APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DIGITAIS

A Análise Econômica nº 77 destaca a importância daaprendizagem contínua para o desenvolvimento do cooperativismo. Analisamos o perfil geracional dos estudantes, a evolução das modalidades de ensino e as tendências da educação corporativa. Destacamos, também, a relevância da nossa plataforma de ensino a distância, a CapacitaCoop, para a qualificação profissional dos cooperados e colaboradores.
Download
Veja mais
A análise econômica de setembro apresenta como analisar tendências é um diferencial para que as organizações possam lidar com as mudanças e dinâmicas do amanhã. Novas tecnologias, mudança no comportamento dos consumidores e diferentes experiências de compras. Pensando nisso, o Sistema OCB desenvolveu, em parceria com o ISAE, o estudoCooperativismo de olho no futuro: tendências de mercado diante de um novo mundo.O material foi elaborado de forma customizada para o cooperativismo e estruturado em três partes. Veja nesta edição os principais pontos do estudo que tratam das tendências específicas dossetores agropecuário, financeiro, saúde e transporte.Confira também como investigar o futuro pode ajudar a subsidiar decisões e a diferenciar sua cooperativa no mercado!
Nesta edição do Boletim Econômico, examinamos a interação entre economia verde e cooperativismo frente aos desafios que antecedem a COP 28. Exploramos como cooperativas brasileiras estão integrando práticas sustentáveis e qual seu papel em relação às mudanças climáticas e energia renovável. Além disso, delineamos as ações estratégicas do Sistema OCB, preparando o terreno para uma participação significativa na COP, e aprofundamos nas principais pautas que nortearão o evento. Este boletim visa equipar os leitores com conhecimento crucial sobre o papel do cooperativismo na economia verde, especialmente no que tange à influência e à atuação do Brasil e do cooperativismo no cenário internacional da sustentabilidade.
A análise econômica número 54 mostra como a transformação digital já é realidade em um dos setores mais tradicionais do país: o financeiro. A digitalização das operações financeiras foi impulsionada pela pandemia e pela chegada do PIX - que contou com 973 milhões de transações realizadas só em agosto de 2021. Além disso, o número de fintechs brasileiras cresceu sete vezes nos últimos 5 anos, saindo dos cerca de 100 negócios em 2015 para mais de 750 em meados de 2020. E as cooperativas de crédito não ficam atrás quando o assunto é inovação! Confira nesta edição o nítido crescimento do coop de crédito brasileiro e saiba como as instituições estão tentando lidar com a demanda por um setor financeiro cada vez mais atrelado às pautas ambientais.