Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
O cuidado com o meio ambiente sempre esteve entre as prioridades do cooperativismo. Independentemente do ramo, organizações cooperativas pautam seu trabalho pela responsabilidade social e sustentabilidade. No estado de Mato Grosso, o Sicredi Sul MT arregaçou as mangas para, em um ano, recuperar e proteger 12 nascentes que desaguam nos rios afluentes de Cuiabá . Para tanto, a cooperativa investiu no reflorestamento das áreas de proteção permanente próximas às fontes de água e no isolamento dessas áreas com cercas. Cerca de 60 colaboradores se prontificaram a atuar como voluntários no início do projeto. Ao ver o impacto dessa ação na comunidade, rapidamente esse número chegou a mais de 150 pessoas, que dedicam um sábado por mês para cuidar do meio ambiente. E vale destacar: se as nascentes da região continuassem sendo assoreadas, haveria uma sensível diminuição da vazão da água, tornando esse recurso escasso ou até mesmo impróprio para o consumo humano. Com o percurso das águas sendo redirecionado para a bacia, a quantidade de água é maior, o que melhora o abastecimento na região como um todo. As ações da cooperativa põem em prática o sétimo princípio cooperativista de atenção pela comunidade: todos os habitantes do estado são beneficiados com as ações ambientais desenvolvidas, presenciando uma melhora significativa na qualidade e disponibilidade da água. Além disso, a participação das famílias voluntárias favorece a educação ambiental de jovens e crianças da região.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Batizado de Embryo, o espaço recebe eventos, workshops, reuniões e bate-papos, visando a estimular a criatividade e fomentar uma cultura de inovação dentro e fora da cooperativa. Iniciativa aproximou o Sicoob Divicred do público jovem e renovou a base de associados.
Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.
O Programa Geração Diamante tem como premissa captar pessoas do público “melhor idade”: 55 anos ou aposentados dentro das três esferas: demográfica, cognitiva e experiencial, para promover a diversidade na agência/setor. Oferendo as mesmas oportunidades para pessoas distintas, respeitando as diferenças e promovendo recolocação no mercado de trabalho.
Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.