Viacredi desenvolve líderes com qualificação e gestão
Contexto e desafios
A Viacredi não esconde que a capacitação dos colaboradores é um de seus objetivos principais como cooperativa. E apesar de ter implementado a gestão por competências, o passaporte profissional e os programas Prolíder e coaching, a organização observou a falta de lideranças qualificadas.
A Viacredi criou e implementou os programas Prolíder e coaching em 2007 visando identificar, desenvolver e preparar futuros líderes. No entanto, em 2011, após um feedback das equipes, a cooperativa desenvolveu o programa Liderança na Prática. O objetivo da iniciativa é adaptar os treinamentos às turmas e ao cenário atual.
O programa Liderança na Prática conta com ferramentas de gestão de pessoas, e com treinamentos que qualificam e desenvolvem os líderes, tornando-os qualificados para gerir equipes. A ideia, portanto, é que o conteúdo necessário para a formação dos profissionais seja disseminado conforme as necessidades de cada grupo.
Desenvolvimento e metodologia
A iniciativa foi desenvolvida focando na teoria e na prática da liderança, e com o auxílio de ferramentas, políticas internas, e práticas de alinhamento com processos e gestão do negócio. Com esse plano de desenvolvimento em mente, a Viacredi traçou alguns objetivos:
- Contribuir para a melhoria dos resultados quantitativos e da gestão de pessoas dos gestores;
- Aumentar a eficiência dos gestores;
- Alinhar conceitos e incentivar a mudança de postura dos líderes;
- Promover ambiente de trabalho cooperativo e respeitoso.
O programa é dividido em módulos que acontecem uma vez por mês. Durante os módulos, os líderes em formação precisam realizar tarefas para que avaliam suas habilidades e conhecimentos, a fim de identificar dificuldades e méritos.
Além de colocar em prática as habilidades que aprenderam, os treinados também contam com duas ferramentas de aprendizagem:
- Grupo de Aprendizagem: grupos integrados durante o processo de formação;
- Grupo Gestor: reuniões com gerentes e diretores para estruturar ações para o desenvolvimento dos líderes em formação.
No início de cada módulo, ocorre o compartilhamento de experiências e aprendizados adquiridos pelos grupos de aprendizagem e pelos participantes. A ordem dos módulos e a forma de trabalho é decidida de forma adequada para cada turma, considerando a necessidade da cooperativa e o perfil dos participantes.
Pré-requisito e controle
Para integrar o programa Liderança na Prática, os gestores interessados precisam ter participado de outros cursos de liderança da cooperativa, como o Prolíder, a academia de líderes e o processo de coaching. Dessa maneira, a Viacredi garante que os participantes estão engajados e desejam alcançar cargos de liderança.
A equipe de gestão de pessoas controla a participação nos programas de desenvolvimento de lideranças via registro de presença no sistema de treinamento. Já o monitoramento das práticas dos módulos é feito por meio de um relato. Além disso, o líder imediato acompanha a evolução do participante.
O Grupo Gestor é parte importante do controle do programa Liderança na Prática. A equipe monitora as ações realizadas pelo participante, garantindo a formação de líderes competentes e a eficácia da iniciativa.
Resultados e aprendizados
Com o foco em oferecer o melhor treinamento de liderança para os colaboradores, a Viacredi apostou em algumas mudanças. A cooperativa tornou a sequência de realização dos módulos mais flexível para as necessidades de cada grupo.
Além disso, a Viacredi passou a realizar reuniões para alinhar os conteúdos a serem expostos antes dos encontros. Isso aconteceu, pois a cooperativa observou a necessidade de adequar os módulos aos perfis dos participantes.
O programa Liderança na Prática apresentou resultados positivos à cooperativa. Em 2014, a Viacredi capacitou 97 colaboradores e apresentou uma baixa taxa de rotatividade entre os colaboradores.
Com o auxílio de outras ferramentas, o processo de qualificação de líderes e futuros líderes se torna mais transparente e traz inúmeros benefícios qualitativos observados pela cooperativa, como:
- Desenvolvimento acelerado de competências essenciais e de liderança;
- Prática de atitudes necessárias para o dia a dia;
- Capacitar lideranças para melhorar o processo de coaching;
- Focar no papel estratégico dos líderes com clarificação de papéis, integração e motivação, e feedbacks pontuais e produtivos;
- Melhora na gestão de pessoas e nas práticas de realização de reuniões.
Dessa maneira, os participantes podem focar em seu desenvolvimento profissional dentro da cooperativa, reconhecendo suas habilidades e potenciais. Já a Viacredi aumenta a cartela de líderes preparados e desenvolve equipes engajadas e interessadas pelo cooperativismo.
CONTATO DA COOPERATIVA
Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua - micheli@viacredi.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2010, o Sicoob São Miguel começou uma série de gibis da personagem Sicoobito. As histórias são distribuídas em escolas das cidades em que a cooperativa atua, difundindo conceitos como cooperativismo, ambientalismo e educação financeira.
Nome do projeto: Cooperativas como resposta à geração de energia renovável com o protagonismo das pessoas – cooperação entre Brasil e Alemanha. Investimento no projeto: R$ 100 mil (OCB), R$ 250 mil (DGRV). Resultados: Aumento da capacidade instalada de energia renovável por novas cooperativas, de 0,075 MW, em 2016, para 11,4 MW no final de 2020. Crescimento do número de cooperativas envolvidas na geração de energia renovável. Em dezembro de 2020, eram 24 cooperativas gerando energia para 238 unidades consumidoras. O trabalho desenvolvido incentivou as cooperativas já existentes a gerarem sua própria energia. Em 2020, foram 482 empreendimentos de geração de energia renovável, totalizando 35 MW. Criação da plataforma www.energia.coop, gerando informação específica e de fácil acesso sobre o assunto. Troca de experiência internacional entre Brasil, Alemanha e diversos países na América.
Com seu Programa de Compliance, a Unimed-BH se atualiza diante das novas demandas legais, regulatórias e éticas no mercado de planos de saúde. Iniciado em 2014, o projeto atua para assegurar boas práticas e estimular a integridade nos negócios. O programa passa por revisões anuais e engloba todas as áreas da cooperativa.
A cooperativa imbuída de responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente implementou, por meio o seu Comitê de Sustentabilidade, a ação "Neutralização de CO2", com o objetivo de neutralizar os gases emitidos em decorrência das suas atividades. Para isso, foi elaborado inventário de gases efeito estufa GEE e plantio de árvores para tal neutralização. Tudo isso em conjunto com grandes parceiros, sérios e responsáveis por uma condução lícita e organizada, assim como acompanhamento de todo processo. Consequentemente, implementou a ação "Adote uma árvore", fortalecendo o pertencimento dos cooperados, que podem participar ativamente dessa neutralização.