cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável

Imagem Destaque

2024
Centro-Oeste
Não
Sicredi Sul MT
ESGCOOP
Ambiental
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas
O cuidado com o meio ambiente sempre esteve entre as prioridades do cooperativismo. Independentemente do ramo, organizações cooperativas pautam seu trabalho pela responsabilidade social e sustentabilidade. No estado de Mato Grosso, o Sicredi Sul MT arregaçou as mangas para, em um ano, recuperar e proteger 12 nascentes que desaguam nos rios afluentes de Cuiabá . Para tanto, a cooperativa investiu no reflorestamento das áreas de proteção permanente próximas às fontes de água e no isolamento dessas áreas com cercas. Cerca de 60 colaboradores se prontificaram a atuar como voluntários no início do projeto. Ao ver o impacto dessa ação na comunidade, rapidamente esse número chegou a mais de 150 pessoas, que dedicam um sábado por mês para cuidar do meio ambiente. E vale destacar: se as nascentes da região continuassem sendo assoreadas, haveria uma sensível diminuição da vazão da água, tornando esse recurso escasso ou até mesmo impróprio para o consumo humano. Com o percurso das águas sendo redirecionado para a bacia, a quantidade de água é maior, o que melhora o abastecimento na região como um todo. As ações da cooperativa põem em prática o sétimo princípio cooperativista de atenção pela comunidade: todos os habitantes do estado são beneficiados com as ações ambientais desenvolvidas, presenciando uma melhora significativa na qualidade e disponibilidade da água. Além disso, a participação das famílias voluntárias favorece a educação ambiental de jovens e crianças da região.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Bate-Papo Cooperativo é uma prática iniciada em abril de 2023 que fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa. Além disso, estabelece uma ponte entre os associados e a diretoria.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em 2006, nasceu o Projeto Somar, criado pelos colaboradores da Unicred Florianópolis (hoje Unicred Valor Capital) com o apoio da diretoria, do conselho de administração e da Assembleia Geral Ordinária, destinando percentual das sobras anuais para a realização de atividades sociais.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Cooperativa adota metodologia mais participativa e abre espaços para a troca de informações e experiências com seus associados. Cursos são divididos por público e abordam desde temas de gestão corporativa até histórias para crianças.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.