Coopama aplica pesquisa pós-venda para aprimorar serviços

Contexto e desafios
A cooperativa agrária Coopama, sediada na cidade de Machado, em Minas Gerais, atua na comercialização e armazenagem de café e grãos e conta também com um departamento de cafés especiais, fábrica de rações e minerais e serviços de assistência agronômica, veterinária e nutrição animal.
Diante de um cenário altamente competitivo, a cooperativa identificou a necessidade de ouvir seus cooperados em relação aos produtos e serviços oferecidos por ela. A prática também tinha o objetivo de fidelizar os cooperados por meio da confiança, da credibilidade e do relacionamento, o que contribui para a satisfação dos membros, para o aumento do desempenho organizacional e para a obtenção de melhores resultados.
Assim foi instaurado o Pós-Vendas Coopama: entrevistas de diagnóstico feitas mensalmente com grupos de cooperados. O intuito é avaliar o atendimento, os produtos, os serviços e os preços da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
As coletas são feitas por meio de contatos telefônicos que seguem um roteiro previamente estabelecido. Os entrevistados são definidos por critérios que levam em conta o volume de negócios de cada um deles com a Coopama. Assim, são estabelecidas as categorias de clientes dos Grupos A, B e C, ou seja, grandes, médios e pequenos, respectivamente.
A partir dessas entrevistas, as respostas são compiladas e apresentadas para a diretoria e as gerências, que realizam a análise e definem ações eficazes para promover a melhoria contínua da cooperativa.
A prática se divide nas seguintes atividades:
- Levantamento das questões a serem abordadas, de acordo com as demandas das áreas envolvidas, e elaboração do questionário/roteiro. Responsabilidade: departamentos de marketing, comercial e financeiro, em conjunto com a assessoria de planejamento;
- Treinamento da equipe para aplicação de questionário. Responsabilidade: assessoria de planejamento do departamento de marketing;
- Realização de trinta entrevistas mensais, divididas em três grupos (A, B e C), de acordo com o volume de compras do cooperado. Responsabilidade: departamento de marketing;
- Compilação e monitoramento dos dados. Responsabilidade: assessoria de planejamento;
- Apresentação dos resultados às gerências e à diretoria da cooperativa e criação e implantação de ações para melhoria dos resultados. Responsabilidade: assessoria de planejamento e departamento de marketing;
- Feedback ao cooperado, por contato telefônico, e-mail ou carta. Responsabilidade: departamento de marketing.
Segundo a Coopama, a consultoria de planejamento estratégico foi de extrema importância para o desenvolvimento do projeto, norteando o trabalho dos funcionários da cooperativa e oferecendo todo o suporte necessário quanto à compilação e ao estudo das informações obtidas.
Resultados e aprendizados
A prática da pesquisa pós-vendas permite a interação entre cooperativa e cooperado e, a partir da visão desses cooperados, a elaboração de ações eficazes, na busca pela melhoria contínua e pela excelência.
Também a partir das informações coletadas, é possível analisar os departamentos da Coopama, bem como as áreas de melhor desempenho e os principais problemas associados ao atendimento e ao relacionamento com o cooperado.
Os dados coletados são tabulados e apresentados em gráficos comparativos em reuniões, para discussão de pontos de melhoria e criação do plano de ação.
Entre os resultados quantitativos registrados após o início das pesquisas de satisfação, a Coopama cita que 80% dos cooperados avaliam a cooperativa como muito boa e ótima.
A área de Atendimento foi avaliada como ótima nos quesitos de agilidade, conhecimento técnico e entrega. Os Produtos e Serviços foram avaliados como bons no quesito “Qualidade” e ótimos no quesito “Atende suas necessidades”. Já as Condições de Pagamento oferecidas pela cooperativa foram classificadas como boas tanto no prazo como no que diz respeito ao preço.
A Coopama acrescenta que o pós-venda ajudou na fidelização do cooperado e no aumento da confiança e da credibilidade, contribuindo para a satisfação dos membros, o aumento do desempenho organizacional e o alcance de melhores resultados globais.
CONTATO DA COOPERATIVA
Telefone: (35) 3295-0100
E-mail: coopama@coopama.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.
Projeto: Olho D´Água Objetivo: Restauração de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, na área de atuação da Cocari, presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, visando suprir as necessidades domésticas e agropecuárias, além da proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos, da fauna e da flora local. Resultados: Em 2021 o projeto alcançou a marca histórica de 1.000 nascentes recuperadas, comemorada no dia 28 de julho, Dia do Agricultor; Com a restauração, a vazão de água da nascente aumenta e se torna límpida, protegida e própria para o consumo; Projeto premiado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura; Desde 2014 recebe o selo Chico Mendes de preservação; Em 2014, conquistou o troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, em 1993; É uma referência para outras instituições e municípios que procuram a Cocari, para aprender a técnica de restauração.
Em 2011, a Viacredi sentiu a necessidade de qualificar possíveis líderes e criou o programa Liderança na Prática. Com o auxílio de outras ferramentas de gestão, a iniciativa visa preparar colaboradores para assumirem posições de liderança dentro da cooperativa. Assim, além de focar na educação de seus trabalhadores, a Viacredi diminui a taxa de rotatividade e melhora seus resultados.
Colocando os clientes em foco, a Unimed Volta Redonda decidiu criar um programa que deixa o atendimento em hospitais ainda mais humanizado e atencioso. Com o Jeito Unimed de Cuidar, a cooperativa foca no cuidado dos clientes e no que podem oferecer para o serviço ser cada vez mais acolhedor.