Fundo da Coopercon antecipa pagamentos atrasados para médicos cooperados

Contexto e desafios
Os médicos cooperados da Coopercon, que atua em diversas cidades no estado de Minas Gerais, estavam enfrentando problemas com atrasos e falta de pagamentos por parte dos convênios.
Por esse motivo, eles não tinham segurança nem garantia da agilidade no recebimento dos seus honorários médicos. Ainda mais tendo em vista que a cooperativa dependia da realização do contrato de prestação de serviços, com cláusulas bem definidas, relacionadas ao pagamento, garantindo tal recebimento.
Em busca de maneiras para sanar esse problema, a Coopercon criou o Fundo Antecipador de Repasse (FAR), em 2015. O projeto foi idealizado pela a alta direção da cooperativa e validado por seu Conselho de Administração e Conselho Fiscal.
Desenvolvimento e metodologia
O FAR visa a garantir ao médico cooperado a segurança do recebimento de seus honorários, antecipando repasses que, eventualmente, não sejam realizados graças à inadimplência de algumas operadoras.
Os recursos do FAR são utilizados para os repasses de operadoras de planos de saúde em situações em que todas as formas possíveis de recebimento já foram acionadas e esgotadas. Ou seja, quando a cobrança da dívida já está sendo encaminhada para execução judicial. O percentual de aporte para o fundo é de 20% da sobra líquida apurada, com o limite máximo de um milhão de reais.
Os critérios de utilização do FAR levam em conta o maior número possível de cooperados beneficiados e os valores a serem utilizados. Para isso, a Coopercon estabeleceu uma série de critérios técnicos e operacionais que não prejudiquem a saúde financeira da cooperativa. Qualquer utilização de recursos do FAR deve ser aprovada por, no mínimo, dois terços dos membros do Conselho de Administração.
Com a implementação do FAR, portanto, os médicos associados à Coopercon têm segurança de que os atendimentos que ele realizou aos usuários de planos de saúde serão pagos, mesmo que a cooperativa tenha problemas com o recebimento por parte de alguma operadora de plano de saúde.
Dessa maneira, a Coopercon antecipa o pagamento aos cooperados e, caso ganhe na esfera judicial, o valor é destinado ao fundo. Tudo isso representa um diferencial para a cooperativa, que consegue oferecer segurança e credibilidade aos associados.
Resultados e aprendizados
O FAR é uma forma de a Coopercon exercer o princípio da Participação econômica dos membros, pois a garantia do recebimento é um estímulo aos cooperados manterem e aumentarem suas operações com a cooperativa.
O resultado positivo da implantação da prática é evidenciado na melhoria dos indicadores da pesquisa de satisfação do cooperado. No ano de 2015, a cooperativa atingiu o índice de satisfação de 94% dos cooperados, apresentando crescimento de 13,60 % em comparação com os dados de 2010.
Por fim, os médicos cooperados passam a ter maior garantia de recebimento de seus honorários, com impacto positivo no resultado do indicador de satisfação e maior credibilidade do cooperado em relação à cooperativa.
CONTATO DA COOPERATIVA:
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi é pioneira na emissão de letras de crédito sustentável
Região: Brasil Categoria: Finanças verdes Ação: Emissão da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil. ODS: 5 - Igualdade de gênero 7 - Energia acessível e limpa 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: A operação captou R$ 780 milhões em recursos destinados ao financiamento de projetos sustentáveis. O valor apoiou projetos de energia limpa, geração de empregos e apoio ao desenvolvimento econômico das comunidades. A operação evitou a emissão de quase 5 toneladas de gases poluentes e contribuiu para a sustentação de 80 mil empregos. A iniciativa foi premiada pelo Global SME Finance Awards 2023 na categoria Título Sustentável do Ano.

Mulheres da Coopfam se mobilizam para aumentar protagonismo feminino no campo
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.

Sicoob Credimepi se dedica à melhoria contínua por meio de seus Agentes de Eficiência, de modo a reduzir os desperdícios, simplificar os processos, minimizar os riscos e custos, bem como elevar a competitividade da Cooperativa
Os "Agentes de Eficiência" desempenham um papel fundamental na organização, ao assumirem diversas responsabilidades. Entre elas, destacam-se a construção e atualização de fluxos operacionais, a implementação de melhorias, a facilitação da rotina de trabalho, a gestão do conhecimento, a promoção de uma cultura de redução de desperdícios e simplificação de processos, além da redução de riscos e custos, e o aumento da competitividade da Cooperativa. Nesse contexto, a equipe de Eficiência em Processos coordena e supervisiona a implementação dessas iniciativas. Logo, sua atuação é essencial para garantir o sucesso do programa e contribuir diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Sicoob Credimepi.

Quando a sustentabilidade é um propósito
Objetivo: Ser uma incentivadora de ações que agreguem a sustentabilidade e a produtividade dentro das propriedades rurais. Resultados: Recuperação de 381 nascentes no programa por CooperNascentes Plantio de 52 hectares de florestas nativas no programa CooperSemear. Migração de 13 unidades ao mercado de energia incentivada e renovável. Obtenção do certificado ISO 14001 para dez unidades operacionais.