Unimed-BH: indicadores instigam melhorias para os médicos cooperados
Contexto e desafios
Inspirada no mote de que ninguém faz nada sozinho, a diretoria da Unimed-BH propôs uma série de compromissos de participação e envolvimento dos cooperados com a cooperativa mineira.
Para dar início a essa jornada, a cooperativa convidou os membros do Conselho Social a definir as pautas de interesse para seus encontros periódicos com a alta gestão. Um dos temas prioritários foi discutir propostas para valorizar a remuneração médica, baseada em ganhos de qualidade assistencial.
Nesse contexto, os conselheiros da cooperativa propuseram chamar os membros dos comitês especializados nesse debate. Assim, a partir de novembro de 2014, teve início o Projeto de Indicadores Assistenciais e de Produção Médica, com uma intensa agenda de reuniões entre os comitês e a equipe técnica da Unimed-BH até agosto de 2015, quando foi lançado o programa Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais (GUIA).
Desenvolvimento e metodologia
O GUIA surgiu com a proposta de convocar o cooperado a avaliar e aprimorar o seu desempenho, baseado em indicadores assistenciais e de produção. A iniciativa, que integra o programa Por Dentro da Nossa Unimed, apresenta um painel, em que o médico pode acompanhar o desempenho da cooperativa na atenção à saúde e os reflexos da sua atuação nos resultados da Unimed-BH.
O painel do GUIA fica disponível em uma plataforma online disponível exclusivamente para os médicos cooperados mediante identificação e senha. A Unimed-BH definiu os indicadores do GUIA no primeiro semestre de 2015, após mais de 4 mil horas de processamento de dados e elaboração técnica, incluindo 150 horas de reuniões com os comitês de especialidades.
Os indicadores, portanto, se organizam da seguinte forma:
- Visão geral: há 12 indicadores de resultado da cooperativa, com dados de desempenho econômico-financeiro e de atenção à saúde.
- Especialidades médicas: são 690 indicadores de eficiência técnica, referentes a processos e resultados assistenciais. Em média, cada especialidade conta com 10 a 15 indicadores que avaliam o cuidado, a vinculação entre o médico e seus pacientes e a qualidade dos serviços prestados.
Em setembro de 2015, a Unimed-BH apresentou o guia para seus associados com a abertura do hotsite e divulgação dos indicadores por especialidade. Durante o 10º Encontro de Cooperados, evento anual que, em 2015, reuniu mais de 2.200 cooperados no auditório do Minascentro, a cooperativa apresentou uma novidade do GUIA que disponibiliza resultados individuais dos cooperados. Até então, esses dados eram apresentados em conjunto.
A partir de janeiro de 2006, o acompanhamento passou a ser feito a partir de um sistema preparado exclusivamente para a publicação e o monitoramento dos indicadores. Nessa etapa, a cooperativa começou a divulgar, mensalmente, os indicadores por especialidade.
Para a Unimed-BH, o acesso aos indicadores individuais fomentam a reflexão dos cooperados sobre o próprio desempenho, já que eles podem compará-los aos resultados do conjunto da especialidade. Isso possibilita o diagnóstico de problemas e, consequentemente, a adoção de ações para corrigi-los.
Resultados de aprendizados
Inicialmente lançado como hotsite, o GUIA já passou por melhorias. Atualmente, ele funciona a partir de um sistema exclusivamente criado para a publicação com acesso restrito. A mudança representa ganhos de segurança da informação. Além disso, um aplicativo para celular facilitou ainda mais o acesso à ferramenta.
Só nos primeiros nove meses de lançamento do projeto, 2.425 médicos acessaram o sistema. Esse valor representou 57,4% dos cooperados à época. Para o cooperado Eduardo Filgueiras, a iniciativa mostra que a Unimed-BH está na vanguarda do setor:
“Já inovamos no atendimento ao cliente, na valorização do trabalho médico e na assistência do cuidado. Agora, vamos nos permitir incorporar melhores práticas, e isso assegura a nossa sustentabilidade no mercado. É preciso disciplina e participação de todos”, disse.
CONTATO DA COOPERATIVA
Fernando Coelho, superintendente executivo de gestão empresarial - fernando.coelho@unimedbh.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A Sicredi Celeiro MT/RR sentiu a necessidade de desenvolver um projeto de integração detalhado para seus novos colaboradores. Com inúmeras palestras, cursos, apresentações e jogos, o objetivo da cooperativa é ensinar os trabalhadores sobre a cultura e o funcionamento da organização, proporcionando o sentimento de pertencimento.
Nome do projeto: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Objetivo: auxiliar o cooperado a utilizar de maneira sustentável a propriedade. Resultados: melhora o solo degradado aumento do faturamento da propriedade rural em até 10 vezes por hectare
Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.
Ao notar que seus médicos associados estavam enfrentando problemas com atrasos de pagamentos e até calotes por parte dos convênios, a Coopercon criou o Fundo Antecipador de Repasses, que garante o recebimento dos honorários pelos profissionais depois que todas as tentativas de cobrança fora da esfera judicial são exauridas.