cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Credialto cria workshop periódico para alinhar e capacitar seus órgãos de gestão

Imagem Destaque

2019
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto São Francisco Ltda
13500
102
Workshop
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
Sicoob Credialto cria workshop de gestão periódico para alinhar o trabalho do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva a cada ciclo de renovação no quadro gerencial. Iniciativa também capacita novos gestores e dissemina boas práticas de governança.

Contexto e desafios

Fundada na cidade de Piumhi, em Minas Gerais, em dezembro de 1991, a cooperativa de crédito Sicoob Credialto vem crescendo e expandindo sua atuação desde então. Hoje, a cooperativa conta com sete pontos de atendimento em Piumhi e região e mais de 13.500 associados. Porém, o crescimento também significa maior complexidade nos órgão de gestão, com renovação periódica do quadro executivo.

Nestes momentos de transição gerencial, caso não haja um devido alinhamento e integração entre os órgãos de governança, ou seja, entre conselheiros eleitos e reeleitos, a cooperativa pode colocar em risco a continuação dos trabalhos já iniciados. Por isso, o Sicoob Credialto decidiu em 2019 criar o Workshop de Governança: uma iniciativa que visa a alinhar os trabalhos executados pelos diferentes órgãos.

Além de permitir uma atualização mais harmoniosa na governança da cooperativa, o workshop também capacita os conselheiros e diretores para responsabilidades legais, conduta ética e para o cumprimento das atribuições contidas no estatuto social e nos regimentos internos, dando a eles melhor entendimento das funções a serem desenvolvidas por cada órgão em um plano de trabalho. 

A ideia é que os participantes tenham pleno conhecimento sobre a relevância de cada órgão dentro da cooperativa, respeitando a hierarquia e autonomia de cada um. Além disso, o evento é uma ferramenta de comunicação que visa a transmitir informação e preparar os envolvidos para uma gestão sólida e alinhada à política de sustentabilidade da cooperativa.

Desenvolvimento e metodologia

O Workshop de Gestão acontece a cada renovação de Conselhos e Diretoria, ou seja, a cada dois anos para o Conselho Fiscal e a cada quatro anos para o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva. O evento ocorre, aproximadamente, um mês após a posse dos conselheiros e diretores.

As aulas são ministradas por facilitadores da própria cooperativa ou terceirizados e abordam assuntos como: atribuições do Conselho de Administração, Fiscal e Diretoria Executiva, a importância do respeito ao organograma da cooperativa, as legislações e fiscalizações realizadas pelas auditorias e pelo Banco Central, a importância do controle interno na cooperativa, além da aplicabilidade das boas práticas de governança.

A organização do evento é feita em conjunto com diferentes unidades. A Unidade de Controles Internos agenda a data do workshop, que ocorre na sede da cooperativa. A carga horária é de quatro horas, geralmente durante a manhã.

A Unidade de Fomento, Planejamento e Marketing elabora a identidade visual do workshop, envia os convites para os conselheiros e diretores via e-mail e WhatsApp e realiza a confirmação de presença, bem como o controle da presença dos convidados por meio da assinatura de listas.

O facilitador da Unidade de Controles Internos é o responsável por disseminar o conhecimento técnico referente às atribuições dos órgãos e seus respectivos planos de trabalho, à conduta ética, às questões legais do Banco Central e auditorias e ao sigilo das informações. Já o conselheiro de Administração atualiza os demais participantes sobre o cenário atual da governança da cooperativa, além de compartilhar sua experiência como membro reeleito do conselho.

A integração, a disseminação das boas práticas de governança e o nivelamento de papéis são conduzidos pelo consultor terceirizado que intercala metodologia própria à metodologia de excelência de gestão proposta pela Fundação Nacional da Qualidade. Ele também propõe dinâmicas ao grupo. São disponibilizadas em formato físico e digital apostilas com todo o conteúdo do workshop.

Cada edição do evento deve conter, no mínimo, o seguinte conteúdo programático:

  • Integração entre novos e antigos conselheiros;
  • Atualização do cenário atual da cooperativa;
  • Atualização e reciclagem de conteúdos de boas práticas de governança;
  • Atribuições de cada órgão da gestão;
  • Apresentação detalhada sobre o organograma da cooperativa;
  • Gestão democrática na cooperativa;
  • Conduta ética profissional;
  • Legislações e fiscalizações do BACEN e auditorias;
  • A importância do controle interno na cooperativa;
  • Formalização dos documentos elaborados por cada órgão (por exemplo, atas);
  • Implementação do plano de trabalho para cada órgão;
  • Sigilo de informações.

Resultados e aprendizados

O workshop visa a mitigar os impactos negativos que uma governança desintegrada e sem capacitação pode gerar na condução da cooperativa. A prática está alinhada ao segundo e ao quinto princípios do cooperativismo: “Gestão democrática” e “Educação, formação e informação”.

Como melhorias para as próximas edições do evento, tendo em vista a ausência de alguns convidados e a relevância do tema para a cooperativa, o Sicoob Credialto prevê ações de mobilização com maior prazo de antecedência, a fim de melhorar o índice de participação. 

Além disso, serão incluídos depoimentos de membros dos conselhos e da Diretoria Executiva. A cooperativa espera uma melhora no índice de satisfação dos cooperados com a governança da cooperativa, com a capacitação e com o engajamento dos membros eleitos e reeleitos.

CONTATO DA RESPONSÁVEL

Rayssa de Melo Ferreira Brás, diretora financeira - rayssa.ferreira@sicoobcredialto.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima   Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.

ESGCOOP

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Projeto Água Viva ODS: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Resultados Esperados: Promover a preservação e recuperação de nascentes na área de atuação da cooperativa Mobilizar os cerca de 200 estudantes que participarão do projeto para serem "agentes de transformação" em suas comunidades Realização de uma Feira de Conhecimento onde os estudantes poderão mostrar o que aprenderam sobre a importância de preservar as nascentes da região onde vivem. Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.