Quando a sustentabilidade é um propósito

DE OLHO NO FUTURO
No âmbito da pesquisa, a Fundação Coopercitrus Credicitrus desenvolve com empresas parceiras experimentos de campo, permitindo aos agropecuaristas e estudantes conhecerem diferentes protocolos para a condução sustentável de lavouras. A instituição se responsabiliza pela estrutura para o funcionamento dos espaços, o que inclui sistema de irrigação automatizado, máquinas e implementos para preparo do solo, plantio, condução e colheita, tratores com módulos georreferenciados para piloto automático, plantadora com sistema hidráulico e pneumático para distribuição de sementes e adubos, pulverizadores de barra e outros implementos para atender da melhor maneira possível as solicitações das empresas. Além disso, fornece mão-de-obra para aplicação dos protocolos, o que é supervisionado por dois engenheiros agrônomos especialistas em mecanização, tratos, experimentação agrícola e coordenação de atividades de campo Para completar, a Fundação mantém um Laboratório de Solo e Tecidos Vegetais, recentemente modernizado, com capacidade para analisar 20 mil amostras por ano. A análise de solo permite ao produtor rural otimizar sua produtividade ao identificar a concentração de nutrientes e avaliar a fertilidade da terra, contribuindo com um melhor planejamento do manejo agrícola. As análises de folhas atuam como complemento e auxiliam na avaliação do estado nutricional das plantas, destacando eventuais deficiências e dificuldades em seu desenvolvimento. Por fim, a Fundação oferece uma série de cursos de extensão e graduação para os produtores associados. Entre os cursos desenvolvidos, destaca-se o Big- Data em Agronegócio, de nível superior, lançado em 2021 em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec). Após a conclusão do curso, os 40 alunos da primeira turma terão capacidade para desenvolver softwares dedicados ao agronegócio; instalar e gerenciar dispositivos de Internet das Coisas (Iota) e produzir relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios. Tudo isso, alinhado à missão original da Coopercitrus de entregar resultados sustentáveis aos cooperados e sociedade ISO 14001 Em 2021, a Fundação Coopercitrus Credicitrus e outras 10 unidades de negócios da Coopercitrus receberam a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com base na ISO 14001, que especifica ações para proteção do meio ambiente, controle dos impactos e melhoria contínua de processos. Elas serviram como piloto para a cooperativa estender a ISO 14001 às demais filiais a partir de 2022.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para conter a admissão exagerada e manter a qualidade do serviço médico e do trabalho dos associados, a Unimed Goiânia criou um processo seletivo com base em cinco contas matriciais. A ideia é definir o número de vagas necessárias e selecionar os melhores candidatos por meio de curso e prova, ambos de caráter eliminatório.
Coocafé cria Conselho Consultivo para trazer cooperados para perto das decisões gerenciais. O grupo se reúne quatro vezes ao ano e apresenta à cooperativa o feedback e as demandas das comunidades envolvidas com o negócio.
Região: Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascentes na zona rural do município de Espera Feliz, em Minas Gerais. ODS: 6 - Água potável e saneamento Resultados: Executado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Espera Feliz, em Minas Gerais, o projeto contemplou nascentes de 21 propriedades rurais. A iniciativa impactou diretamente mais de 100 famílias, proporcionando a elas um acesso mais seguro e confiável à água potável. As nascentes cumprem uma função ambiental muito importante, fornecendo água para o consumo local, abastecimento de rios e lagos e ainda são a fonte de vida para uma série de organismos. O ecossistema ambiental saudável melhora as condições para a produção agropecuária familiar sustentável, beneficiando os produtores locais.
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.