Unimed Sul Capixaba faz treinamento sobre o teste do olhinho
A Unimed Sul Capixaba preocupada com a visão dos recém-nascidos realizou um treinamento teórico-prático sobre o teste do reflexo vermelho, mais conhecido como teste do olhinho. Ministrada pelo oftalmologista cooperado Leonardo de Oliveira, a qualificação se destinou a médicos pediatras e profissionais da enfermagem de hospitais e maternidades públicos do sul do Estado que participam do projeto Teste do Olhinho, promovido pelas Unimeds do Espírito Santo, com o objetivo de consolidar o exame como prática rotineira em relação aos recém-nascidos.
O treinamento foi realizado na última quarta-feira (21/1), no auditório de sua sede administrativa, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Na ocasião, foram abordados assuntos acerca da prática e da interpretação do teste, que consiste na emissão de uma luz sobre a pupila do recém-nascido por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio. Se no lugar do reflexo vermelho aparece uma mancha branca, pode haver uma anormalidade.
”Trata-se de um exame de triagem, capaz de detectar alterações na região ocular dos recém-nascidos e, assim, contribuir para que se previna a progressão de doenças, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, retinopatia da prematuridade e até mesmo a cegueira”, explicou o médico. “Ao diagnosticar alguma alteração, deve-se fazer o encaminhamento a um oftalmologista”, alertou o Oliveira.
Munidos dos oftalmoscópios que a Unimed Sul Capixaba doou a 11 instituições de saúde, no fim de 2008, os participantes ainda aprenderam a manusear e a compreender o funcionamento do aparelho. “Por ser um exame simples, essas orientações serão suficientes para que possam realizá-lo de forma satisfatória nos estabelecimentos de saúde em que atuam”, disse Oliveira, aos profissionais que elaborarão relatórios mensais sobre a realização dos testes e resultado das triagens.
Projeto - O projeto Teste do Olhinho foi lançado pelas Unimeds do Espírito Santo em 2008, e conta com a parceria da Sociedade de Pediatria do Espírito Santo (Soespe) e da Sociedade Capixaba de Oftalmologia (SCO). Tem como objetivo fazer com que o exame se torne parte da rotina obrigatória dos recém-nascidos das maternidades do Estado.(Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Sul Capixaba)
"