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Unimed-BH: indicadores instigam melhorias para os médicos cooperados

Imagem Destaque

2015
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico
5
5
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Dados e Inteligência
O programa Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais (GUIA) proporciona informações para que os cooperados possam avaliar seu desempenho. A ferramenta disponibiliza dados gerais e específicos em plataformas digitais. Só nos primeiros nove meses no ar, o GUIA foi acessado por mais da metade dos cooperados.

Contexto e desafios

Inspirada no mote de que ninguém faz nada sozinho, a diretoria da Unimed-BH propôs uma série de compromissos de participação e envolvimento dos cooperados com a cooperativa mineira.

Para dar início a essa jornada, a cooperativa convidou os membros do Conselho Social a definir as pautas de interesse para seus encontros periódicos com a alta gestão. Um dos temas prioritários foi discutir propostas para valorizar a remuneração médica, baseada em ganhos de qualidade assistencial.

Nesse contexto, os conselheiros da cooperativa propuseram chamar os membros dos comitês especializados nesse debate. Assim, a partir de novembro de 2014, teve início o Projeto de Indicadores Assistenciais e de Produção Médica, com uma intensa agenda de reuniões entre os comitês e a equipe técnica da Unimed-BH até agosto de 2015, quando foi lançado o programa Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais (GUIA). 

Desenvolvimento e metodologia

O GUIA surgiu com a proposta de convocar o cooperado a avaliar e aprimorar o seu desempenho, baseado em indicadores assistenciais e de produção. A iniciativa, que integra o programa Por Dentro da Nossa Unimed, apresenta um painel, em que o médico pode acompanhar o desempenho da cooperativa na atenção à saúde e os reflexos da sua atuação nos resultados da Unimed-BH.

O painel do GUIA fica disponível em uma plataforma online disponível exclusivamente para os médicos cooperados mediante identificação e senha. A Unimed-BH definiu os indicadores do GUIA no primeiro semestre de 2015, após mais de 4 mil horas de processamento de dados e elaboração técnica, incluindo 150 horas de reuniões com os comitês de especialidades.

Os indicadores, portanto, se organizam da seguinte forma:

  • Visão geral: há 12 indicadores de resultado da cooperativa, com dados de desempenho econômico-financeiro e de atenção à saúde.
  • Especialidades médicas: são 690 indicadores de eficiência técnica, referentes a processos e resultados assistenciais. Em média, cada especialidade conta com 10 a 15 indicadores que avaliam o cuidado, a vinculação entre o médico e seus pacientes e a qualidade dos serviços prestados.

Em setembro de 2015, a Unimed-BH apresentou o guia para seus associados com a abertura do hotsite e divulgação dos indicadores por especialidade. Durante o 10º Encontro de Cooperados, evento anual que, em 2015, reuniu mais de 2.200 cooperados no auditório do Minascentro, a cooperativa apresentou uma novidade do GUIA que disponibiliza resultados individuais dos cooperados. Até então, esses dados eram apresentados em conjunto. 

A partir de janeiro de 2006, o acompanhamento passou a ser feito a partir de um sistema preparado exclusivamente para a publicação e o monitoramento dos indicadores. Nessa etapa, a cooperativa começou a divulgar, mensalmente, os indicadores por especialidade. 

Para a Unimed-BH, o acesso aos indicadores individuais fomentam a reflexão dos cooperados sobre o próprio desempenho, já que eles podem compará-los aos resultados do conjunto da especialidade. Isso possibilita o diagnóstico de problemas e, consequentemente, a adoção de ações para corrigi-los.

Resultados de aprendizados

Inicialmente lançado como hotsite, o GUIA já passou por melhorias. Atualmente, ele funciona a partir de um sistema exclusivamente criado para a publicação com acesso restrito. A mudança representa ganhos de segurança da informação. Além disso, um aplicativo para celular facilitou ainda mais o acesso à ferramenta.

Só nos primeiros nove meses de lançamento do projeto, 2.425 médicos acessaram o sistema. Esse valor representou 57,4% dos cooperados à época. Para o cooperado Eduardo Filgueiras, a iniciativa  mostra que a Unimed-BH está na vanguarda do setor:

“Já inovamos no atendimento ao cliente, na valorização do trabalho médico e na assistência do cuidado. Agora, vamos nos permitir incorporar melhores práticas, e isso assegura a nossa sustentabilidade no mercado. É preciso disciplina e participação de todos”, disse. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Fernando Coelho, superintendente executivo de gestão empresarial - fernando.coelho@unimedbh.com.br

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