A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores

Contexto e desafios
O desafio era desenvolver uma ferramenta que simplificasse os processos diários e criasse melhores experiências aos cooperados. Desta forma, encontrou-se uma maneira inovadora de oferecer soluções para otimização de tempo, transparência e segurança. O cartão Coopama, oferece ao cooperado a visualização de informações em tempo real, tendo controle da sua conta na palma das mãos.
Com o aplicativo, é possível:
- Ter um controle simples e transparente do seu limite de crédito em tempo real;
- Bloquear e desbloquear seu cartão e dos seus dependentes;
- Solicitar aumento de limite de crédito para o titular e gerenciar o limite de crédito de seus dependentes.
Desenvolvimento e metodologia
O cartão Coopama foi elaborado, coordenado e monitorado pela área financeira, com os devidos apoios jurídicos. Foi desenvolvido para todos os cooperados e colaboradores da cooperativa, com uso exclusivo em todas as unidades de negócios. Durante o lançamento, foram criadas condições comerciais especiais para aqueles que aderissem ao cartão.
O projeto começou com o desenvolvimento da ideia e o escopo inicial, seguido da aprovação formal da diretoria. Na sequência, os fornecedores que poderiam apoiar essa demanda foram orçados. Uma vez definido quem seria o fornecedor, os trabalhos de desenvolvimento da ferramenta começaram. Para que o projeto pudesse ser acessado, foram instalados leitores nas unidades de negócios e a equipe interna recebeu treinamento sobre o uso do cartão e do aplicativo. Após tudo instalado e todos treinados, teve início a fase de teste por cooperados e colaboradores formadores de opinião.
Após análise desse lançamento teste, houve então a sensibilização sobre o cartão para o público interno via aplicativo interno Conexão, email, WhatsApp e comunicação externa, por meio de vídeo explicativo, tutorial, redes socais etc., além de treinamento para todas as Unidades e equipes que foram trabalhar na Fenec, feira da Coopama, que reuniu grande número de cooperados, para entrega dos cartões. Outra ação realizada foi a de realizar medições das adesões ao final de todo o processo.
Resultados e aprendizados
Os resultados obtidos com essa ação foram:
- Análise e liberação de compras em tempo real, até mesmo direto da propriedade do cooperado;
- Melhoria na qualidade de processos;
- Melhoria da qualidade documental;
- Atualização cadastral dos dados principais a qualquer momento;
- Emissão de boletos online;
- Fatura digital;
- Limite de crédito cadastrado e disponível em seu tempo real;
- 2022: 741 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$2.000,00
- 2023: 1.471 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$36.000.000,00
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.
A Unimed João Monlevade iniciou um programa de previdência privada para seus cooperados. Diante do sucesso da iniciativa, o projeto foi ampliado para atender os colaboradores, a fim de tornar a cooperativa mais atrativa a novos talentos e aumentar a retenção. Desde então, a Unimed João Monlevade notou melhoras nas pesquisas de clima.
Regiões: Sul e Nordeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação/projeto: O Batalhão do Bem emprega a economia circular para reutilizar resíduos têxteis oriundos de fardas e vestimentas militares. Além do meio ambiente, o projeto atua, ainda, em prol da educação e geração de renda. ODSs: 1 - Erradicação da pobreza 4 - Educação de qualidade 5 - Igualdade de gênero 12 - Consumo e produção responsáveis 17 - Parceria e meios de implementação Resultados: Mais de 2 mil peças e 600 pares de calçados foram doados. Outras 500 peças passaram pelo processo de descaracterização e reaproveitamento. A iniciativa realiza cursos de customização, microempreendedorismo e reciclagem profissional, com participação feminina majoritária.