cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos

Imagem Destaque

2001
Sudeste
Saúde
Não
Unimed-BH Cooperativa de Trabalho Médico
5
5
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.

Contexto e desafios

Em meio a seus diversos projetos, a cooperativa mineira de saúde Unimed-BH, que reúne mais de 5 mil médicos cooperados, enxergou a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas estabelecidas. 

Com isso, a ideia é dar suporte tanto ao crescimento do negócio quanto às medidas de inovação da cooperativa. Assim, a Unimed BH consegue assegurar a integração das iniciativas com o seu planejamento estratégico. 

A Unimed-BH avaliou que o gerenciamento efetivo dos projetos é necessário para organizar as iniciativas de uma forma efetiva. Dessa forma, em 2001, a cooperativa tomou medidas para aprimorar esse processo. 

Desenvolvimento e metodologia

A Unimed-BH estabeleceu sua dinâmica de gerenciamento de projetos por meio da utilização de boas práticas reconhecidas no mercado e também adequadas às necessidades e à realidade da cooperativa.

Nesse cenário, a elaboração, execução e monitoramento dos projetos da Unimed BH obedecem às seguintes etapas:

  • Estudo: trata-se da etapa inicial do projeto, quando a cooperativa decide quais são os resultados esperados e elabora o plano de trabalho que permitirá atingi-los. Depois disso, o projeto é submetido à aprovação pelos responsáveis, que o avaliam dentro do portfólio de projetos da Unimed-BH. 
  • Execução: é o processo de realização do projeto na busca por atingir os resultados esperados que foram definidos na etapa anterior. 
  • Encerramento: se dá com a conclusão dos trabalhos e o levantamento das lições aprendidas no decorrer da execução. Com isso, a ideia é buscar a melhoria contínua dos processos. 
  • Monitoramento e controle: acontece no decorrer das três etapas prévias, a fim de assegurar a visibilidade e a transparência do projeto. Para tanto, a Unimed-BH reporta o status de realização das iniciativas e acompanha os indicadores relevantes. Além disso, nessa fase também há o controle da conformidade na execução do plano de trabalho. Diante disso, o projeto pode passar por mudanças de rota.

O Escritório Corporativo de Projetos da Unimed-BH é o setor responsável pelo gerenciamento de projetos, acompanhando as entregas, os prazos e o consumo da verba disponibilizada. Uma auditoria interna contribui para a governança do gerenciamento. 

Resultados e aprendizados

Com o passar do tempo, o Escritório Corporativo de Projetos, que ficava dentro do setor de tecnologia, foi realocado para a superintendência de planejamento e novos negócios da Unimed-BH. Em decorrência disso, houve a mudança da liderança dos projetos, que passou da área de tecnologia da informação para as áreas de negócio. 

O projeto também ganhou um plano de comunicação por meio de reuniões mensais com os superintendentes.

Desde o início, a Unimed-BH notou que projetos com maior alinhamento ao planejamento estratégico e geração de valor para a cooperativa passaram a ser priorizados. Consequentemente, isso gerou impacto positivo nos resultados dos projetos realizados. 

Por fim, outros resultados observados foram:

  • Maior sucesso com a atuação proativa em relação aos riscos
  • Alinhamento entre todas as partes envolvidas, assegurando a transversalidade
  • Otimização dos recursos
  • Maior qualidade das entregas

 

CONTATO DA COOPERATIVA

Pedro Colares, gerente de Planejamento, Processo e Projetos - pedro.colares@unimedbh.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Projeto Água Viva ODS: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Resultados Esperados: Promover a preservação e recuperação de nascentes na área de atuação da cooperativa Mobilizar os cerca de 200 estudantes que participarão do projeto para serem "agentes de transformação" em suas comunidades Realização de uma Feira de Conhecimento onde os estudantes poderão mostrar o que aprenderam sobre a importância de preservar as nascentes da região onde vivem. Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credicom promove encontro quadrianual para capacitar cooperados e ampliar conhecimento sobre os resultados, os produtos e as ações da cooperativa. O evento ajudou a melhorar a imagem da instituição e o relacionamento com os associados.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Ação da cooperativa paranaense prevê a formação de grupos de trabalho para divulgar e implementar as regras de segurança ocupacional e as consequências das infrações, bem como criar uma cultura de segurança e prevenção em todas as áreas da operação.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Projeto de revitalização ambiental das margens do Córrego do Limoeiro, realizado pela Coopatos, ajudou a reequilibrar o ecossistema e o abastecimento de água na região. Cooperativa também investiu no gerenciamento de águas residuárias, gerando economia de recursos.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.