Sicoob Credialto cria workshop periódico para alinhar e capacitar seus órgãos de gestão
Contexto e desafios
Fundada na cidade de Piumhi, em Minas Gerais, em dezembro de 1991, a cooperativa de crédito Sicoob Credialto vem crescendo e expandindo sua atuação desde então. Hoje, a cooperativa conta com sete pontos de atendimento em Piumhi e região e mais de 13.500 associados. Porém, o crescimento também significa maior complexidade nos órgão de gestão, com renovação periódica do quadro executivo.
Nestes momentos de transição gerencial, caso não haja um devido alinhamento e integração entre os órgãos de governança, ou seja, entre conselheiros eleitos e reeleitos, a cooperativa pode colocar em risco a continuação dos trabalhos já iniciados. Por isso, o Sicoob Credialto decidiu em 2019 criar o Workshop de Governança: uma iniciativa que visa a alinhar os trabalhos executados pelos diferentes órgãos.
Além de permitir uma atualização mais harmoniosa na governança da cooperativa, o workshop também capacita os conselheiros e diretores para responsabilidades legais, conduta ética e para o cumprimento das atribuições contidas no estatuto social e nos regimentos internos, dando a eles melhor entendimento das funções a serem desenvolvidas por cada órgão em um plano de trabalho.
A ideia é que os participantes tenham pleno conhecimento sobre a relevância de cada órgão dentro da cooperativa, respeitando a hierarquia e autonomia de cada um. Além disso, o evento é uma ferramenta de comunicação que visa a transmitir informação e preparar os envolvidos para uma gestão sólida e alinhada à política de sustentabilidade da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O Workshop de Gestão acontece a cada renovação de Conselhos e Diretoria, ou seja, a cada dois anos para o Conselho Fiscal e a cada quatro anos para o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva. O evento ocorre, aproximadamente, um mês após a posse dos conselheiros e diretores.
As aulas são ministradas por facilitadores da própria cooperativa ou terceirizados e abordam assuntos como: atribuições do Conselho de Administração, Fiscal e Diretoria Executiva, a importância do respeito ao organograma da cooperativa, as legislações e fiscalizações realizadas pelas auditorias e pelo Banco Central, a importância do controle interno na cooperativa, além da aplicabilidade das boas práticas de governança.
A organização do evento é feita em conjunto com diferentes unidades. A Unidade de Controles Internos agenda a data do workshop, que ocorre na sede da cooperativa. A carga horária é de quatro horas, geralmente durante a manhã.
A Unidade de Fomento, Planejamento e Marketing elabora a identidade visual do workshop, envia os convites para os conselheiros e diretores via e-mail e WhatsApp e realiza a confirmação de presença, bem como o controle da presença dos convidados por meio da assinatura de listas.
O facilitador da Unidade de Controles Internos é o responsável por disseminar o conhecimento técnico referente às atribuições dos órgãos e seus respectivos planos de trabalho, à conduta ética, às questões legais do Banco Central e auditorias e ao sigilo das informações. Já o conselheiro de Administração atualiza os demais participantes sobre o cenário atual da governança da cooperativa, além de compartilhar sua experiência como membro reeleito do conselho.
A integração, a disseminação das boas práticas de governança e o nivelamento de papéis são conduzidos pelo consultor terceirizado que intercala metodologia própria à metodologia de excelência de gestão proposta pela Fundação Nacional da Qualidade. Ele também propõe dinâmicas ao grupo. São disponibilizadas em formato físico e digital apostilas com todo o conteúdo do workshop.
Cada edição do evento deve conter, no mínimo, o seguinte conteúdo programático:
- Integração entre novos e antigos conselheiros;
- Atualização do cenário atual da cooperativa;
- Atualização e reciclagem de conteúdos de boas práticas de governança;
- Atribuições de cada órgão da gestão;
- Apresentação detalhada sobre o organograma da cooperativa;
- Gestão democrática na cooperativa;
- Conduta ética profissional;
- Legislações e fiscalizações do BACEN e auditorias;
- A importância do controle interno na cooperativa;
- Formalização dos documentos elaborados por cada órgão (por exemplo, atas);
- Implementação do plano de trabalho para cada órgão;
- Sigilo de informações.
Resultados e aprendizados
O workshop visa a mitigar os impactos negativos que uma governança desintegrada e sem capacitação pode gerar na condução da cooperativa. A prática está alinhada ao segundo e ao quinto princípios do cooperativismo: “Gestão democrática” e “Educação, formação e informação”.
Como melhorias para as próximas edições do evento, tendo em vista a ausência de alguns convidados e a relevância do tema para a cooperativa, o Sicoob Credialto prevê ações de mobilização com maior prazo de antecedência, a fim de melhorar o índice de participação.
Além disso, serão incluídos depoimentos de membros dos conselhos e da Diretoria Executiva. A cooperativa espera uma melhora no índice de satisfação dos cooperados com a governança da cooperativa, com a capacitação e com o engajamento dos membros eleitos e reeleitos.
CONTATO DA RESPONSÁVEL
Rayssa de Melo Ferreira Brás, diretora financeira - rayssa.ferreira@sicoobcredialto.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Fundada em 2005 por catadores no DF, a Recicle a Vida iniciou um projeto que transformou a realidade de seus 80 cooperados, em sua maioria mulheres. Com foco na inclusão produtiva e na verticalização da reciclagem de plásticos, a cooperativa elevou a renda média dos cooperados, oferecendo plano de saúde e refeições, além de desviar mais de 300 toneladas de resíduos/mês do aterro, tornando-se um modelo de justiça social e ação climática.
O projeto Clube da Bezerra apresenta as crianças e as bezerras criadas na propriedade dos cooperados durante um evento realizado anualmente. O projeto estimula o senso de pertencimento e trabalha a perspectiva de adesão futura destas crianças e adolescentes ao quadro de cooperados.
Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.
Batizado de Programa Start, iniciativa permite que estagiários do Sicredi Sudoeste MT/PA sejam treinados durante um mês em cada uma das áreas da sede e das agências da cooperativa. Programa ajuda jovens a desenvolverem habilidades diversificadas, aumentando suas chances de efetivação ou recolocação no mercado de trabalho.