado