Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
O cuidado com o meio ambiente sempre esteve entre as prioridades do cooperativismo. Independentemente do ramo, organizações cooperativas pautam seu trabalho pela responsabilidade social e sustentabilidade. No estado de Mato Grosso, o Sicredi Sul MT arregaçou as mangas para, em um ano, recuperar e proteger 12 nascentes que desaguam nos rios afluentes de Cuiabá . Para tanto, a cooperativa investiu no reflorestamento das áreas de proteção permanente próximas às fontes de água e no isolamento dessas áreas com cercas. Cerca de 60 colaboradores se prontificaram a atuar como voluntários no início do projeto. Ao ver o impacto dessa ação na comunidade, rapidamente esse número chegou a mais de 150 pessoas, que dedicam um sábado por mês para cuidar do meio ambiente. E vale destacar: se as nascentes da região continuassem sendo assoreadas, haveria uma sensível diminuição da vazão da água, tornando esse recurso escasso ou até mesmo impróprio para o consumo humano. Com o percurso das águas sendo redirecionado para a bacia, a quantidade de água é maior, o que melhora o abastecimento na região como um todo. As ações da cooperativa põem em prática o sétimo princípio cooperativista de atenção pela comunidade: todos os habitantes do estado são beneficiados com as ações ambientais desenvolvidas, presenciando uma melhora significativa na qualidade e disponibilidade da água. Além disso, a participação das famílias voluntárias favorece a educação ambiental de jovens e crianças da região.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.
Pensando em agrupar seus diversos projetos existentes, o Sicoob Divicred criou o Programa Valoriza. Com ele, a cooperativa visa promover a doutrina cooperativista e organizar projetos que estimulem o crescimento do indivíduo, a cooperação, a solidariedade, a justiça, os hábitos saudáveis e a consciência ambiental para os cooperados, empregados e comunidade.
Projeto: Programa Pronascentes – Cuidando das Águas do Canavial Objetivo: Proteção, preservação, conservação e recuperação de todas as 83 nascentes mapeadas da microbacia do Córrego Canavial (Minas Gerais) através do cercamento das áreas das nascentes, plantio e replantio de mudas. Resultados: Número total de nascentes preservadas: 24 (antes) e 54 (após a finalização do projeto). Produtores aptos pelo programa de preservação: 0 (antes) e 22 (após a finalização). Aumento da vazão do Córrego Canavial: 8,5 milhões l/dia (antes) para 10 milhões l/dia (depois).
Região: Sudeste Categoria: Energias Renováveis Ação: Transição energética por meio da instalação de biodigestores e usinas fotovoltaicas. ODSs: 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Com a instalação de biodigestores, a Cogran passou a produzir energia limpa por meio do biogás. A cooperativa também tem 7 biodigestores, 8 geradores e 2 usinas de energia solar fotovoltaica. Diversas propriedades produtivas dos cooperados já são autossuficientes em energia - e algumas têm produção excedente. A Cogran está analisando investir na implementação de usinas solares em mais três unidades.