Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos

Contexto e desafios
Em meio a seus diversos projetos, a cooperativa mineira de saúde Unimed-BH, que reúne mais de 5 mil médicos cooperados, enxergou a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas estabelecidas.
Com isso, a ideia é dar suporte tanto ao crescimento do negócio quanto às medidas de inovação da cooperativa. Assim, a Unimed BH consegue assegurar a integração das iniciativas com o seu planejamento estratégico.
A Unimed-BH avaliou que o gerenciamento efetivo dos projetos é necessário para organizar as iniciativas de uma forma efetiva. Dessa forma, em 2001, a cooperativa tomou medidas para aprimorar esse processo.
Desenvolvimento e metodologia
A Unimed-BH estabeleceu sua dinâmica de gerenciamento de projetos por meio da utilização de boas práticas reconhecidas no mercado e também adequadas às necessidades e à realidade da cooperativa.
Nesse cenário, a elaboração, execução e monitoramento dos projetos da Unimed BH obedecem às seguintes etapas:
- Estudo: trata-se da etapa inicial do projeto, quando a cooperativa decide quais são os resultados esperados e elabora o plano de trabalho que permitirá atingi-los. Depois disso, o projeto é submetido à aprovação pelos responsáveis, que o avaliam dentro do portfólio de projetos da Unimed-BH.
- Execução: é o processo de realização do projeto na busca por atingir os resultados esperados que foram definidos na etapa anterior.
- Encerramento: se dá com a conclusão dos trabalhos e o levantamento das lições aprendidas no decorrer da execução. Com isso, a ideia é buscar a melhoria contínua dos processos.
- Monitoramento e controle: acontece no decorrer das três etapas prévias, a fim de assegurar a visibilidade e a transparência do projeto. Para tanto, a Unimed-BH reporta o status de realização das iniciativas e acompanha os indicadores relevantes. Além disso, nessa fase também há o controle da conformidade na execução do plano de trabalho. Diante disso, o projeto pode passar por mudanças de rota.
O Escritório Corporativo de Projetos da Unimed-BH é o setor responsável pelo gerenciamento de projetos, acompanhando as entregas, os prazos e o consumo da verba disponibilizada. Uma auditoria interna contribui para a governança do gerenciamento.
Resultados e aprendizados
Com o passar do tempo, o Escritório Corporativo de Projetos, que ficava dentro do setor de tecnologia, foi realocado para a superintendência de planejamento e novos negócios da Unimed-BH. Em decorrência disso, houve a mudança da liderança dos projetos, que passou da área de tecnologia da informação para as áreas de negócio.
O projeto também ganhou um plano de comunicação por meio de reuniões mensais com os superintendentes.
Desde o início, a Unimed-BH notou que projetos com maior alinhamento ao planejamento estratégico e geração de valor para a cooperativa passaram a ser priorizados. Consequentemente, isso gerou impacto positivo nos resultados dos projetos realizados.
Por fim, outros resultados observados foram:
- Maior sucesso com a atuação proativa em relação aos riscos
- Alinhamento entre todas as partes envolvidas, assegurando a transversalidade
- Otimização dos recursos
- Maior qualidade das entregas
CONTATO DA COOPERATIVA
Pedro Colares, gerente de Planejamento, Processo e Projetos - pedro.colares@unimedbh.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Viacredi realiza Feira de Oportunidades para impulsionar negócios dos cooperados
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.

Programa Agrária de Gestão Rural promove boas práticas de sustentabilidade
Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.

Unimed Vale do Aço lança Projeto Valor em Saúde com objetivo de fortalecer a Governança Corporativa
O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.

Coplana: pioneirismo em excelência, sustentabilidade e logística reversa
-