Com assessoria jurídica centralizada, Sicredi UniEstados reduz processos e mitiga riscos legais

Contexto e desafios
A cooperativa financeira Sicredi UniEstados, presente com 65 agências no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em Minas Gerais, detectou em 2017 a necessidade de reestruturar sua área jurídica, que estava descentralizada e cujos procedimentos não eram uniformes.
Os processos trabalhistas, por exemplo, eram tratados pela área de Gestão de Pessoas; os contratos administrativos estavam com a área de Operações Administrativas; os processos de recuperação de crédito e ações passivas cíveis estavam com a área do Ciclo de Crédito; e a parte societária era dividida em mais de uma área da Superintendência Regional.
Diante desse cenário, a cooperativa decidiu estruturar a área de Assessoria Jurídica, para a qual, aos poucos, todos os casos acima descritos foram realocados. O Jurídico, enquanto área de apoio e de conhecimento especializado, ocupa um espaço maior na empresa e contribui para os resultados por meio da prevenção, da redução da carteira do contencioso e da capacitação das equipes em assuntos específicos.
A Assessoria Jurídica também passou a gerar dados e indicadores sobre eventuais ameaças para o negócio, ajudando na tomada de decisões estratégicas pelas gerências e diretoria e contribuindo para a segurança jurídica, por meio da mensuração e mitigação de riscos.
Desenvolvimento e metodologia
Para estruturar a área de Assessoria Jurídica e definir seu escopo de atuação, o Sicredi UniEstados passou pelas seguintes etapas:
- Análise Swot e a Matriz BCG (2017): foram aplicadas e avaliadas na Análise Swot as forças e fraquezas da área jurídica, assim como as oportunidades e ameaças que se apresentavam. Na Matriz BCG, foram avaliados o crescimento e participação de mercado.
- Desenho do macro fluxo do Jurídico (2017): nessa etapa, foram contempladas as duas frentes de trabalho da Assessoria Jurídica - consultivo e contencioso. A cooperativa analisou todo o caminho que seria percorrido por cada demanda recebida, desde a sua entrada até a sua conclusão.
- Criação do mapa estratégico da área (2018): após a descrição das atividades desenvolvidas e a criação dos fluxos, também foi construído o mapa estratégico da área jurídica, englobando a missão, as esferas de ação estratégica, tática e operacional e os direcionadores. São eles:
- Segurança/mitigação de risco - Mensurar e mitigar os riscos inerentes à atividade a fim de evitar perdas e prejuízos durante a execução da estratégia;
- Precisão e pontualidade - Garantir o cumprimento de prazos no atendimento das demandas, seja no contencioso, seja no consultivo;
- Estruturação da área diante das demandas que são produzidas pelos demais departamentos - Busca da estrutura que ofereça o melhor serviço interno e externo ao menor custo possível;
- Parceria/visão do negócio - Contribuição para que os negócios realmente sejam feitos com segurança jurídica e com potencial de retorno/resultado.
- Publicação da Norma Interna (2018): nesta etapa foram aprovados pela Diretoria Executiva a Norma Interna da Assessoria Jurídica e os Manuais Operacionais de Recuperação de Crédito e Consolidação de Propriedade.
- Implantação do novo processo e forma de trabalho (2018): foi repassado treinamento para as agências e Superintendência Regional sobre a nova forma de atuação da área jurídica e sobre o encaminhamento de demandas.
- Acompanhamento dos indicadores (2018): o Jurídico contou com o apoio da área de Projetos e Processos para implantação de fluxos e ferramentas de análise de dados. A partir destes indicadores, o Jurídico passou a ter um olhar mais estratégico, conseguindo sinalizar para a alta direção eventuais riscos, bem como atuar preventivamente.
Resultados e aprendizados
A estruturação da Assessoria Jurídica possibilitou identificar e trabalhar de forma amigável as causas que estão na raiz de conflitos, levando a uma redução da carteira de processos judiciais e, consequentemente, diminuindo a demanda por provisões financeiras - os chamados passivos contingentes.
Segundo dados do Sicredi UniEstados, em 2017 o estoque de processos caiu 31,3% em relação a 2016, para um total de 369 ações judiciais. Em 2018 a carteira de processos encolheu em 24,1%, para um total de 280 casos, e em 2019 o estoque chegou a 220 processos, redução de 21,4% sobre o ano anterior.
Além disso, a análise dos assuntos mais recorrentes nas consultas feitas ao Jurídico por outras áreas permitiu sugerir treinamentos focados nestas matérias ou especialidades. Isso capacita os colaboradores da linha de frente a estarem mais seguros no atendimento ao associado e na concretização de negócios que demandam conhecimento técnico.
Entre os treinamentos e estudos realizados nos anos de 2018 e 2019, o Sicredi UniEstados destaca temas como garantias de crédito, holding para agências PJ, recuperação de crédito judicial e mensuração e mitigação de riscos cíveis, trabalhistas e tributários.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para melhorar sua gestão de resíduos, a Unimed Chapecó desenvolveu o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A cooperativa subsidia a elaboração do planejamento de descarte de resíduos nas clínicas e consultórios de seus cooperados. A adesão é voluntária. Em 2016, o projeto chegou a atender 129 postos de coleta e contou com a participação de 188 cooperados.
Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social
Após notar que precisava identificar melhor as carências de treinamento em suas equipes, a Unimed Sul Capixaba idealizou planos para aprimorar o desenvolvimento dos colaboradores. Para isso, a cooperativa realiza o Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT), uma iniciativa voltada para proporcionar treinamentos comportamentais e técnicos. Com a instituição do LNT atual, a Unimed Sul Capixaba otimizou treinamentos, reduziu custos de capacitação e obteve melhores resultados ano após ano.
A Unimed Governador Valadares apostou na governança para se aproximar dos médicos associados e tornar a gestão mais transparente. Semestralmente, o Sistema de Gestão da Qualidade faz uma análise crítica da alta gestão e segue ritos estabelecidos por normas internacionais.