Plano Plurianual é recebido pelo Congresso
Download
Veja mais
Senado Federal amplia debate sobre a Reforma Tributária
O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal instrumento federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil, alcançou arrecadação recorde de R$ 16,7 bilhões em 2024 e tem previsão de R$ 22 bilhões para 2025. Fruto da articulação do Sistema OCB, a Lei 15.184/2025 incluiu as cooperativas entre os beneficiários do fundo, abrindo acesso direto a recursos para projetos de inovação em áreas estratégicas como energia renovável, economia circular, biotecnologia e tratamento de resíduos. Esta edição do boletim apresenta a trajetória histórica do FNDCT, os números mais recentes e o potencial transformador dessa conquista para o cooperativismo brasileiro. Leia a análise completa e descubra como aproveitar essa oportunidade.
A China é, atualmente, o maior exportador global, é também o principal parceiro comercial do Brasil. Mas não é só isso, o país asiático é também o principal destino das exportações das cooperativas brasileiras. Ao mesmo tempo, esse grande gigante vem passando por profundas transformações, a queda no seu PIB, que pode ter dificuldades para chegar a 3% em 2022, o envelhecimento da população, o que deve afetar o padrão de consumo do país nos próximos anos. Nessa edição da análise econômica você vai conhecer um pouco mais sobre nossa parceria comercial e as oportunidades na China, além de ficar por dentro da participação do na missão empresarial que aconteceu no país em março de 2023.
À medida que a tecnologia avança e os dados se tornam mais acessíveis, a economia baseada em dados, ouData Economy, aparece como ponto fundamental para o crescimento e desenvolvimento das organizações. A crescente importância dos dados nas estratégias de negócios molda a maneira como as organizações operam, tomam decisões e transformam seus dados em riqueza. Para o setor cooperativista, a economia baseada em dados oferece oportunidades únicas, direcionando programas personalizados para as cooperativas conforme suas necessidades, otimizando operações, reduzindo custos, comandando diretrizes mais eficientes de forma a fomentar ainda mais o setor. Nesta edição, vamos mergulhar no universo da economia baseada em dados, sua relevância, impacto para o cooperativismo e tendências para 2023. Boa leitura!