Quando a sustentabilidade é um propósito

DE OLHO NO FUTURO
No âmbito da pesquisa, a Fundação Coopercitrus Credicitrus desenvolve com empresas parceiras experimentos de campo, permitindo aos agropecuaristas e estudantes conhecerem diferentes protocolos para a condução sustentável de lavouras. A instituição se responsabiliza pela estrutura para o funcionamento dos espaços, o que inclui sistema de irrigação automatizado, máquinas e implementos para preparo do solo, plantio, condução e colheita, tratores com módulos georreferenciados para piloto automático, plantadora com sistema hidráulico e pneumático para distribuição de sementes e adubos, pulverizadores de barra e outros implementos para atender da melhor maneira possível as solicitações das empresas. Além disso, fornece mão-de-obra para aplicação dos protocolos, o que é supervisionado por dois engenheiros agrônomos especialistas em mecanização, tratos, experimentação agrícola e coordenação de atividades de campo Para completar, a Fundação mantém um Laboratório de Solo e Tecidos Vegetais, recentemente modernizado, com capacidade para analisar 20 mil amostras por ano. A análise de solo permite ao produtor rural otimizar sua produtividade ao identificar a concentração de nutrientes e avaliar a fertilidade da terra, contribuindo com um melhor planejamento do manejo agrícola. As análises de folhas atuam como complemento e auxiliam na avaliação do estado nutricional das plantas, destacando eventuais deficiências e dificuldades em seu desenvolvimento. Por fim, a Fundação oferece uma série de cursos de extensão e graduação para os produtores associados. Entre os cursos desenvolvidos, destaca-se o Big- Data em Agronegócio, de nível superior, lançado em 2021 em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec). Após a conclusão do curso, os 40 alunos da primeira turma terão capacidade para desenvolver softwares dedicados ao agronegócio; instalar e gerenciar dispositivos de Internet das Coisas (Iota) e produzir relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios. Tudo isso, alinhado à missão original da Coopercitrus de entregar resultados sustentáveis aos cooperados e sociedade ISO 14001 Em 2021, a Fundação Coopercitrus Credicitrus e outras 10 unidades de negócios da Coopercitrus receberam a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com base na ISO 14001, que especifica ações para proteção do meio ambiente, controle dos impactos e melhoria contínua de processos. Elas serviram como piloto para a cooperativa estender a ISO 14001 às demais filiais a partir de 2022.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Capal garante descarte certo de 167 toneladas de resíduos veterinários
Estados: Paraná e São Paulo Ação: Programa Descarte Certo Área: Gestão de Resíduos ODS: Objetivo 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Descarte adequado de 167 toneladas de resíduos veterinários desde 2014; Capacitação de cooperados e funcionários das propriedades rurais para separação e destinação adequada de resíduos; Adequação dos cooperados a leis estaduais de licenciamento ambiental e à Política Nacional de Resíduos Sólidos; Expansão do programa para coleta de resíduos agrícolas e de manutenção de maquinário.

Sicredi Sudoeste MT/PA amplia programa de formação de estagiários
Batizado de Programa Start, iniciativa permite que estagiários do Sicredi Sudoeste MT/PA sejam treinados durante um mês em cada uma das áreas da sede e das agências da cooperativa. Programa ajuda jovens a desenvolverem habilidades diversificadas, aumentando suas chances de efetivação ou recolocação no mercado de trabalho.

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia
Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

Cocamar efetua doações de sistemas fotovoltaicos para instituições de sua região, contribuindo com práticas sociais e ambientais da cooperativa
O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.