Fundo da Coopercon antecipa pagamentos atrasados para médicos cooperados

Contexto e desafios
Os médicos cooperados da Coopercon, que atua em diversas cidades no estado de Minas Gerais, estavam enfrentando problemas com atrasos e falta de pagamentos por parte dos convênios.
Por esse motivo, eles não tinham segurança nem garantia da agilidade no recebimento dos seus honorários médicos. Ainda mais tendo em vista que a cooperativa dependia da realização do contrato de prestação de serviços, com cláusulas bem definidas, relacionadas ao pagamento, garantindo tal recebimento.
Em busca de maneiras para sanar esse problema, a Coopercon criou o Fundo Antecipador de Repasse (FAR), em 2015. O projeto foi idealizado pela a alta direção da cooperativa e validado por seu Conselho de Administração e Conselho Fiscal.
Desenvolvimento e metodologia
O FAR visa a garantir ao médico cooperado a segurança do recebimento de seus honorários, antecipando repasses que, eventualmente, não sejam realizados graças à inadimplência de algumas operadoras.
Os recursos do FAR são utilizados para os repasses de operadoras de planos de saúde em situações em que todas as formas possíveis de recebimento já foram acionadas e esgotadas. Ou seja, quando a cobrança da dívida já está sendo encaminhada para execução judicial. O percentual de aporte para o fundo é de 20% da sobra líquida apurada, com o limite máximo de um milhão de reais.
Os critérios de utilização do FAR levam em conta o maior número possível de cooperados beneficiados e os valores a serem utilizados. Para isso, a Coopercon estabeleceu uma série de critérios técnicos e operacionais que não prejudiquem a saúde financeira da cooperativa. Qualquer utilização de recursos do FAR deve ser aprovada por, no mínimo, dois terços dos membros do Conselho de Administração.
Com a implementação do FAR, portanto, os médicos associados à Coopercon têm segurança de que os atendimentos que ele realizou aos usuários de planos de saúde serão pagos, mesmo que a cooperativa tenha problemas com o recebimento por parte de alguma operadora de plano de saúde.
Dessa maneira, a Coopercon antecipa o pagamento aos cooperados e, caso ganhe na esfera judicial, o valor é destinado ao fundo. Tudo isso representa um diferencial para a cooperativa, que consegue oferecer segurança e credibilidade aos associados.
Resultados e aprendizados
O FAR é uma forma de a Coopercon exercer o princípio da Participação econômica dos membros, pois a garantia do recebimento é um estímulo aos cooperados manterem e aumentarem suas operações com a cooperativa.
O resultado positivo da implantação da prática é evidenciado na melhoria dos indicadores da pesquisa de satisfação do cooperado. No ano de 2015, a cooperativa atingiu o índice de satisfação de 94% dos cooperados, apresentando crescimento de 13,60 % em comparação com os dados de 2010.
Por fim, os médicos cooperados passam a ter maior garantia de recebimento de seus honorários, com impacto positivo no resultado do indicador de satisfação e maior credibilidade do cooperado em relação à cooperativa.
CONTATO DA COOPERATIVA:
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.
A Unimed-BH criou um Centro de Inovação para fomentar o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras, além de disseminar a cultura da inovação. Com uma divisão de áreas, a cooperativa organizou e centralizou as propostas sugeridas.
Ao identificar problemas na CIPA, a Castrolanda atuou para renovar a comissão, tornando-a mais ativa, participativa e integrada. Com um novo plano de ação, reconhecimento para os cipeiros de destaque e elaboração de um livro de registros, a CIPA da Castrolanda apresentou melhorias em diversos critérios avaliados.