Coopanest-CE cria curso para onboarding de novos cooperados
Contexto e desafios
A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará, também conhecida como Coopanest-CE, é a primeira cooperativa de especialidade médica criada no Ceará e a sexta organização de anestesiologia do Brasil. Pioneira no ramo da anestesiologia, a organização conta com 729 cooperados e 86 colaboradores que fazem atendimentos de consulta pré-anestésica, terapia de dor e acupuntura.
Pensando em fornecer uma visão inicial de como é ser parte de uma cooperativa e mostrar o dia a dia da Coopanest-CE, a gestão desenvolveu o curso anual de admissão dos novos cooperados. A ideia é fazer com que os interessados conheçam os princípios e normas de conduta da organização.
Além disso, todas as áreas físicas e os processos são apresentados junto aos reais propósitos da Coopanest-CE. O objetivo principal da cooperativa, portanto, é oferecer uma espécie de test-drive para os interessados em fazer parte da organização.
Com essa ideia em mente, o curso iniciou em 2012. Desde então, ele sofreu algumas melhorias e apresentou resultados positivos.
Desenvolvimento e metodologia
O curso de admissão apresenta carga horária de 12 horas, sendo ministrado anualmente em março ou abril. O projeto foi desenvolvido com a ideia de compartilhar conhecimentos da educação cooperativista em geral (história, princípios e importância no mercado de trabalho), e apresentar mais da Coopanest-CE e como ela funciona.
Para que todos esses objetivos fossem cumpridos, a diretoria, um facilitador externo e os colaboradores da cooperativa têm a responsabilidade de ministrar o curso. Além do conteúdo teórico, simulações de casos práticos que incentivam discussões em grupo também estão inclusos.
O controle da prática é realizado através do cronograma de realização e da lista de presença. Além disso, uma pesquisa para verificar a opinião e as sugestões dos médicos sobre o evento é aplicada. A ideia é usar as respostas para investir em melhorias internas.
Entretanto, o curso anual de admissão dos novos cooperados não está aberto a qualquer pessoa interessada no ramo da anestesiologia ou em fazer parte da cooperativa. A participação é restrita aos médicos anestesistas com título superior de anestesiologia emitido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, da qual eles devem ser membros ativos.
Mas esse não é o único pré-requisito da Coopanest-CE. Isso porque a realização do curso é obrigatória para os profissionais que têm o desejo de se tornarem cooperados da organização.
Resultados e aprendizados
Apesar do curso estar focado em aumentar o conhecimento de possíveis cooperados sobre as cooperativas e a Coopanest-CE, observou-se resultados positivos ao redor de toda a organização.
Houve, por exemplo, uma leve redução nos faturamentos não recebidos ou recusados por problemas de comunicação. Os números foram de 0,26% em 2013, para 0,20% em 2017.
Já quando o assunto é a quantidade de participantes, o resultado segue positivo. No ano de 2013, a cooperativa contou com 33 participantes, e, em 2017, o número subiu para 40.
Junto ao aumento de participantes e a redução de faturamentos não recebidos, os feedbacks das pesquisas de satisfação também surpreenderam: 83,87% dos participantes consideraram que o curso foi de alta importância e 93,54% informaram que o curso atendeu às expectativas.
Resultados qualitativos
O curso anual de admissão dos novos cooperados da Coopanest-CE causou melhorias qualitativas na cooperativa. Os alinhamentos sobre a cultura organizacional promoveram transparência e ajuste nas expectativas dos cooperados ingressantes.
Outro resultado focado na qualidade e no sucesso da cooperativa é o aumento do conhecimento dos participantes sobre o cooperativismo. Além de estarem mais atentos sobre os princípios, os novos cooperados entendem mais sobre a organização à qual vão fazer parte.
CONTATO DA COOPERATIVA
Allana Wanderley, gerente executiva - allana@coopanest-ce.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em uma parceria estratégica para a agricultura na Amazônia, a Coopernorte uniu-se à Embrapa Amazônia Oriental para fortalecer a resiliência climática de seus cooperados. O acordo foca em introduzir tecnologias e práticas adaptadas à realidade local, como novas cultivares, plantio direto e integração lavoura-pecuária. A iniciativa busca mitigar riscos climáticos, aumentar o sequestro de carbono e consolidar a produção em áreas já abertas, evitando a pressão sobre novas áreas de floresta.
Ao observar como entidades sem fins lucrativos com propostas sociais valiosas careciam de apoio, a Sicredi Celeiro MT/RR criou o programa Sicredi na Comunidade, que destina verba para projetos sociais, ambientais, educativos, culturais e esportivos. Entre 2005 e 2016, o programa contemplou 496 projetos.
A Ouvidoria Cocatrel é um canal de comunicação seguro e transparente para os cooperados, colaboradores e clientes que podem fazer reclamações, sugestões e elogios. Todas são registradas e tratadas pela gestão interna, gerando melhoria contínua.
Os "Agentes de Eficiência" desempenham um papel fundamental na organização, ao assumirem diversas responsabilidades. Entre elas, destacam-se a construção e atualização de fluxos operacionais, a implementação de melhorias, a facilitação da rotina de trabalho, a gestão do conhecimento, a promoção de uma cultura de redução de desperdícios e simplificação de processos, além da redução de riscos e custos, e o aumento da competitividade da Cooperativa. Nesse contexto, a equipe de Eficiência em Processos coordena e supervisiona a implementação dessas iniciativas. Logo, sua atuação é essencial para garantir o sucesso do programa e contribuir diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Sicoob Credimepi.