Sicredi Pioneira cria portal interativo de governança para apoiar trabalho dos conselheiros
Contexto e desafios
A Sicredi Pioneira RS é uma cooperativa de crédito fundada no Rio Grande do Sul que atua em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha. Com 120 anos de história, foi a primeira das mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi.
Para facilitar o trabalho de seus conselhos de administração e fiscal, a Sicredi Pioneira decidiu criar o portal de governança: um banco de dados eletrônico que tem por objetivo aproximar os conselheiros, tanto titulares quanto suplentes, da gestão da cooperativa, por meio da disseminação de informações de cunho econômico e social.
O portal nasceu de uma demanda dos conselheiros de qualificar o acesso às informações necessárias para seu trabalho e para a tomada de decisão. Trata-se de uma ferramenta interativa, que atende às boas práticas de governança, dando transparência e assegurando aos conselheiros o pleno acesso a todos os dados da organização.
Desenvolvimento e metodologia
O portal de governança permite que os conselheiros tenham acesso a:
- Pautas e atas das reuniões do conselho de administração, do conselho fiscal e da diretoria executiva;
- Assuntos ligados à governança e à estratégia do negócio;
- Agenda de eventos;
- Notícias internas e externas.
Também há um espaço para o usuário deixar seu comentário. O portal permite aos conselheiros o foco no presente e no futuro.
As pautas são publicadas com os conteúdos que serão debatidos posteriormente em reunião presencial dos conselheiros. Essas pautas são disponibilizadas com antecedência de cinco dias, o que agiliza as reuniões presenciais, pois permite partir diretamente para a discussão e a decisão, eliminando a etapa de explanação do conteúdo.
O portal é alimentado diariamente com informações fornecidas pelo presidente do conselho de administração e por executivos da cooperativa. As publicações da semana são comunicadas por e-mail, com envio do link aos conselheiros, podendo ser acessadas de qualquer local, dentro ou fora da organização.
O acesso é feito por meio do site sicredipioneira.coop.br e é restrito aos membros dos órgãos de gestão, com senha individual. A iniciativa abrange a presidência e a vice-presidência do conselho de administração, os membros do mesmo conselho, o conselho fiscal (Confis) e a diretoria executiva (Direx).
Resultados e aprendizados
Entre os resultados positivos colhidos pela Sicredi Pioneira depois da criação do portal de governança, destaca-se o fato de os conselheiros chegarem às reuniões com conhecimento prévio das pautas e, portanto, mais preparados para uma tomada de decisão embasada e ágil.
O Conselho Fiscal ganhou mais subsídios para preparar o plano de trabalho do ano. Além disso, conselheiros suplentes têm acesso às mesmas informações dos titulares, mantendo-se sempre preparados para uma possível participação na reunião do conselho. O portal também permite acompanhar as decisões da diretoria executiva logo após a reunião.
Com a divulgação prévia da pauta, houve uma redução do número de itens postergados para outra reunião devido à necessidade de aprofundar o assunto em questão. Isso dá mais celeridade às decisões. A cooperativa relata que o número de acessos por usuário, uma forma de medir o nível de interesse pelo portal, cresceu continuamente desde a implementação da solução.
Por fim, o portal de governança está inter-relacionado com o modelo de atuação do conselho de administração e alinhado às boas práticas de governança corporativa. Ele atende aos princípios cooperativistas da gestão democrática e da educação, formação e informação.
CONTATO DA COOPERATIVA
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A Lar Cooperativa Agroindustrial desenvolveu um programa para recuperar e proteger nascentes em propriedades de seus associados. A iniciativa promove o isolamento e a revegetação de áreas degradadas, melhorando a qualidade e a disponibilidade da água. Até agosto de 2025, o programa já havia recuperado 468 nascentes em 280 propriedades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Objetivo: Ser uma incentivadora de ações que agreguem a sustentabilidade e a produtividade dentro das propriedades rurais. Resultados: Recuperação de 381 nascentes no programa por CooperNascentes Plantio de 52 hectares de florestas nativas no programa CooperSemear. Migração de 13 unidades ao mercado de energia incentivada e renovável. Obtenção do certificado ISO 14001 para dez unidades operacionais.
Evento para fomentar novos investimentos por parte dos associados e prospects da agência, melhorando o relacionamento com associados investidores.
O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025