Sicredi Pioneira cria portal interativo de governança para apoiar trabalho dos conselheiros

Contexto e desafios
A Sicredi Pioneira RS é uma cooperativa de crédito fundada no Rio Grande do Sul que atua em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha. Com 120 anos de história, foi a primeira das mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi.
Para facilitar o trabalho de seus conselhos de administração e fiscal, a Sicredi Pioneira decidiu criar o portal de governança: um banco de dados eletrônico que tem por objetivo aproximar os conselheiros, tanto titulares quanto suplentes, da gestão da cooperativa, por meio da disseminação de informações de cunho econômico e social.
O portal nasceu de uma demanda dos conselheiros de qualificar o acesso às informações necessárias para seu trabalho e para a tomada de decisão. Trata-se de uma ferramenta interativa, que atende às boas práticas de governança, dando transparência e assegurando aos conselheiros o pleno acesso a todos os dados da organização.
Desenvolvimento e metodologia
O portal de governança permite que os conselheiros tenham acesso a:
- Pautas e atas das reuniões do conselho de administração, do conselho fiscal e da diretoria executiva;
- Assuntos ligados à governança e à estratégia do negócio;
- Agenda de eventos;
- Notícias internas e externas.
Também há um espaço para o usuário deixar seu comentário. O portal permite aos conselheiros o foco no presente e no futuro.
As pautas são publicadas com os conteúdos que serão debatidos posteriormente em reunião presencial dos conselheiros. Essas pautas são disponibilizadas com antecedência de cinco dias, o que agiliza as reuniões presenciais, pois permite partir diretamente para a discussão e a decisão, eliminando a etapa de explanação do conteúdo.
O portal é alimentado diariamente com informações fornecidas pelo presidente do conselho de administração e por executivos da cooperativa. As publicações da semana são comunicadas por e-mail, com envio do link aos conselheiros, podendo ser acessadas de qualquer local, dentro ou fora da organização.
O acesso é feito por meio do site sicredipioneira.coop.br e é restrito aos membros dos órgãos de gestão, com senha individual. A iniciativa abrange a presidência e a vice-presidência do conselho de administração, os membros do mesmo conselho, o conselho fiscal (Confis) e a diretoria executiva (Direx).
Resultados e aprendizados
Entre os resultados positivos colhidos pela Sicredi Pioneira depois da criação do portal de governança, destaca-se o fato de os conselheiros chegarem às reuniões com conhecimento prévio das pautas e, portanto, mais preparados para uma tomada de decisão embasada e ágil.
O Conselho Fiscal ganhou mais subsídios para preparar o plano de trabalho do ano. Além disso, conselheiros suplentes têm acesso às mesmas informações dos titulares, mantendo-se sempre preparados para uma possível participação na reunião do conselho. O portal também permite acompanhar as decisões da diretoria executiva logo após a reunião.
Com a divulgação prévia da pauta, houve uma redução do número de itens postergados para outra reunião devido à necessidade de aprofundar o assunto em questão. Isso dá mais celeridade às decisões. A cooperativa relata que o número de acessos por usuário, uma forma de medir o nível de interesse pelo portal, cresceu continuamente desde a implementação da solução.
Por fim, o portal de governança está inter-relacionado com o modelo de atuação do conselho de administração e alinhado às boas práticas de governança corporativa. Ele atende aos princípios cooperativistas da gestão democrática e da educação, formação e informação.
CONTATO DA COOPERATIVA
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Região: Norte Categoria: Produção Sustentável Ação: Por meio de uma produção agrícola sustentável e inovadora, a Cooperacre se modernizou e impulsionou a geração de renda para as comunidades amazônicas. ODS: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 8 - Trabalho decente e crescimento econômico 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: A Cooperacre se tornou a maior produtora de castanhas-do-Brasil no país e planeja se tornar a líder mundial no segmento. Inaugurada em 2016, a terceira planta de beneficiamento de castanhas da Cooperacre é uma das mais modernas do Brasil. A Cooperacre é a maior compradora de borracha da região Norte. Além disso, a cooperativa também atua na cultura de frutas e palmito. A iniciativa “Fortalecendo a Economia de Base Florestal Sustentável” foi contemplada com R$ 5 milhões em investimentos do Fundo Amazônia Em 2022, a Cooperacre venceu a categoria de inovação no Prêmio SomosCoop com um projeto voltado ao uso da tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável.
A cooperativa implementou um novo processo em suas assembleias. As reuniões agora são online e, desta forma, os cooperados podem participar independente da sua localização, aumentando a inclusão e participação democrática. Um hotsite foi criado e as ferramentas online para realização assembleias foram fundamentais para a realização das assembleias. No hotsite é centralizada todas as informações relevantes que podem ser acessadas pelos cooperados, como manuais de participação, edital de convocação e canais para envio de sugestões e informações pré-assembleares. Isso simplifica o processo e torna mais fácil para os cooperados se envolverem.
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.
Cooperativa catarinense Viacredi adota modelo de voto por delegado na Assembleia Geral e promove assembleias menores, sejam informativas ou deliberativas, para permitir maior participação de cooperados na gestão.