cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Fundo da Coopercon antecipa pagamentos atrasados para médicos cooperados

Imagem Destaque

2015
Sudeste
Saúde
Não
Coopercon – Cooperativa de Trabalho Médico e Atividades Afins do Estado de Minas Gerais
2
43
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Negócios
Ao notar que seus médicos associados estavam enfrentando problemas com atrasos de pagamentos e até calotes por parte dos convênios, a Coopercon criou o Fundo Antecipador de Repasses, que garante o recebimento dos honorários pelos profissionais depois que todas as tentativas de cobrança fora da esfera judicial são exauridas.

Contexto e desafios

Os médicos cooperados da Coopercon, que atua em diversas cidades no estado de Minas Gerais, estavam enfrentando problemas com atrasos e falta de pagamentos por parte dos convênios. 

Por esse motivo, eles não tinham segurança nem garantia da agilidade no recebimento dos seus honorários médicos. Ainda mais tendo em vista que a cooperativa dependia da realização do contrato de prestação de serviços, com cláusulas bem definidas, relacionadas ao pagamento, garantindo tal recebimento. 

Em busca de maneiras para sanar esse problema, a Coopercon criou o Fundo Antecipador de Repasse (FAR), em 2015. O projeto foi idealizado pela a alta direção da cooperativa e validado por seu Conselho de Administração e Conselho Fiscal. 

Desenvolvimento e metodologia

O FAR visa a garantir ao médico cooperado a segurança do recebimento de seus honorários, antecipando repasses que, eventualmente, não sejam realizados graças à inadimplência de algumas operadoras.

Os recursos do FAR são utilizados para os repasses de operadoras de planos de saúde em situações em que todas as formas possíveis de recebimento já foram acionadas e esgotadas. Ou seja, quando a cobrança da dívida já está sendo encaminhada para execução judicial. O percentual de aporte para o fundo é de 20% da sobra líquida apurada, com o limite máximo de um milhão de reais. 

Os critérios de utilização do FAR levam em conta o maior número possível de cooperados beneficiados e os valores a serem utilizados. Para isso, a Coopercon estabeleceu uma série de critérios técnicos e operacionais que não prejudiquem a saúde financeira da cooperativa. Qualquer utilização de recursos do FAR deve ser aprovada por, no mínimo, dois terços dos membros do Conselho de Administração.

Com a implementação do FAR, portanto, os médicos associados à Coopercon têm segurança de que os atendimentos que ele realizou aos usuários de planos de saúde serão pagos, mesmo que a cooperativa tenha problemas com o recebimento por parte de alguma operadora de plano de saúde.

Dessa maneira, a Coopercon antecipa o pagamento aos cooperados e, caso ganhe na esfera judicial, o valor é destinado ao fundo. Tudo isso representa um diferencial para a cooperativa, que consegue oferecer segurança e credibilidade aos associados.

Resultados e aprendizados

O FAR é uma forma de a Coopercon exercer o princípio da Participação econômica dos membros, pois a garantia do recebimento é um estímulo aos cooperados manterem e aumentarem suas operações com a cooperativa.

O resultado positivo da implantação da prática é evidenciado na melhoria dos indicadores da pesquisa de satisfação do cooperado. No ano de 2015, a cooperativa atingiu o índice de satisfação de 94% dos cooperados, apresentando crescimento de 13,60 % em comparação com os dados de 2010.

Por fim, os médicos cooperados passam a ter maior garantia de recebimento de seus honorários, com impacto positivo no resultado do indicador de satisfação e maior credibilidade do cooperado em relação à cooperativa.

CONTATO DA COOPERATIVA:

coordenacao.operacional@coopercon.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Pensando em aumentar a taxa de envolvimento dos colaboradores e seu conhecimento sobre a cooperativa, a Sicoob Credicom desenvolveu o Encontro Estratégico, evento anual para conferir resultados do ano anterior e apresentar as metas futuras.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unimed Nordeste-RS criou a prática Torre de Controle pensando em diminuir o tempo de internação de seus clientes. A iniciativa consiste no monitoramento dos pacientes e no desenvolvimento de ações e abordagens baseadas nas condições de cada um.

ESGCOOP

Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.