UM OLHAR VOLTADO PARA CHINA

A primeira Análise Econômica de novembro é especial e mostra como a China vem reconfigurando a economia mundial desde a década de 80. Em 2020, mesmo com a pandemia afetando produções mundo afora, o PIB chinês subiu, com o aumento de investimento externo e das exportações do país. A expectativa é que em 2030 a China se consolide como a primeira economia do mundo. E foi pensando nisso que o Sistema OCB elaborou, em parceria com a professora Tatiana Prazeres, esta edição contendo os números atualizados sobre a economia desse gigante asiático e sua relação com o restante do mundo. Confira como a China se encontra no cenário pós pandemia e porque compreender esse panorama é importante para o futuro da sua cooperativa!
Download
Veja mais
A ciência de dados é uma poderosa aliada na geração de insights estratégicos. Isso não é diferente no cooperativismo. Com base nos dados coletados para o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, é possível explorar a aplicação prática, revelando como esses dados podem ser utilizados para realizar análises e orientar decisões no setor. Ao mergulhar nas informações, você entenderá como identificar oportunidades de crescimento e desenvolver estratégias eficazes com base em dados concretos.
No centro da agenda I A importância da atuação da OCB nas últimas vitórias legislativas 22ª Edição - Nossa voz I O que faz da Frencoop uma das bancadas mais influentes no Congresso
O destaque desta edição é o Fórum Mundial da Alimentação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O coop brasileiro foi representado em reuniões bilaterais, onde diversos temas relevantes foram discutidos. Acompanhe os detalhes em nossa análise. Boa leitura!
Como o meio ambiente e as mudanças climáticas são as pautas do momento, elaboramos umaedição especial para oPanorama do Coopde hoje, que destaca asmedidas para conter os avanços das modificações no clima, por meio da economia de baixo carbono. Apresentamos os principais temas de discussão na COP27, as recomendações do relatório de riscos climáticos, os pontos fortes e os desafios do Brasil para o cumprimento das metas do pacto global e as soluções sustentáveis implementadas pelo coop.