Plano Plurianual é recebido pelo Congresso
Download
Veja mais
No boletim econômico deste mês, vamos abordar ocooperativismo de plataforma, um modelo que tem ganhado relevância no cenário digital ao propor uma alternativa mais justa e colaborativa em relação às grandes plataformas de tecnologia. Exploraremos desde a evolução histórica e as diferenças em relação às cooperativas tradicionais até os desafios regulatórios, culturais e tecnológicos que essas organizações enfrentam. Interessado em aprofundar essa temática, oSistema OCB, com apoio da empresa parceiraIlegra, que traz sua experiência em pesquisa, estratégia e conhecimento do ecossistema cooperativista, conduziu uma investigação detalhada, com o objetivo de entender e fomentar o desenvolvimento das cooperativas de plataforma. Não perca a oportunidade de entender melhor esse fenômeno e como ele pode transformar o cenário econômico global e nacional. Boa leitura!
A primeira Análise Econômica de novembro é especial e mostra como a China vem reconfigurando a economia mundial desde a década de 80. Em 2020, mesmo com a pandemia afetando produções mundo afora, o PIB chinês subiu, com o aumento de investimento externo e das exportações do país. A expectativa é que em 2030 a China se consolide como a primeira economia do mundo. E foi pensando nisso que o Sistema OCB elaborou, em parceria com a professora Tatiana Prazeres, esta edição contendo os números atualizados sobre a economia desse gigante asiático e sua relação com o restante do mundo. Confira como a China se encontra no cenário pós pandemia e porque compreender esse panorama é importante para o futuro da sua cooperativa!
Choque de prioridades I A acirrada disputa da agenda econômica nos próximos meses 13ª Edição - Acenos e sinais I Agenda econômica, busca por alianças e a nova composição ministerial 12ª Edição - Cenário de incertezas I Como a pandemia pode alterar o
Em sua edição nº 64 a análise econômica tem como foco o Custo Brasil e seus impactos nos negócios. O país enfrenta o desafio de avançar no ranking de competitividade, onde ocupa a 57ª posição entre 64 nações. Analisamos os fatores mais críticos para a competitividade dos negócios brasileiros e a importância da redução do Custo Brasil para a estabilização de preços, geração de empregos e atração de investimentos. E o cooperativismo também é impactado por esse cenário! Confira nesta edição, medidas em pauta para para mitigar esses custos e como o Sistema OCB vem atuando junto às coops para torná-las cada vez mais competitivas. Boa leitura!